quinta-feira, 31 de maio de 2012

Trabalhos estão avançados no futuro Centro de Eventos do Parque Barigui


Os trabalhos na renovação do Parque Barigüi estão em ritmo acelerado. Em um mês, Curitiba terá o novo Centro de Eventos do Parque Barigui. Em fase final de construção, o espaço tem 7,5 mil metros quadrados de área e capacidade para abrigar eventos com até 5 mil pessoas sentadas. Feita a partir de concessão pública, a obra é uma entre as que marcam a revitalização do mais famoso parque da cidade, que está ganhando também a terceira pista de caminhada, uma galeria subterrânea, nova ponte e obras viárias na avenida Cândido Hartmann.

O investimento na renovação do Barigüi chega a R$ 26,4 milhões. Todas as benfeitorias são exigências contratuais na concessão do Centro de Eventos do Parque Barigüi. Além disso, o consórcio que executa as obras dará ainda contrapartidas financeiras ao município com o repasse de 5% do faturamento com os eventos do novo pavilhão de exposições e mais o pagamento do ISS (Imposto sobre Serviços) que incide sobre o tipo de atividade.

O espaço terá um imenso jardim vertical, com mais de cinco mil metros quadrados, que irá revestir toda a área externa do prédio, num projeto inédito em Curitiba. Além dos quatro jardins que estão nas fachadas, as duas paredes laterais serão revestidas pela espécie trepadeira Jasmim dos Poetas.

“No total serão mais de 15 mil plantas”, conta a paisagista Rosângela Ciafrino Sabbag. Ela explica que o Jasmim dos Poetas, que cobrirá os mais de 12 metros de altura e toda a extensão das paredes laterais, é uma flor branca e muito perfumada, o que irá ajudar no equilíbrio do ecossistema, melhorar a temperatura interna e a acústica, além de deixar o prédio muito mais bonito.

A previsão é de que as paredes laterais estejam totalmente cobertas de vegetação num prazo de dois anos. Além de estar totalmente envolto em área verde, o empreendimento conta ainda com outras características sustentáveis como aproveitamento da água da chuva, pontos de ventilação e iluminação natural para diminuir o consumo de energia. “É uma obra que se integra às características do parque”, destaca a supervisora de Projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Célia Bim.

O Centro de Eventos tem cinco mil metros quadrados sem uma única pilastra, o que garante aproveitamento total da área e capacidade para receber cinco mil pessoas. Há ainda outros 2,5 mil metros quadrados, destinados às áreas complementares — sanitários, camarins, cozinhas, despensas e outros.

Galeria subterrânea também está quase pronta.

A entrega da galeria subterrânea, que irá ligar os dois lados do Barigui por debaixo da Avenida Cândido Hartmann é aguardada com ansiedade pelos usuários do parque. A obra está em ritmo acelerado e a previsão de entrega também é para o final de junho. “Nossa expectativa de entrega é para o dia 30 de junho”, afirma o engenheiro responsável, Ricardo Malucelli.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver de Almeida, destaca que a obra vai permitir a passagem de forma segura e sem interrupções de um lado a outro do parque. “A travessia dos pedestres entre os dois lados do parque ficará muito mais segura com a passarela. Para os praticantes de corrida e de ciclismo nas pistas do parque, isso significa que não precisam mais interromper os treinos para atravessar”, diz.

Fonte: PMC - Foto: Valquir Aureliano

Nenhum comentário: