quarta-feira, 5 de junho de 2013

SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO PARQUE BARIGUI

Foi aberta oficialmente em Curitiba, nesta terça-feira (4), a SEMANA DO MEIO AMBIENTE - CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE, a programação da semana que irá marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Entre outros atividades, a programação inclui uma expedição que vai percorrer os rios de Curitiba e uma maratona da sustentabilidade.

“A programação que preparamos para a semana demonstra simbolicamente um conjunto amplo de iniciativas reais que já estão acontecendo”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima, ao abrir a semana, no Salão de Atos do Parque Barigui. Ele falou sobre o redirecionamento que está ocorrendo em ações do poder público municipal, em busca do desenvolvimento sustentável, e disse que há mais de 40 projetos em andamento na pasta, todos com foco na sustentabilidade. “Entre os exemplos estão a inserção da discussão sobre os temas na rede municipal de ensino e a transformação dos parques da cidade em centros de sustentabilidade”, cita.

Nesta semana será feito o lançamento de um caminhão de coleta de lixo movido a gás, além de seminários de sustentabilidade e reuniões temáticas, Maratona Infantil e Juvenil da Sustentabilidade, lançamento do programa Veterinário-Mirim, visitas guiadas ao cemitério municipal São Francisco de Paula, entre outras atividades.

Na quarta-feira (5), das 14h às 15 horas, haverá uma conversa online em tempo real - twitcam - com o prefeito Gustavo Fruet, secretário Renato Lima e equipe da Secretaria do Meio Ambiente, chamando o público para discutir as questões ambientais da cidade.

Na solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente também estavam presentes a secretária municipal da Educação, Roberlayne Roballo; o deputado estadual Raska Rodrigues, o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC), Wilson Mokva, a presidente da Curitiba S/A, Clarice Tanaka e outras autoridades, além de superintendentes e diretores da Secretaria do Meio Ambiente.

Monitoramento dos rios

No sábado (08) será feito o lançamento do projeto que irá percorrer os cinco principais rios da cidade. “O desafio é monitorar a qualidade da água e colher informações sobre a diversidade do entorno dos rios Atuba, Belém, Passaúna, Iguaçu e Barigui”, explica o secretário.

É uma parceria entre Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e o pesquisador e escritor Eduardo Fenianos, o Urbenauta. “Há três meses estamos trabalhando no planejamento deste projeto”, informa Lima.

O lançamento oficial da ação será às 10 horas, no Parque Barigui. A navegação dos rios, comandada por Fenianos, terá início segunda-feira (10). Segundo o Urbenauta, um dos destaques da expedição, que irá percorrer mais de 160 quilômetros de rios, será o uso da tecnologia. “Tudo poderá ser acompanhado, através de transmissões de vídeos online”, antecipa.

Ele explica que, conforme os rios forem navegados, sementes e mudas de árvores nativas serão plantadas em suas margens com o objetivo de recompor sua mata ciliar. A escolha das sementes e mudas foi feita pelas equipes do Museu Botânico Municipal e do Horto Municipal.

Com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e da UFPR, a água dos rios navegados será analisada e os relatórios entregues aos órgãos competentes para que ações de prevenção e despoluição sejam tomadas. Todo o trajeto terá o acompanhamento da Polícia Ambiental do Paraná que aproveitará a expedição para ações de fiscalização.

A flora e a fauna da região também serão estudadas, com relatórios fotográficos sobre os animais encontrados ao redor dos cinco grandes rios que formam a bacia hidrográfica de Curitiba.

Feira de Serviços

Durante toda a semana, quem passar pelo Parque Barigui, no estacionamento em frente ao Salão de Atos, poderá participar de uma grande mostra de serviços. No local, a população tem acesso a informações e explicações sobre todos os serviços e ações promovidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

“A feira reúne todos os serviços num mesmo local. Eu vim até aqui e já resolvi duas dúvidas no mesmo momento”, comenta o representante comercial Teodoros Raftopoulos. Ele pediu informações sobre a arborização em via pública do bairro onde mora, a Vila Isabel, e sobre o descarte correto de óleo de cozinha usado.

“Estou levando um cronograma com a coleta de lixo tóxico na minha região e também fui orientado sobre o plantio de árvores em via pública, o que deve ser solicitado à Secretaria do Meio Ambiente”, explica o representante comercial.

Entre outros serviços, quem for até o local poderá conhecer o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água dos Rios, lançado pelo departamento de Recursos Hídricos e Saneamento.

“Na prática, mapeamos toda a rede de coleta e tratamento de esgoto da cidade e estamos enviando um aviso a todos os imóveis que estão irregulares e que terão 60 dias para regularizar a situação”, conta a diretora do departamento, Marlise Jorge. Quem for à feira de serviços, poderá verificar qual a situação do seu endereço.

Os departamentos de Produção Vegetal, Parques e Praças, Gestão de Risco, Serviços Especiais, Pesquisa e Monitoramento, Limpeza Pública, Pesquisa e Conservação de Fauna e Educação Para Sustentabilidade também estão com atividades abertas ao público. A feira prossegue até o sábado (8), sempre das 9h às 17 horas, com entrada gratuita.
 
Fonte: SMMA

Nenhum comentário: