quinta-feira, 3 de maio de 2012

AÇAÍ… MOCINHO OU VILÃO?


O consumo dessa fruta, com valor energético capaz de arrebatar qualquer dieta, mas com a fama de “ressuscitar os mortos” tem aumentado a cada dia, principalmente entre os atletas de alto rendimento.
Excelente opção quando a ideia é repor energia de forma rápida, mas deve ser usado com cautela nas fases de redução de peso, principalmente para os atletas de lutas. Seu alto valor calórico pode interferir de forma negativa no processo de redução de peso ou favorecer o ganho de peso.
Conhecendo a fundo, em cada 100 g dessa fruta encontramos:
• 247 Kcal, sendo 36,6 g de carboidratos; 3,8 g de proteínas e 12,2 g de gorduras;
• 900 MG de potássio, o que de corresponde a 20% das recomendações diárias estabelecidas para um adulto; importante nutriente que ajuda a regular a pressão arterial;
• 118 MG de cálcio, correspondendo a 11,2% das recomendações diárias. Vale frisar que o Cálcio é importante para o crescimento e desenvolvimento ósseo, e atua junto com a vitamina K no processo de coagulação sanguínea. No entanto, o Cálcio presente no fruto é de baixa biodisponibilidade, ou seja, não é tão bem aproveitado pelo organismo quanto o Cálcio do leite e seus derivados;
• 9 mcg de Vitamina C – importante vitamina que auxilia no sistema imunológico.

A ação no combate aos radicais livres já é muito estudada. Pela presença da antocianina (a substância que confere a cor avermelhada à fruta), tem seu consumo indicado em atividades de alta intensidade e longa duração, já que nesse tipo de exercício há o aumento do consumo de oxigênio e a formação dos radicais livres (substâncias com ação altamente nociva às células).
Para os lutadores, nas fases de manutenção de peso, seu uso é totalmente indicado, tanto antes como após a atividade (momento de reposição de carboidrato devido ao gasto muscular).
Lembrando que por ser uma fruta doce e com alto valor energético, não há necessidade de adicionar outros ingredientes como xarope de guaraná, mel, cacau ou granola.

Dra. Alessandra Paula Nunes
Nutricionista Mestre em Cardiologia
CRN-3:9945

Dra. Alessandra Paula Nunes
Nutricionista Formada pelo Centro Universitário São Camilo
Mestre pelo Departamento de Fisiologia Cardiovascular da
Universidade Federal do Estado de São Paulo - UNIFESP - Escola
Paulista de Medicina
Docente do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo
Nutricionista da Confederação Brasileira de Boxe no Ciclo Olímpico de 2004 a 2008
Nutricionista Responsável Técnica pela Unidade Central - Santo André – Matriz
Consultora de Nutrição do Portal Terra, Revista Dia a Dia (Diário do Grande ABC) e revista Expressão – ABC e Litoral
Nutricionista da Confederação Brasileira de Muay Thai – Rio de Janeiro; do Centro de Formação Esportiva Janeth Arcain

Nenhum comentário: