A área verde por habitante nas cidades, recomendada pela ONU (Organização das Nações Unidas), é de 12 a 16m²/pessoa. Em Curitiba, atingiu-se mais de três vezes isso, cerca de 52m²/pessoa, são espaços como o Parque Barigui que contribuem para que este número seja positivo na Capital Paranaense.
A partir de um projeto do arquiteto Lubomir Ficinski, em 1972 criou-se o parque para represar o Rio Barigui e evitar enchentes na região, e acabou se tornando um dos maiores espaços de lazer públicos de Curitiba e o preferido pelo curitibano para caminhadas diárias. ão dois percursos, que juntos somam uns 5km de pista para caminhadas/corridas/passeios. A morfologia dos caminhos é orgânica, já que eles circundam o desenho natural da água do Rio.
É um parque multi-temático, ou seja, possui diversas atividades de esporte e lazer ao ar livre – possui inclusive um parque de diversões. Abriga uma rica fauna e flora em seus bosques e na floresta próxima, que é cortada pela Avenida Cândido Hartmann.
Possui cerca de 1,4 milhões de metros quadrados, e boa parte é água!Há ainda no parque a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Museu do Automóvel, e espaço para exposições.
Árvores caducas anunciando o outono...
Ponte na Avenida Cândido Hartmann
Vista do Rio Barigui e à esquerda um dos Bosques.
Ponte para pedestres do parque.
Fontes:Prefeitura de Curitiba
2 comentários:
Parabéns pelo post´s, muito legal a matéria...
www.marlipalugan.blogspot.com
oláa, amei participar!! e gostaria de avisar que mudamos de endereço, agora é http://adoredeco.blogspot.com/
espero vocês lá!!!
e disponho os posts para serem publicados aqui também, esse aqui:
http://adoredeco.blogspot.com/2011/01/projeto-paisagistico-desenho-urbano-ou.html
acho que tem tudo a ver com o "amigos do parque barigui"
abraços, yara!!
Postar um comentário