quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Debates da ONU em Curitiba discutem o valor econômico da Biodiversidade


Nesta quinta-feira (9) começou em Curitiba o simpósio sobre Economia de Ecossistemas e Biodiversidade (TEEB, na sigla em inglês) para Formuladores de Políticas Locais e Regionais. A capital paranaense; Nova Delhi, na Índia; Cidade do Cabo, na África do Sul; e Ghent, na Bélgica são as quatro cidades do mundo a sediar o evento. O relatório TEEB serve de pano de fundo para discussões sobre incorporação de capital natural para promover crescimento e prosperidade de longo prazo na América Latina.
"Curitiba é uma cidade reconhecida nacionalmente e internacionalmente pela capacidade de gerenciar as questões ambientais. Nós temos orgulho de sediar empresas engajadas na conservação da biodiversidade e de realizar ações como o programa Biocidade que busca equilibrar o desenvolvimento urbano, a conservação da natureza e a qualidade de vida", destacou o secretário de Relações Internacionais de Curitiba, Eduardo Guimarães, que representou o prefeito Luciano Ducci na cerimônia de abertura.
"Curitiba tem um diferencial ambiental. As temáticas de serviços ambientais estão ganhando uma dimensão maior. E eventos como esse dão ainda mais visibilidade para questão da biodiversidade", afirma Bráulio Dias, representante da Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira.
Os debates acontecem no Salão de Atos do Parque Barigui ao longo desta quinta-feira e na sexta-feira (10). Cerca de 100 participantes entre representantes locais e regionais de governos, profissionais de agências Sul-Americanas, pesquisadores, organizações e envolvidos com administração pública local/regional estão participando das discussões.
O secretário do Meio Ambiente José Adreguetto fará uma apresentação sobre a administração de Curitiba em serviços ecossistêmicos e qualidade ambiental às 14 horas.

Programação

Dia 9
14h - 15h30 Sessão 3: Estudo de Casos Fernando Leon, diretor geral de Avaliação, Valorização e Financiamento do Patrimônio Natural, MINAM, Peru. "Promovendo o uso ótimo do capital natural nas políticas locais - evidência do Peru".
José Andreguetto, Secretário de Meio Ambiente, Cidade de Curitiba. "Lições sobre o foco da administração de Curitiba em serviços ecossistêmicos e qualidade ambiental".
Leonardo C. Fleck, analista senior no CSF. "Serviços ecossistêmicos nas avaliações dos investimentos em infraestrutura".
Caso de estudo (PNUD): manejo de pesca local, Argentina
16h - 17h30 Sessão 4: Estudo de Casos
Virgilio Vianna: Bolsa Floresta, Transferência Fiscal e outras políticas de incentivos
Maria Teresa Vargas, Bolívia Natura. "Viabilizando a implementação local bem sucedida de programas de pagamento por serviços ambientais"Augusto Barbosa Mariano, Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito. "Opções de política local para o desenvolvimento do turismo sustentável".
17:30 - 18h Peter May: "Porque faz sentido um foco sobre serviços ecossistêmicos nas políticas locais".

Dia 10
9h - 10h - Sessão 1: Por que considerar serviços ecossistêmicos ao formular políticas locais?
Peter May: Revisão dos principais pontos tratados no primeiro dia.Wilson Loureiro, IAP: Como incluir os serviços ecossistêmicos no orçamento das economias locais?

10h15 - 12h Sessão 2: Elaborando soluções para desafios em casa.
13h - 15h Sessão 3: As melhores soluções e alternativas para aplicação de economia de serviços ambientais e biodiversidade em políticas locais na América do Sul.

15h15- 16h Fechamento

Fonte: PMC

Nenhum comentário: