segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CORRER NO PARQUE BARIGUI

Com área total de 1,4 milhão m², o Parque Barigui já foi parte de sesmarias no Período Colonial e acabou transformado em parque em 1972. Além do verde e do grande lago que atrai milhares de visitantes todos os dias – e o dobro de pessoas aos finais de semana –, as duas pistas de corrida, com metragens diferentes e separadas entre si por uma avenida, concentram a nata dos praticantes de corrida na cidade.
A pista é plana e em grande parte asfaltada, mas conta com alguns trechos de gramado bem conservado. A junção das duas pistas soma 5,4 km em uma volta, considerando a travessia da avenida que as separa. Na de dentro, conta-se 2,1 km, enquanto a maior, de fora, tem 3,3 km.
Dentro do parque, a prefeitura disponibilizou uma academia de ginástica, totalmente gratuita e aberta ao público, com equipamentos para treinos aeróbicos e de musculação. Há também churrasqueiras, restaurante, pedalinhos, quadras poliesportivas, playground e parque de exposições. Bem-iluminado, o parque fica aberto durante toda a noite e a madrugada. A segurança no entorno e interior do Parque Barigui é feita pela Guarda Municipal de Curitiba.

Serviço

Endereço: Acesso pela BR-277 e Avenida Cândido Hartmann
Extensão: 5,4km (volta completa nas duas pistas)
Horário de funcionamento: 24h
Tipo de solo: asfalto e gramado
Estacionamento: é possível optar entre quatro estacionamentos diferentes no entorno do parque.
Sanitários: há dois banheiros dentro do parque (R$ 0,50) e mais dois localizados na academia de ginástica
Bebedores: dois na área interna do parque e mais um na academia.
Há também ambulantes que vendem água e água de coco por toda a extensão do parque
Lanchonete: um restaurante e churrasqueiras, de uso livre
Guarda-volumes: não possui
Ciclistas: há uma ciclovia paralela à pista de corrida, sempre movimentada
Playground: dentro do parque, que também conta com pedalinho
Outros esportes: quadras poliesportivas, de futebol e vôlei de areia, espaço para prática de aeromodelismo e bosques com trilhas para trekking
Acessórios: academia de ginástica com aparelhos de musculação, aberta ao público
Segurança: feita pela Guarda Municipal
Lixeiras: ao longo de toda a Lagoa
Marcadores de distância: a cada 100m
Percursos: volta da pista menor (interna) – 2,1 km; volta da pista maior (externa) – 3,3 km.

7 comentários:

Anônimo disse...

É UMA PENA Q. O PQ. BARIGUI SEJA UMA GRANDE ILUSÃO!!! OS MORADORES ESTÃO TENDO Q. SE PROTEGER DE BANDIDOS ARMADOS 24HS AO DIA, NÃO TEM HORÁRIO Q. FIQUE SEM UMA OCORRÊNCIA DE ASSALTO Á MÃO ARMADA, NINGUÉM VÊ ISSO??? ATÉ OS POLICIAIS JÁ CANSARAM, TORNOU-SE ROTINA! TEREMOS Q. IR PARA TV GLOBO??? ESTÁ UM ABSURDO!! CORREMOS RISCO DE VIDA, ATÉ TIROTEIO TEVE NO DIA DE NATAL EM MINHA CASA! O MEDO TOMOU CONTA!!!NÃO TEMOS MAIS DEFESAS!!! 3 ASSALTOS EM 45 DIAS E ISSO Q. TENHO CERCA ELÉTRICA,ALARME,MONITORAMENTO 24HS. O PERIODO VULNERÁVEL É ENTRADA E SAÍDA DAS CASAS, O Q. FAZER???

marelyszanatta@bol.com.br disse...

meu comentário foi como anônimo, mas segue meu e-mail, precisamos de socorro!!!

marelyszanatta@bol.com.br


PESSOAL DEIXEM A OMISSÃO DE LADO, CORREMOS PERIGO SIM!!!! VAMOS NOS UNIR!!!!

Caroline disse...

Você tem razão, nossa casa, também no parque recebeu também a visita dos indesejados criminosos num domingo agora em janeiro. Mas o problema parece ser em toda Curitiba, que não é mais uma cidade para se morar com nenhuma tranquilidade. O maior paradoxo é que enquanto os bandidos fazem o que querem com toda liberdade, a gente é cerceado de todos os lados, meu filho e os amigos estavam subindo em uma árvore no parque outro dia, o foram chamados atenção pelos fiscais e guardas, que lhes disseram que subir em árvores é proibido!! A infância se foi mesmo, em vez de fiscalizar a bandidagem e impedir os crimes, a escolha é implicar com as crianças que sobem em árvores.. è muito triste.

Quatro Cordas disse...

Corro direto lá e vejo que a burguesia que mora nos arredores está bem protegida.

Unknown disse...

estive no parque dia 25 de dezembro de 2014,...........ele é exuberante,padrao europeu,;;;;;;;;;;agora a pista de caminhada algumas partes estavam alagadas............acho que precisam ser elevadas recapeadas em 20 centimetros.........mesmo assim é muito bonito..............

Anônimo disse...

Sinto falta de vestiário com chuveiros no local.

Luk Trainer disse...

Se precisar usar o banheiro , pague ou vá embora. Péssimo neste quesito com turistas e cidadãos