terça-feira, 27 de setembro de 2011

Jovens alertam sobre os riscos do alcoolismo no Parque Barigui

Mais de 500 jovens participaram nesta terça-feira, 27, no Salão de Atos do Parque Barigui, da sétima edição do Encontro Municipal de Protagonismo Juvenil de Curitiba. O encontro, realizado anualmente, é uma amostra da participação voluntária na discussão de temas de interesse público e na apresentação de propostas para ajudar a resolver os problemas da saúde coletiva.


A dependência do álcool, como fator de risco à vida, aumento da violência e como vetor para o consumo de outras drogas marcou os debates no encontro. O tema, de relevância nacional, é foco de atenção da Prefeitura de Curitiba. No Centro Vida, unidade de tratamento de crianças e adolescentes com dependência química mantida pelo município, 88% dos pacientes atendidos nos primeiros seis meses deste ano foram usuários de bebidas alcoólicas.

“Além de grave problema de saúde pública, o alcoolismo é uma doença que funciona como ponte para o uso de outras drogas. No primeiro semestre deste ano atendemos a 112 crianças e adolescentes no Centro Vida. Deste total, 99 eram usuários do álcool. Isto é um problema de saúde pública e trabalhar na prevenção que nossos jovens desviem deste caminho é prioridade em Curitiba”, afirma o prefeito Luciano Ducci.

Entre os adultos o problema também é extenso: de 771 atendidos nos centros de atenção psicossocial (Caps) especializados em pacientes usuários de álcool e outras drogas, 698 usavam pelo menos a bebida. Já nas unidades especializadas em transtornos mentais, cinqüenta dos 757 pacientes bebiam.

Reflexão - A prevenção ao uso do álcool – droga lícita e objeto de propagandas em rádio, TV e mídia impressa - foi o centro das atividades desenvolvidas por aproximadamente 1,5 mil integrantes da Rede de Protagonismo Juvenil de Curitiba. Durante dois meses eles se dedicaram à produção de 62 trabalhos sobre o assunto. Deste total, nove - um documentário, vídeos culturais, esquetes de teatro, espetáculos de dança e de música – foram exibidos no encontro.

O objetivo dos encontros, explica a coordenadora do Programa Adolescente Saudável, Luciana Savaris, é desafiar os autores dos trabalhos a refletir sobre o problema proposto e, por meio dos trabalhos desenvolvidos, levar a mensagem de prevenção a quem estiver na platéia. “Todos querem dar o seu recado da forma mais participativa e cidadã, dizer que bebida não é pré-requisito da diversão, e influenciar os colegas. A meta é prevenir a dependência, meta desse ano, e orientar outros jovens que estejam precisando de ajuda clínica”, afirma.

Participaram do evento os representantes dos protagonistas juvenis, os estudantes Raquel Araújo e Etevaldo Alves; os secretários municipais Marcelo Richa (Esporte, Lazer e Juventude), Liliane Sabbag (Educação) e Hamilton Klein (Antidrogas); além de representantes das secretarias estaduais da Saúde e da Educação, entre outras autoridades.

A superintendente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria de Lourdes San Roman, representou a presidente da entidade, Marry Ducci, e a superintendente de gestão da Secretaria Municipal da Saúde, Anna Paula Penteado, representou a titular da pasta, Eliane Chomatas.

Fonte: PMC

Nenhum comentário: