sábado, 5 de maio de 2012

Dia Internacional da Corrida Descalço no Barigui


Sem distância definida, atletas de Curitiba e Belo Horizonte vão se reunir para correr sem tênis. 

Confira os cuidados para treinar sem calçado.
Por: Angelo Binder
 Abebe Bikila venceu a maratona olímpica descalço 

A Barefoot Runners Society promove nesse domingo (6), pela segunda vez, o Dia Internacional da Corrida Descalça. O evento está confirmado nas cidades de Belo Horizonte (Marco Zero da Pampulha) e Curitiba (em frente ao Museu do Automóvel do Parque Barigui), a partir das 8h.

Se houver a presença de pelo menos um atleta iniciante na prática de correr descalço, acontecerá uma clínica com parte teórica e bate-papo com corredores descalços mais experientes. A seguir, todos os participantes, calçados e descalços, serão convidados para um treino. Cada um percorrerá a distância possível de acordo com o nível de preparação. Não é preciso fazer inscrição para participar.

O que dizem os que defendem a corrida com os pés descalços:

Um estudo do Departamento de Evolução Biológica Humana da Universidade de Harvard traçou um comparativo entre correr com ou sem tênis. O trabalho foi conduzido pelo professor Daniel Lieberman e outros três colegas.
A partir de testes feitos com corredores quenianos e norte-americanos, os cientistas chegaram a conclusão de que a maior parte dos que correm descalços tem a tendência de tocar o chão primeiro com a parte central ou da frente do pé, denominada pelo grupo de “pisada frontal”. Isso, na opinião dos pesquisadores, é uma vantagem, em virtude da ausência de impacto inicial do calcanhar com o solo.

Fisioterapeuta não aconselha

Sem dúvida, o estudo gerou polêmica. Estima-se que hoje75% dos corredores que usam tênis pisam primeiro no solo com os calcanhares e o mercado esportivo tem investido milhões de dólares para criar tecnologias que compensem esse impacto. Ou seja, a maioria defende os calçados. O fisioterapeuta especialista em Podoposturologia (reeducação postural através de palmilhas), Victor Marcassa Neto, diz que colocar em prática a sugestão dos pesquisadores de Harvard é arriscado, especialmente para corredores iniciantes.

“Não aconselho. O ideal e o correto é que a pessoa use uma palmilha especial moldada ao pé e tênis adequado. Corrida é uma atividade de muito impacto, de fácil lesão. Correr sem tênis, só se um profissional já esteja acostumado”, explica.
Com o intuito de simular a corrida descalço, alguns modelos de tênis são projetados para aumentar o movimento natural dos pés, proporcionando mais amortecimento e segurança entre as passadas. Além disso, os calçados também promete flexibilidade, leveza e conforto, ajudando o atleta a correr mais rápido e melhorar sua performance.

Com tanta tecnologia em evidência, a discussão em torno de correr ou não sem tênis tende a continuar. Os próprios autores do estudo ressaltam que não se trata de uma pesquisa sobre danos aos pés.

Conquistas com os pés no chão

Se os corredores amadores do século 21 têm seus temores e preferem fazer uso de tecnologias dos “pisantes” modernos, vale lembrar que nem sempre foi assim, até mesmo em competições de alto rendimento.

O etíope Abebe Bikila venceu a maratona dos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, correndo sem calçado. Filho de agricultores e guarda-costas do imperador etíope Atse Haile Selassié, o gosto pela corrida veio dos treinos militares, descalço, pelas montanhas da província de Mout. Bikila foi o primeiro africano negro a ganhar uma medalha de ouro na história das Olimpíadas.

Ele foi campeão novamente em Tóquio, quatro anos depois, atingindo o bicampeonato na mais nobre prova olímpica. Feito ainda não igualado até hoje. Outras “sem-tênis” da história são Zola Budd, a sul-africana que disputou os 3.000 metros da Olimpíada de Los Angeles em 1984, e Jorilda Sabino, que chegou ao pódio da São Silvestre entre 1983 a 1985.

Não corra sem tênis antes de...

1- Consultar um médico ou um fisioterapeuta. Peça alguns exames para saber se a estrutura óssea do seu pé está adequada para suportar esse tipo de impacto.

2 - Exames de sangue também são importantes, pois caso o atleta tenha diabetes deve ficar atento a qualquer objeto que esteja na pista para não machucar os pés.

3- Evite correr no asfalto logo no primeiro treino. Prefira terrenos de maior amortecimento, com grama ou areia. Não exagere na quilometragem.

Fonte: Victor Marcassa Neto, fisioterapeuta especializado em Podoposturologia.

Nenhum comentário: