segunda-feira, 2 de julho de 2012

Crianças cegas vão poder conhecer a obra de Michelangelo

Trinta crianças do Instituto Paranaense de Cegos vão poder tocar as obras de Michelangelo e conhecer, por meio de suas mãos, a história e vida do gênio renascentista. A visita acontece na próxima quarta-feira, 4, às 14 horas e será acompanhada pela coordenadora do projeto Ver com as Mãos, do IPC, e do grupo de monitores da 360º Eventos


Conhecer as obras de Michelangelo através de suas mãos. É essa a expectativa das 30 crianças atendidas pelo projeto Ver com as Mãos, do Instituto Paranaense de Cegos (IPC), e que irão conhecer na próxima quarta-feira (4) a exposição com obras do renomado artista italiano, no ExpoRenault Barigui – o novo pavilhão de exposição no Parque Barigui.

O projeto Ver com as Mãos tem o apoio do Criança Esperança/Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura) e é voltado para crianças, jovens e adultos cegos ou com baixa visão, com objetivo de estimular o ensino e o conhecimento de artes. “É importante que os produtores culturais entendam que existe uma parte da sociedade que clama por atenção. Precisamos estimular a inclusão social não apenas dessas crianças atendidas pelo IPC, como de outras minorias que encontram dificuldades no acesso à cultura no nosso País”, diz Tom Abrão, produtor da 360º Eventos.

Durante a visita, as crianças – todas entre oito e 12 anos, poderão tocar as obras de Michelangelo, conhecer mais sobre a vida do gênio renascentista, além de aprender um pouco mais sobre a história da arte. A visita será acompanhada pela equipe de monitores da 360º Eventos – por meio do Projeto Escola, e da coordenadora do projeto do IPC, professora Diele Pedrozo.

Ao todo, os alunos do Instituto Paranaense de Cegos terão acesso às 25 esculturas de Michelangelo, entre elas, a réplica da sua primeira obra Madona da Escada e a última – e inacabada Pietrá Rondanin. A visita tem início às 14 horas e tem duração média de 40 minutos.

A exposição Michelangelo é uma produção da 360º Eventos, em parceria com o Museu a Céu Aberto. No país, a mostra já passou por Recife e São Paulo, recebendo mais de 100 mil visitações.

Os ingressos para a mostra custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas; sábados das 10 às 21 horas e domingos das 10 às 19 horas.

O ExpoRenault Barigui – pavilhão de exposições do Parque Barigui tem acesso pela Rodovia do Café, quilômetro zero, na BR 277. Informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3317-3107, pelo e-mail tom@360grauseventoscom.br ou na página da agência na internet: www.360grauseventos.com.br e no site do MCA: http://www.mca.org.br/michelangelo.

Serviço: Visita alunos do IPC à exposição Michelangelo
Local: Pavilhão de Exposições do Parque Barigui
Data: 04 de julho
Horários: 14 horas

Nenhum comentário: