terça-feira, 11 de junho de 2013

Mais 283 animais receberam microchips, durante a feira Amigo Bicho

Na edição que foi realizada no sábado (8), no Parque Barigui, da tradicional feira Amigo Bicho, 283 microchipagens gratuitas foram realizadas em animais de estimação. Desde o início deste ano, a Prefeitura de Curitiba beneficiou aproximadamente 600 animais com a implantação gratuita de microchips.

Aplicado rapidamente e de forma indolor no dorso do animal, o microchip contém várias informações sobre o mesmo, além de dados do responsável. Isso facilita a identificação em casos de roubo ou fuga do animal.

Segundo a Lei Municipal 13.914, de 23 de dezembro de 2011, os estabelecimentos devem microchipar os animais comercializados. Os números dos registros são incluídos no Sistema de Identificação Animal (SIA) da Rede de Defesa e Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A primeira edição da feira aconteceu em 2011. Até hoje, foram realizadas 13 edições do Amigo Bicho, com média de público de 2 mil pessoas a cada evento e um total aproximado de 2,8 mil microchipagens gratuitas realizadas.

Adoção

Na mesma edição do Amigo Bicho, 27 cães e dois gatos foram adotados por famílias curitibanas. O evento, que passou a ser mensal, oferece para adoção animais de estimação resgatados pela Prefeitura de Curitiba, por instituições protetoras e por ONGs, devidamente castrados, vacinados e microchipados.

A próxima edição do Amigo Bicho será em julho, no Parque Barigui, em data ainda a ser confirmada. “O objetivo principal do evento é sensibilizar a população para o problema do abandono de animais, incentivando a adoção”, explica o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo.
 
Fonte: PMC

Nenhum comentário: