terça-feira, 27 de setembro de 2011

Paraná comemora Semana do Idoso

Começou na segunda-feira (26) a Semana do Idoso no Paraná, que conta com o apoio das secretarias da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e da Saúde. Com atividades até sábado (1º de outubro), a programação tem o objetivo de estimular as pessoas a adotarem práticas saudáveis em todas as etapas de seu desenvolvimento, para que envelheçam com qualidade de vida.

A semana é organizada em função do Dia Nacional e Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. As comemorações buscam produzir uma reflexão sobre o comportamento de todos em relação à terceira idade e desenvolver uma nova postura, solidária e inteligente, em relação a essa etapa da vida.

PROGRAMAÇÃO – O evento é uma realização do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa, com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (vinculado à Secretaria da Justiça), e conta com extensa programação em Curitiba, onde 11,3% da população é formada por idosos. De acordo com informações do censo 2010, são 198.089 pessoas com 60 anos de idade ou mais morando na cidade – sendo 117.179 mulheres (59,2%) e 80.910 homens (40,8%).

- Nesta terça-feira (27), os idosos foram convidados a mostrar suas habilidades artísticas no Festival de Dança da Praça Osvaldo Cruz.

- Na quarta-feira (28), o geriatra Rubens Fraga fará uma palestra sobre a importância do trabalho voluntário como instrumento de promoção da saúde do idoso. O evento, aberto a todos os interessados, começa às 14h30, no anfiteatro da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho.

- Na quinta-feira (29), a partir das 14h, na Sociedade Dom Pedro II, acontecerá o Baile da Amizade.
Foto: Ricardo Alfredo Santos
- Na sexta-feira (30), acontecerá a 3ª Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana. A concentração dos participantes começa às 9 horas, no Parque Barigui. Outra ação nesse mesmo dia será uma avaliação preventiva de lesões bucais, que acontecerá na Praça Ouvidor Pardinho, das 9 às 17 horas.

- No sábado (1º de outubro), será realizada uma ação de promoção e prevenção da saúde do idoso no Museu Oscar Niemeyer. A atividade será das 9 as 17 horas e contará com a presença da Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná
Foto do Parque Barigui: Ricardo Alfredo Santos

Nenhum comentário: