domingo, 2 de junho de 2013

A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO ESPORTIVA PARA O DESEMPENHO DO ATLETA por MELISSA TASSO


Todo atleta antes de começar um programa nutricional, deve passar por uma consulta ...de avaliação, onde serão coletados dados como: a ingestão calórica de macro nutriente (método que é feito através de inquérito alimentar por meio de entrevista individualizada), o peso ideal dos atletas, calculado por meio da média do índice de massa corpórea (IMC), e a partir dos resultados calculamos a taxa metabólica basal, utilizando-se a tabela da FAO/OMS/ONU. 

Por meio de anamnese, quantificamos o volume de atividade física, que determinar o valor calórico mínimo, médio e máximo adequado aos atletas. Além dos exames laboratoriais. 

O resultado deste estudo permite concluir que não somente a educação nutricional visando corrigir desordens de comportamento alimentares, como também um controle rigoroso das necessidades calóricas, constituem procedimentos de importância fundamental para uma dieta adequada dos atletas. 

A nutrição voltada para o esporte de alto rendimento é, na atualidade, é uma das áreas que mais têm recebido atenção, e valorização pelos profissionais do esporte, pois quando a dieta é prescrita de maneira correta, pode aperfeiçoar os depósitos de energia para a competição, o que pode ser a diferença no resultado final em atividades que demandem volume e variadas intensidades. Além disso, traz benefícios importantes para a saúde orgânica do atleta, diminuindo as possibilidades de doenças que possam afetar seu condicionamento físico. A dieta pode influenciar seu desempenho atlético e a confiança no consumo de certos alimentos. Contudo, não basta o atleta comer qualquer alimento; é necessário controlar o volume, a qualidade do nutriente e seu ajuste às necessidades calóricas da atividade física. 

Com tantos benefícios, fica fácil compreender por que a nutrição tem recebido tamanha atenção dos profissionais do esporte. 

A nutrição tem dado suporte importante para a melhora do rendimento físico de atleta. 

Entretanto, a falta de educação nutricional no meio esportivo tem sido a principal dificuldade encontrada para conscientizar atletas e técnicos sobre o tipo de alimentação mais apropriada à demanda energética imposta por sua atividade desportiva específica. Sabe-se que a compensação do gasto energético, durante e após competição, só irá acontecer na medida em que os depósitos de energia forem preenchidos adequadamente. 

É importante salientar que a alimentação deficiente é uma das principais causas de diminuição do rendimento físico no atleta. Pois, uma das alterações orgânicas mais frequentes é a anemia por deficiência de ferro. Além disso, a perda de ferro corpóreo, esse mineral é um componente importante da hemoglobina (Hb), mioglobina e de enzimas da cadeia respiratória (citocromos e a citocromo-oxidase) e exerce papel fundamental na produção de energia15. Ele é transportado no sangue ligado à proteína plasmática transferrina e nos tecidos é armazenado na forma de ferritina, constituindo-se em excelente marcador de seus depósitos. 

A anemia do esporte é uma das teorias que tentam explicar a deficiência de ferro provocada pelo treinamento físico excessivo, sendo uma das causas que predispõem à deficiência de ferro. 

Esses resultados reforçam, ainda mais, a importância da função exercida pelo profissional especializado em nutrição esportiva, pois o controle e a ingestão da dieta adequada, o conhecimento dos hábitos e gostos alimentares são estratégias que objetivam fornecer ao atleta quantidade, qualidade e equilíbrio às necessidades calóricas de cada atleta. 

É importante lembrar que a garantia de uma nutrição adequada é verificada por uma dieta altamente variada junto com um balanço apropriado de calorias em relação às necessidades individuais, considerando a altura, o peso corpóreo e o grau de atividade física do indivíduo. 

A nutrição contemporânea voltada para o esporte tem a missão de orientar e garantir aos atletas uma dieta calórica apropriada a suas necessidades metabólicas.

Fonte de Pesquisa: USP- Universidade de São Paulo, Laboratório de Nutrição e Metabolismo. 

Melissa Tasso
Nutricionista
CRN 3529
41-9948-4030
Acesse a página da Clínica no Facebook e fique por dentro das novidades.

Nenhum comentário: