quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Barigui terá três pistas de corrida e túnel

O Parque Barigui terá três pistas distintas para corrida, caminhada e bicicletas conectadas aos dois lados do parque por uma passagem subterrânea. Outra novidade é um novo lago para ajudar na contenção de cheias, e a reformulação do sistema viário da avenida Cândido Hartmann, que divide o parque.
Todas essas obras serão feitas a custo zero para o município, pois são exigências contidas no contrato de concessão do Centro de Eventos do Parque Barigui ao consórcio Positivo/J. Malucelli, vencedor da licitação onerosa feita pela Prefeitura de Curitiba. O consórcio construirá um novo e moderno Centro de Eventos do parque Barigui.
“Essas obras vão aperfeiçoar o que já é bom, dando mais charme e mais segurança de circulação a um lugar que é referência na prática de esporte, lazer, e de encontro das famílias curitibanas e de turistas”, destaca o prefeito Luciano Ducci.
Diretrizes - O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) junto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) deram as diretrizes para elaboração dos projetos, que estão em fase final de elaboração. Tanto os projetos como a execução das obras serão bancados integralmente pelo Consórcio.
Além de melhorar as duas pistas existentes no parque, será construída uma nova pista de corrida, que hoje é compartilhada com a de caminhada. Por essas pistas, os freqüentadores terão a opção de se conectar ao outro lado do parque (onde fica o Museu do Automóvel), através de uma passarela subterrânea por baixo da Cândido Hartmann.
A passarela em concreto será feita aproveitando a construção de um lago para contenção de cheias. A passarela ficará 70 centímetros acima do lago, terá 6 metros de largura por 2,80 metros de comprimento entre os dois lados do parque. A caminhada ou corrida poderá ser feita de forma contínua pela galeria subterrânea, sem parar para atravessar a rua.
“A circulação entre os dois lados do parque ficará muito mais segura, sem necessidade de enfrentar o trânsito da via como é hoje”, destaca o presidente do Ippuc, Cléver de Almeida. As novas obras, principalmente o lago, estão incorporadas ao projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para dessassoreamento do lago Barigui.
Todo o sistema viário da Cândido Hatmann, entre a rua Aluízio França até a lombada eletrônica, será melhorado com obras que melhorarão o ordenamento do trânsito. Uma rótula será implantada para facilitar a entrada e saída de veículos no parque, além de duas pontes sobre o rio Barigui.
Além das obras e melhorias no parque, o Consórcio dará contrapartidas financeiras para o município como o repasse inicial de R$ 500 mil e pagamento mensal de 5% do faturamento do novo pavilhão de exposições.

Fonte: PMC

2 comentários:

Anônimo disse...

Renato, Estivemos no Ippuc, alguns moradores do entorno do parque , conhecendo o projeto.Infelizmente depois da licitação feita.Entendemos que a prefeitura esqueceu ou não quiz olhar outras coisas importantes que realmente faltam aos frequentadores do parque, principalmente nos finais de semana ensolarados:faltam banheiros públicos fixos ou ,quando por algum evento -banheiros quimicos portateis.A area poderia ter sido usada para isso e para apoio a turistas,corredores e caminhantes(apoio de personal e academias),conselho de segurança da região,modulo da PM, e mais parquinhos para crianças etc.etc..,um olho melhor no esquema em geral de segurança,limpeza etc.. e esqueceram dos moradores que hoje acomodam os excessos dos frequentadores,,com lixo, barulho de carros e motos esportivas,carros entupindo ruas de região ZR1 e cujos murros e jardins servem de mictório e ponto de consumo de cerveja ,para dizer o mínimo.O parque teria que ser agradável, seguro, lindo e limpo todos os dias e nos finais de dias de verão e tardes de sabado e domingo ensolrados não virarem um point de arruaça e beberragem

Renato Bürgel disse...

Concordo plenamente com suas observações e disponibilizo este blog para apresentar suas revindicações e juntos buscar estas melhorias para o nosso Parque! Obrigado pela sua participação e empenho! Abraço Forte