domingo, 19 de setembro de 2010

Inauguradas três quadras públicas de footsack no Parque Barigui

Aconteceu no Parque Barigui no último dia 11 a inauguração das primeiras quadras públicas de Footsack em Curitiba. Após a cerimônia, durante todo o dia, as quadras sediaram o campeonato comemorativo de Footsack, onde estavam inscritos 20 atletas, entre eles o campeão brasileiro do esporte – Wilian Alves.

Para divulgar ainda mais o esporte e conquistar adeptos, nos finais de semana de setembro até o final de dezembro, os atletas de Footsack e professores estarão aos sábados e domingos, das 14h30 às 19h, dando aula desse esporte para a população interessada. As informações sobre as aulas podem ser obtidas pelo site http://www.footsack.com.br/.
Sobre o Footsack
O Footsack foi desenvolvido a partir da fusão de regras e conceitos de modalidades já difundidas como o futevôlei e o tênis, e outras menos conhecidas, como o sepak-takraw, o chinlone e o footbag. O objetivo do jogo é manter no ar o Footsack, uma bolinha de crochê de pequenas dimensões, tocando-a apenas com os pés.
Atualmente a prática do esporte pode ser realizada na Federação Paranaense de Footsack ou na Cia Athletica de Curitiba - única academia do Brasil a oferecer a modalidade aos alunos. “Uma característica interessante do esporte é o gasto calórico”, enfatiza Juliana Staub, gerente de ginástica da Cia Athletica de Curitiba. “Uma hora de jogo corresponde ao gasto de aproximadamente 800 calorias, equivalente a queima de uma aula de spinning”, explica. Segundo Juliana, o Footsack também pode ser utilizado como atividade de condicionamento físico para atletas.
Responsabilidade Social
O Footsack também faz sua parte na responsabilidade social: as bolinhas utilizam 80% de material reciclado como matéria prima e são produzidos artesanalmente por crocheteiras, em geral chefes de família das classes sociais C e D, que com apoio do esporte, uniram-se e criaram a Associação Curitibana de Crochê.

Regras do jogo
• Quadra: é necessária apenas no Footsack competitivo, já que para jogar o recreativo basta uma bolinha e três pessoas. O campo de cada jogador mede 4m de comprimento por 5m de largura, no individual, e 5m x 5m, em duplas. A quadra é dividida em quatro quadrantes.
• Rede: ocupa toda a largura da quadra e sua parte superior fica a 1,5m do chão.
• Modalidades: No footsack de competição, há duas modalidades: individual e em duplas.
• Pontuação: em ambos os casos, são disputados três sets de 21 pontos – em caso do set chegar ao placar de 20 x 20, é preciso abrir dois pontos de vantagem – e vence aquele que primeiro conquistar dois sets. Cada ponto é obtido quando o atleta passa o footsack por cima da rede e o faz cair no campo do adversário.
• Saque: No saque, o atleta deve chutar o footsack no quadrante diagonal oposto.
• Objetivo: o atleta deve passar o footsack para o outro lado da quadra em no máximo de dois toques (em duplas, o limite é de cinco toques entre a dupla, mas é obrigatório que ambos toquem na bola), com qualquer parte do corpo, exceto braço, antebraço e mão.

Fonte: Viaje Curitiba
Fotos: Sumi Costa

Nenhum comentário: