sexta-feira, 30 de setembro de 2011

20 anos da conquista do Tour de France

O curitibano Mauro Ribeiro levou o nome do Brasil para o pódio e é um dos grandes incentivadores do ciclismo no Brasil

Apesar de ainda pouco divulgadas no Brasil, os atletas brasileiros se destacam em grandes competições mundiais. Mauro Ribeiro é um dos responsáveis pelo respeito que conquistamos. É um ex-ciclista profissional, especializado em provas clássicas de Copa do Mundo, como a Milão –Sanremo, o Tour de Flandes na Bélgica e a Paris – Roubaix.Mas ele também soma títulos como o tricampeonato paranaense, campeonato mundial Junior em 1982 e por duas vezes ganhou medalha de bronze nos jogos Panamericanos. Entre 1986 e 1982, Mauro fez parte da equipe francesa RMO.

De toda sua trajetória de atleta, o dia 14 de julho de 1991, quando a França comemorava o aniversário da Queda da Bastilha e sua revolução, foi o ponto alto da sua carreira: Mauro entrou para a história sendo o único brasileiro a vencer uma etapa do Tour de France. Essa competição de ciclismo é disputada desde 1903, sempre em julho, na França, e é composta de mais de 3.000 km de estradas e montanhas. O Tour de France é considerado o evento mais prestigiado da categoria. Já se passaram 20 anos, mas ele lembra como se fosse hoje a emoção de avistar a linha de chegada quando entrou em Rennes e com 20 cm de vantagem venceu. Hoje, Mauro está aposentado e se tornou técnico e empresário.

O começo:

Mauro Ribeiro começou em 1979 quando competiu pela primeira vez com uma bicicleta emprestada de um amigo. Em três anos na categoria de base, ganhou quase todos os títulos possíveis e foi na Europa que ingressou em equipes prestigiadas e se tornou um grande atleta. Décadas se passaram e Mauro reconhece que o ciclismo evoluiu muito e está cada vez mais profissional. No Brasil, graças à globalização, o esporte pode se desenvolver ainda mais. “Temos acesso à informação, mais pessoas têm acesso às competições e isso desperta interesse. A dinâmica mudou, estamos mais próximos de tudo e isso foi fundamental para que o ciclismo, principalmente na categoria de alto rendimento, ganhasse mais adeptos”, explica.

A mudança na consciência ecológica dos brasileiros, ao ver a bicicleta como um meio de transporte ecologicamente correto, e o fato de esse esporte também ganhar espaço quando o assunto é bem estar e qualidade de vida são pontos positivos para o ciclismo. Mauro ainda comenta que, quando se fala no conceito do esporte, existe também uma ligação de status e também é visível a evolução técnica no Brasil.

Ele morou na Europa até 2002 e, quando voltou para o Brasil, percebeu que tinha espaço para continuar no ciclismo, mas dessa vez como empreendedor. Ele já tinha trabalhado na Suíça como responsável por uma respeitada marca italiana de roupas esportivas e trouxe tudo o que aprendeu no segmento para o seu negócio. Fundou em 2004 a Mauro Ribeiro Sports, que é especializada em roupas de ciclismo e agora também está entrando na área de triátlon. Já atende o Brasil inteiro e a produção é em Curitiba.

Incentivo:

Mauro Ribeiro destaca a necessidade de incentivar o cliclismo. “Não é todo garoto que vai se tornar um ciclista profissional, como nem todos serão craques de futebol, ou estrelas do vôlei, mas é preciso que os jovens conheçam o ciclismo”, explica. Ele é um dos grandes incentivadores para que Curitiba tenha um espaço dedicado ao esporte.

“Uma família da periferia terá dificuldade em comprar uma bicicleta, mas, se proporcionarmos um velódromo, para que os jovens treinem e tenham equipamentos, eles vão ver a bicicleta como um meio de transporte saudável, como um esporte bacana. Seus pais, ao mesmo tempo, não terão medo de que ele saia para as ruas de bicicleta porque ele será educado para respeitar o trânsito e ter seu espaço como ciclista”, comenta sobre o projeto que está desenvolvendo junto com outros apaixonados pelo esporte. Tudo será concretizado por uma Fundação sem fins lucrativos que atua em vários segmentos esportivos no país, desenvolvendo talentos e incentivando a prática esportiva entre jovens de comunidades carentes. O projeto também terá o apoio do poder público.

No segundo semestre deste ano, a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba vai implantar como projeto piloto em uma de suas regionais uma ação de incentivo à prática do ciclismo na cidade. Por meio de parcerias com empresas, serão compradas bicicletas e equipamentos para promover aulas gratuitas. Segundo o secretário, Marcello Richa, o principal objetivo é estimular a prática junto a crianças e adolescentes. “Vamos trabalhar ações descentralizadas que facilitem o acesso dos jovens e permitam o crescimento do esporte, disseminando valores olímpicos de amizade, ética e trabalho em equipe que o esporte proporciona”. Os equipamentos serão cedidos durante as aulas, permitindo que mesmo alunos que não possuam bicicletas possam participar.

Fonte: Revista Blooming
Por Janaine Stoco e Helo Garrett
Fotos: Carlos Poly

A Revista Blooming é uma publicaçăo da Mega Idea Marketing e Propaganda & HG Comunicaçăo

Projeto Gráfico e Diagramaçăo: Mega Idea Marketing e Propaganda – Diretor Jean Torres

Jornalismo e Ediçăo: HG Comunicaçăo – Diretora Heloisa Garrett (DRT-PR 5624)

Departamento Comercial e Publicidade: (41) 3032-1422

Nenhum comentário: