quinta-feira, 13 de junho de 2013

Seminário discute enfrentamento do trabalho infantil no Parque Barigui


A Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social promovem nesta quinta (13) o Seminário Municipal e Estadual Novos Desafios para o Enfrentamento do Trabalho Infantil. O evento tem como objetivo compartilhar as políticas públicas nas esferas municipal e estadual voltadas ao bem-estar da criança e do adolescente considerando educação, saúde, esporte, lazer, cultura, direitos humanos e a garantia dos direitos dos jovens cidadãos. O seminário acontece das 8h às 12 horas no Salão de Atos do Centro de Educação Permanente do Parque Barigui.

A programação do evento inclui palestras do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Ricardo Tadeu Fonseca; do auditor fiscal do trabalho e coordenador de Fiscalização do Trabalho Infantil no Paraná, Eduardo Reiner; e do professor de Relações Internacionais e sociólogo José Renato Teixeira da Silva.


Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil

A partir de uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ligada à ONU, a data de 12 de junho foi escolhida como o Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil para marcar, em todo o mundo, a sensibilização da sociedade e do poder público para a articulação de uma rede de proteção social. Dessa rede participam diversos setores e programas que desenvolvem ações de cuidado à criança, ao adolescente e à família.

Relatório da OIT alerta que 10,5 milhões de crianças realizam serviço doméstico no mundo. O documento afirma que mais de 70% são meninas e têm entre 5 e 14 anos. No Brasil, uma pesquisa feita em 2011 mostrou que o país tem mais de 250 mil crianças nesse sistema, 67 mil no grupo de 10 a 14 anos e 190 mil entre 15 e 17 anos. Além dos 10,5 milhões de crianças citadas pelo documento, a OIT afirma que outros 5 milhões de adolescentes, entre 15 e 17 anos, estão envolvidos em algum tipo de serviço doméstico pago ou não, no mundo inteiro.

Fonte: PMC

Nenhum comentário: