quinta-feira, 20 de junho de 2013

Jacaré que habitava parque de Curitiba é solto no pantanal do MS

Animal que vivia no Parque Barigui foi devolvido para o habitat natural.



O jacaré que vivia no lago do Parque Barigui de Curitiba foi solto em uma fazenda no Pantanal, no Mato Grosso do Sul. Um veterinário e uma bióloga do Zoológico da Prefeitura de Curitiba foram de caminhão até Campo Grande para levar o animal, e, na volta da viagem, a dupla trouxe à capital paranaense uma filhote de puma e quatro papagaios. Desde sexta-feira (7), os animais estão em fase de adaptação no Passeio Público da cidade.

Segundo a bióloga Tereza Cristina Castellano, os animais foram doados pelo Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) de Campo Grande, mesmo local onde o jacaré do Barigui foi deixado. “Não foi exatamente uma troca, mas foi uma colaboração que o zoológico deu para o CRAS. Os animais que eles recebem não têm mais condições de soltura. Aqui teríamos condições de recebê-los e dar um lugar digno para eles”, explica.

O veterinário Marcelo Bonat conta que os quatro papagaios eram animais de apreensão. “Eles não voam, então, não poderiam ser soltos na natureza. Agora, eles foram para o Passeio Público para se adaptar ao início do inverno”, afirma. Segundo ele, assim que as aves melhorarem as condições, elas vão para o zoológico de Curitiba.

Filhote de puma foi trazida para o Passeio Públicode Curitiba 
(Foto: Valdecir Galor/SMCS/Divulgação)



Ao contrário das aves, a filhote de puma pode demorar mais tempo para receber visitas por estar estressada com o ambiente diferente. De acordo com a bióloga, a puma foi encontrada numa usina de cana-de-açúcar. “Ela foi atingida por uma colheitadeira. O irmãozinho dela morreu. Como ela teve ferimentos superficiais, foi encaminhada para o CRAS, foi tratada até ser adotada por Curitiba”, comenta.

De acordo com o veterinário, a filhote tem dois ou três meses e está se alimentando bem. “Provavelmente, quando ela estiver adaptada, as pessoas já não vão vê-la mais filhotinho, com pintinhas, mas sim, um animal pardo e bem maior”, explica.

Jacaré do Barigui

O jacaré do Barigui foi levado ao Zoológico de Curitiba em novembro de 2012, depois ser visto por diversas vezes rastejando pela ciclovia do parque. Segundo a bióloga, desde a captura do animal já se pensava em um local para onde ele deveria ser levado.

“Temos dois jacarés machos e adultos no zoológico. Seria um risco para a espécie colocá-los no mesmo lugar. Além disso, o jacaré do Barigui se alimentava de animais vivos no parque. No zoológico, a gente precisava pescar para alimentá-lo”, explica Tereza. Em abril, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Paraná autorizou a transferência do animal.

O jacaré foi levado ao Mato Grosso do Sul em uma caixa de madeira, forrada por folhas e coberta por uma tela. Segundo o veterinário, ele se comportou bem na viagem, que durou quase dois dias, por estar num período de hibernação, quando os animais já não comem a mesma quantidade do que em outras estações do ano.

A bióloga conta que o jacaré foi solto em uma fazenda credenciada pelo CRAS. “A fazenda tem um grande lago próximo a uma baía, e, também, a um rio. Ele foi solto em um ambiente no qual ele é originário. Lá, o jacaré pode decidir para onde quer seguir. Foi bonito vê-lo no próprio ambiente”, afirma.

Fonte: G1

Nenhum comentário: