quinta-feira, 31 de maio de 2012

DIA DO DESAFIO NO PARQUE BARIGUI


No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o Dia do Desafio dali em diante.

A ideia teve seqüência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2011, o evento completou 17 anos no Brasil e são 15 anos do evento no estado do PR e tem oferecido à oportunidade de mobilização coletiva em torno do mesmo objetivo a mobilização das pessoas para a prática de atividades físicas.


O DIA DO DESAFIO  FOI REALIZADO ONTEM NO PARQUE BARIGUI
Caminhar, dançar, pedalar ou pular, não importa qual é o verbo, o que importa é você se mexer. Este foi o lema no Dia do Desafio realizado nesta quarta feira dia 30 de maio no Parque Barigui em Curitiba.
O que é o Dia do Desafio:
É um evento mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar, realizado por meio de ações nas comunidades.  
A idéia é envolver o maior número de pessoas, de todas as idades, classes sociais e profissões na prática de qualquer atividade física desde a 0h até às 21h, sempre na última quarta-feira do mês de maio.
Objetivo
O objetivo é sensibilizar as pessoas para a importância de uma vida ativa. A motivação é uma competição entre cidades buscando incentivar as pessoas a praticarem atividades físicas com o intuito de transformar essa iniciativa em hábito nos outros dias do ano.
Os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
Como se realiza?
O Dia do Desafio é realizado pelas Prefeituras Municipais todos os anos, na última quarta-feira do mês de maio, sob orientação do SESC PR coordenador do evento no estado.
Legado
Novos valores, mudança de comportamento, ações permanentes, educação para a prática de atividades físicas, ações junto as comunidades.
Valores do Dia do Desafio
Princípios básicos que norteiam a realização do Dia do Desafio.
•   Acessibilidade
•   Envolvimento
•   Diversão
•   Diversidade
•   Segurança
•   Confiabilidade
•   Benefícios para a comunidade
•   Benefícios para a saúde
•   Ética e cidadania
A participação das cidades
A proposta da adoção de uma vida ativa inicia-se no envolvimento de todos os segmentos da comunidade em uma competição amigável entre duas cidades, ambas tentando a participação do maior número de pessoas com a prática de qualquer movimento corporal / atividade física.
A cidade que mobilizar o maior percentual de pessoas em relação ao seu número de habitantes vence o desafio.
Premiação
O maior prêmio para a cidade vencedora e para todas as cidades participantes: Estilo de vida com qualidade para a sua população.
Registre a sua participação
É muito simples participar da campanha de incentivo a pratica regular de atividades físicas. Fique atento à programação da sua cidade para o Dia do Desafio e apoie essa mobilização, organizando pessoas/grupos para mudar a rotina e praticar atividade física. Neste dia, vale qualquer atividade física como caminhada, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, gincanas, jogos, brincadeiras, natação, ações comunitárias (plantio, limpeza em geral) e outras.
Não se esqueça de registrar sua participação n.  0800 643 6690,  ou pelo site www.sescpr.com.br.  O registro é importante para que a cidade alcance um grande número de adesões que contarão pontos para o resultado final da cidade
ENCARE O DESAFIO E COMECE A PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA!
Para mais informações efetue contato com  a Unidade do Sesc PR mais próxima.

Fonte: SESC PR - Fotos: Dico Slaviero

Nenhum comentário: