segunda-feira, 30 de abril de 2012

Barigui terá três pistas de corrida e túnel

O Parque Barigui terá três pistas distintas para corrida, caminhada e bicicletas conectadas aos dois lados do parque por uma passagem subterrânea. Outra novidade é um novo lago para ajudar na contenção de cheias e a reformulação do sistema viário da avenida Cândido Hartmann, que divide o parque.

Todas essas obras serão feitas a custo zero para o município, pois são exigências do contrato de concessão do Centro de Eventos do Parque Barigui ao consórcio Positivo/J. Malucelli, vencedor da licitação onerosa feita pela Prefeitura de Curitiba. O consórcio construirá um novo e moderno centro de eventos.

“Essas obras vão aperfeiçoar o que já é bom, dando mais charme e mais segurança de circulação a um lugar que é referência na prática de esporte, lazer, e de encontro das famílias curitibanas e de turistas”, destaca o prefeito Luciano Ducci.

Diretrizes - O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) junto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) deram as diretrizes para elaboração dos projetos, que estão em fase final de elaboração. Tanto os projetos como a execução das obras serão bancados integralmente pelo consórcio.

Além de melhorar as duas pistas existentes no parque, será construída uma nova pista de corrida, que hoje é compartilhada com a de caminhada. Por essas pistas, os frequentadores terão a opção de se conectar ao outro lado do parque (onde fica o Museu do Automóvel), através de uma passarela subterrânea por baixo da Cândido Hartmann.

A passarela em concreto será feita aproveitando a construção de um lago para contenção de cheias. A passarela ficará 70 centímetros acima do lago, terá 6 metros de largura por 2,80 metros de comprimento entre os dois lados do parque. A caminhada ou corrida poderá ser feita de forma contínua pela galeria subterrânea, sem parar para atravessar a rua.

“A circulação entre os dois lados do parque ficará muito mais segura, sem necessidade de enfrentar o trânsito da via como é hoje”, destaca o presidente do Ippuc, Cléver de Almeida. As novas obras, principalmente o lago, estão incorporadas ao projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para dessassoreamento do lago Barigui.

Todo o sistema viário da Cândido Hatmann, entre a rua Aluízio França até a lombada eletrônica, será melhorado com obras que melhorarão o ordenamento do trânsito. Uma rótula será implantada para facilitar a entrada e saída de veículos no parque, além de duas pontes sobre o rio Barigui.

Além das obras e melhorias no parque, o consórcio dará contrapartidas financeiras para o município, como o repasse inicial de R$ 500 mil e pagamento mensal de 5% do faturamento do novo pavilhão de exposições.

Fonte e Ilustração: PMC e IPUC

Um comentário:

volney Bernardes disse...

Olá amigos...
É muito bom participarmos de uma página e expressar nossa opinião sobre...
Eu e minha família somos frequentadores de carteirinha do Parque...
Também já fiz e-mail aos Administradores sobre a preserção, limpeza, iluminação pública...
Precisamos cuidar dessa beleza natural e ponto de lazer de muitos que aqui residem e jamais esquecer que é um excelente Cartão de Visita para a nossa Cidade.
Eu já levei muitos visitantes ao Parque.
Também quero ressaltar nesse momento a minha indiginação pelos reparos e manutenção do Parque, principalmente sobre essas novas Obras de Revitalização.
Um absurdo a má qualidade do material aplicado...e o custo dos serviços devem ter sido à preço de mercado...Ou foi doação esse serviço? Mesmo que seja doação, não justifica a ação de baixa qualidade do maeterial aplicado.
Vamos descobrir o nome da Empresa prestadora de serviço e levar para as Redes Sociais e mostrar este tipo de prestação de serviço...
Mais um descaso do Poder Público...

Volney Bernardes
Fone: 41 8838-1616