quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Prefeitura inicia recuperação ambiental na bacia do rio Barigui


A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) começou a recuperação ambiental das margens de rios na área de abrangência da bacia do Barigui, de onde foram transferidas 735 famílias que habitavam irregularmente.

Foram liberados 4,9 quilômetros de margens de rios para a implantação de um parque linear. Nesta semana, as máquinas começaram a remover os entulhos que ficaram das moradias irregulares que foram demolidas após a retirada das famílias.

“O projeto de revitalização da bacia do Barigui beneficia não somente os moradores que deixaram situações precárias em beira de rio, onde sofriam com as enchentes, mas a cidade como um todo. A área que foi degradada pela ocupação indevida será totalmente recuperada com a construção de um parque linear, que vai atender toda comunidade da região”, afirma o secretário municipal de Habitação e presidente da Cohab, Ibson Campos.

Ainda serão transferidas para novas unidades habitacionais 89 famílias. Ao todo, o projeto de intervenção na bacia do Barigui contempla 1.326 famílias. Além das 824 que estão sendo reassentadas, 502 que residem em locais sem restrições habitacionais serão atendidas com obras de urbanização e infraestrutura.

São 13 ocupações irregulares envolvidas no projeto: Nova Barigui, Alto Barigui, Recanto da Paz, Sandra, Eldorado, Cruzeiro do Sul, Morro da Esperança, Olinda, Nápoles, Malvina, Nova República, Rigoni e Nossa Senhora da Paz.

Para reassentar as famílias de beira de rio foram construídos quatro empreendimentos habitacionais. O maior deles, o Moradias Corbélia, no bairro São Miguel, já recebeu a transferência de 545 famílias, restando dez para completar sua ocupação. No mesmo bairro está o Moradias Aquarela, para onde se mudaram outras 150 famílias. O Moradias Ibaiti, no CIC, já recebeu 30 famílias e na Vila Bom Menino, no Mossunguê, foram reassentadas dez famílias.

A construção das 824 unidades habitacionais, além de uma escola, creche e unidade da FAS no Moradias Corbélia, somadas à recuperação ambiental das margens desocupadas representam investimentos que ultrapassam os R$30 milhões, recursos do governo federal e contrapartida da Prefeitura.


Parque linear – Os 4,9 quilômetros de margens de rios que estão sendo recuperados vão contar com 3,7 quilômetros de ciclovia, 13 canchas de mini-futebol, 10 parquinhos infantis, uma cancha de vôlei, além de mais de 30 mil metros quadrados de grama plantada.

As melhorias fazem parte de um projeto maior, o Viva Barigui, que prevê um único parque com 45 quilômetros de extensão, formando um corredor de biodiversidade e de infra-estrutura às margens do rio Barigui.

Além de atender ao objetivo de despoluir os rios que compõem a bacia, a Prefeitura fará, gradativamente, obras de infraestrutura para consolidar o Parque Linear do Rio Barigui, interligando parques, bosques e áreas de lazer já existentes com novas unidades de conservação que serão instaladas.

Veja as intervenções que serão feitas às margens do Barigui

Recuperação Ambiental Bacia do Rio Barigui
Retirada de entulhos e limpeza: 47.240m3
Ciclovia compartilha (calçada CBUQ – 1,20m largura): 3.745 m / 3,7 km
Plantio de grama: 30.430 m²
Plantio de árvores nativas: 5.259 mudas (1 m altura)
Área total de recuperação: 90.747 m² = 13 campos futebol
Canchas de minifutebol (11 m x 20m): 13
Áreas de estar com bancos: 19
Parquinhos (gangorra, trepa-trepa e escorregador): 10
Cancha de vôlei: 01
Vilas beneficiadas: 13
Extensão de margem do rio desocupada: 4,9

Nenhum comentário: