terça-feira, 8 de maio de 2012

COMBATENDO OS RADICAIS LIVRES com YANA GLASER


Apesar dos radicais livres serem muito úteis e indispensáveis ao nosso organismo também são conhecidos como vilões. Eles passam a ter um efeito prejudicial no nosso corpo quando ocorre um aumento excessivo em sua produção ou diminuição dos agente oxidantes, predominando um excesso de radicais livres no organismo gerando o STRESS OXIDATIVO.

Em desportistas a produção de radicais livres acontecem durante e após o exercício físico, contribuindo para o aparecimento de fadiga e lesões musculares. Incluem-se no grupo de risco de ter essa lesão muscular qualquer pessoa que corra mais que 48 km por semana, ou treine no limite acima de 80% da freqüência máxima por pelo menos 5 horas toda semana. Se esse estresse for muito alto o corpo pode reagir com inflamações internas além de queda no sistema imunológico.

Os radicais livres são formados, normalmente no organismo, a partir de gorduras insaturadas em presença de oxigênio, e sua produção pode ser aumentada por fatores externos como; exposição à luz solar, ao ozônio, fumo e fumaça de cigarro, álcool, stress, alto consumo de gorduras saturadas (frituras, embutidos, etc) e outro poluentes ambientais. Quanto mais uma pessoa fica expostas a esses fatores externos, maior a quantidade de radicais livres que se acumulam em seu corpo, podendo causar envelhecimento precoce, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer, infarto do miocárdio e alguns tipos de anemia.

Varias substancias contribuem para o combate aos radicais livres e essas substancias são chamadas ANTIOXIDANTES.

Os antioxidantes são poderosos nutrientes capazes de inibir a oxidação. Trabalham como um time para proteger as células, desativando os radicais livres ou impedindo reações químicas iniciadas pelos radicais livres.

Os antioxidantes estão presentes nos alimentos e os “TOP TEN” são:

VITAMINA C “Ácido ascórbico”, vitamina hidrossolúvel importante para a resposta imune. Protege a vitamina A e E Frutas cítricas (laranja, Kiwi, morango) e vegetais verdes escuros (espinafre, brócolis, couve)

VITAMINA E Vitamina lipossolúvel cujo o excesso é prejudicial. Eficiente sob altas concentrações de oxigênio. Gérmen de trigo, abacate, óleos de soja, amêndoa, gemas de ovo, nozes.

BETA- CAROTENO É convertido em retinol, essencial para a visão, e protege contra danos solares Cenoura, tomate, batata doce, manga, abacaxi, espinafre, damasco seco, abóbora.

SELÊNIO Estimula o sistema imune, ajuda a prevenir câncer, artrite, doenças cardio vasculares, ataques cardíacos e previne o envelhecimento precoce. Castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carnes e aves.

ZINCO Intervem no metabolismo de proteínas e sistema imunológico. Carnes, peixes, aves , leite, cereais integrais e feijões.

LICOPENO Estudos relacionam à prevenção de câncer de próstata, alem de ser beneficente para os ossos e pele. Principalmente nos tomates.

FLAVONOIDES Previne ataques cardíacos e inibem os hormônios que provocam o câncer. Chá verde, vinho tinto, frutas cítricas, uvas e maçãs.

COENZIMA Q10 É necessária par ao metabolismo de gordura e produção de energia. Alimentos marinhos

OMEGA 3 Inibem o estrogênio, combatem inflamações. Óleo de canola, linhaça nozes e peixes.

ISOFLAVONAS Inibem a acumulação de estrogênio e destroem as enzimas cancerígenas. Soja.


É NECESSARIO SUPLEMENTAR??

Estudos mostram que pessoas que tomaram doses diárias de vitaminas e minerais por mais de dez anos, não tiveram uma melhora na saúde nem viveram mais do que pessoa que não usaram os suplementos.

A suplementação de vitaminas e antioxidantes , se utilizada, deve ser com acompanhamento e avaliação criteriosa com controles laboratoriais precisos, pois o excesso de alguns nutrientes podem passar a ter o efeito contrario, ou seja, aumentar a oxidação.

Uma alimentação equilibrada rica em hortaliças e frutas e evitar exposição aos fatores externos formadores de radicais livres, é a melhor conduta e mais segura, para obtenção dos benefícios máximos para a saúde a partir dos antioxidantes. Uma possível suplementação somente seria indicada para corrigir um quadro real de deficiência nutricional.
YANA GLASER

NUTRICIONISTA ESPORTISTA
TRIATLETA HÁ 12 ANOS
yanaglaser@hotmail.com
tel 3042-6636
R: Angelo Sampaio 1739 Ctba /Pr

Nenhum comentário: