terça-feira, 28 de agosto de 2012

'SUPERAÇÃO" pela AMIGA DO PARQUE BARIGUI REGIMERI FRASSON


 
"SUPERAÇÃO" Toda vez que ouvia essa palavra, imaginava“ pessoas passando pela transição de uma situação ruim para uma situação boa”, “contornando obstáculos negativos para atingir objetivos positivos”... É isso, e mais. Entendo superação como o ato de super agir (Super-Ação). Isso. Super agir! Agir de maneira como nunca imaginou. Agir com as ferramentas que se tem em mãos. Trabalhar por um ideal da melhor maneira possível. Doar seu melhor para algo utópico. Ir além do que achamos ser capazes. Super agimos em vários momentos nos nossos dias. Super agimos nos diversos papéis que desempenhamos.
 
Sou mulher, sou filha, sou irmã, sou mãe, Psicóloga, esposa, dona de casa, amiga... E, em cada um desses papéis, represento novos outros, como “ser a mãe babona”, “a mãe que educa”, “a mãe que é filha”, “a amiga conselheira”, “a irmã psicóloga”, “a mulher vaidosa”, “a filha comportada”, “a esposa mãe”, “a esposa amante”, e por aí vai... Somos agentes dos nossos momentos. Todos os dias super agimos (ou, superamos, se preferir) de diversas maneiras, em diferentes situações, das mais simples as mais complexas. Vejo isso como uma oportunidade.
 
No carnaval deste ano, descobri que estava com câncer.
 
É estranho ler algo desse tipo no meio de um texto aparentemente sincrônico no contar dos acontecimentos, mas é assim que a “boa nova” chega: sem esperar, veloz, assustadora. Era carnaval (quanta ironia! rs). Havia um tempo que “meros sintomas” estavam perdurando, então, achei prudente “dar uma passadinha” no ginecologista. Foi assim que deu-se início às intermináveis sessões de exames e tubinhos de sangue seguidos de desmaios, medos e guias da unimed... Tumor no colo do útero. Cirurgia. Quimioterapia (injeção). Acompanhamento trimestral durante um ano. Orações. Otimismo. E o mais importante: AGIR DE MANEIRA SURPREENDENTE CONSIGO e frente a doença e todas as suas bagagens - porque não é fácil controlar todas as variáveis (familiares, amigos, emoção, pensamentos) que surgem nesse contexto. O “eu interior” trabalha o tempo todo. Não só nas situações de risco, mas também no cotidiano, no término de um namoro, no início de um relacionamento, na véspera de uma competição, no acordar disposto para trabalhar, na disposição para mudar, na coragem de aceitar.
 
O “poder da cura”, o valor e o sentido das coisas, está em nossas mãos. Optei, talvez, pelo mais difícil (no início): aceitar que precisava deixar de ser a mãe, a irmã, a esposa, a filha que sempre ajudava todo mundo, para ser agora, a Pitu que precisava de ajuda. Foi difícil para alguém acostumada a manter o controle das situações, mas deixar ser cuidada é um ato de coragem. Algo inovador demais. E foi a minha melhor escolha! Deixar-se SER. Ser amada. Ser cuidada. Ser frágil. Chorar. Que mal tem? Nenhum... Precisamos, todos, de carinho, amor, conforto, compaixão. Isso nos faz melhor. Nos faz forte.
Foi esse “me permitir sentir e ser de verdade” que trouxe disposição para falar, ouvir e enfrentar tudo que até agora foi o ano de 2012. Agi da melhor maneira que pude e que sei: SORRINDO. Minha alegria é o que tenho de mais otimista dentre as escolhas que faço e que fiz. O retorno das minhas “super ações” está sendo, ainda, decisivo no caminho pelo qual decidi trilhar: o de viver intensamente tudo que escolho para mim.
 
 
Minha família, meus amigos, amores, meu trabalho, diversão, festas, minhas corridas no Barigui, as conversas, os bons momentos, as lembranças... Tudo isso é um ato de SuperAção para o melhor viver! Nossa vida é um caderno cheio de exercícios a serem resolvidos e tarefas a serem cumpridas. Depende de nós, da nossa entrega, da nossa vontade, da nossa coragem. Todos os dias temos a oportunidade de escolher, de agirmos surpreendentemente!

REGIMERI FRASSON (PITU) é AMIGA DO PARQUE BARIGUI!

2 comentários:

Anônimo disse...

Lindo Pitu...
Sempre soube usar as palavras de forma linda e emocionante...E o teu melhor é ser assim, sorridente, contagiante, empolgante...
Saiba que tenho um carinho enorme por você, e estarei sempre a disposição para o que precisar...Afinal você fez parte de uma das melhores fases da minha vida...a adolescência(fase de descobertas, erros, acertos, fase onde decidimos qual vai ser o nosso início e como ele será).
Por isso que é impossível contar a minha história sem contar a sua também... E que a cada dia você seja contemplada com mais vitórias...beijos e abraços...Sara

Flavia disse...

Muito lindo Pitu. Usou as palavras com a maestria de quem sabe do que está falando, o exemplo é você. Superação é o seu apelido.