domingo, 16 de junho de 2013

Cuidados especiais para se exercitar em dias frios


Muita gente acha difícil trocar uma cama quentinha para levantar cedo e fazer exercício. Além disso, as pessoas comem mais no inverno, o que também acaba favorecendo o ganho de peso nesta época. Uma das vantagens de praticar exercícios no frio é aumentar a resistência contra doenças e, claro, ajudar na perda de peso.

Praticar atividade física no frio exige atenção especial com aquecimento e local da prática para evitar lesões e problemas respiratórios. O educador físico Rodrigo Inoye Gouveia alerta: “No inverno, por instinto, nós acumulamos energia para termos o funcionamento do organismo ideal. Isso faz com que haja menos movimento e consequentemente comemos mais”.

Mas no frio é necessário tomar mais cuidados na hora de fazer exercícios. “O melhor ambiente para se fazer exercícios no frio é o ambiente interno porque em locais externos, na rua, por exemplo, o ar fica muito gelado e pode causar problemas respiratórios. É importante também que o aquecimento antes de se exercitar seja maior que nos dias quentes para evitar lesões. No frio, os músculos precisam de mais circulação para funcionar melhor”, explica Rodrigo. Se você for caminhar ou correr, comece com uma caminhada rápida e mantenha essa passada até que você se sinta mais aquecido. No entanto, se o dia estiver bem frio ou se você precisar de um estímulo a mais para conseguir "acordar", tome um banho quente antes de se exercitar.

A roupa também é importante. A recomendação é usar 3 camadas de roupa:

1º Camada - Use tecidos leves como seda ou algodão, que te mantêm aquecido mas permitem a evaporação do suor.
2º Camada - A camada seguinte deverá ser um pouco mais grossa que a primeira e composta de tecidos absorventes como poliamida ou poliéster que te mantêm seco e aquecido. Aqui cairia bem uma blusa meio zíper e uma calça capri ou legging.
3º Camada - Para a camada externa o ideal é uma jaqueta que te proteja do vento e da chuva, e que seja confortável. Dessa forma você evita as intempéries e não se sente sufocado.

“Quando as pessoas se exercitam no inverno usam roupas mais pesadas, o que não é recomendado. O ideal é ir diminuindo as camadas de roupa conforme o andamento dos exercícios, porque sua temperatura corporal vai subir e isso faz com que a desidratação seja maior, conclui Rodrigo.

Fonte: "Prática de exercícios físicos no frio exige cuidados especiais". EPTV, 27 de Maio de 2011. - "How to Make Winter Exercise Easier". About.com

Nenhum comentário: