segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O PARQUE BARIGUI - por Yara Caroline Alflen

"We are grounded, hardwired to enjoy being outside. Even an hour or so outside makes all the difference. Gardens heal; just looking at them helps."
"Nós somos compelidos a curtir a vida ao ar livre. Mesmo que por apenas uma hora ou mais, junto ao verde já nos faz toda a diferença. Os jardins curam; apenas olhar para eles já nos ajudam." - Ilse Crawford, Home Is Where the Heart Is

A área verde por habitante nas cidades, recomendada pela ONU (Organização das Nações Unidas), é de 12 a 16m²/pessoa. Em Curitiba, atingiu-se mais de três vezes isso, cerca de 52m²/pessoa, são espaços como o Parque Barigui que contribuem para que este número seja positivo na Capital Paranaense.

A partir de um projeto do arquiteto Lubomir Ficinski, em 1972 criou-se o parque para represar o Rio Barigui e evitar enchentes na região, e acabou se tornando um dos maiores espaços de lazer públicos de Curitiba e o preferido pelo curitibano para caminhadas diárias. ão dois percursos, que juntos somam uns 5km de pista para caminhadas/corridas/passeios. A morfologia dos caminhos é orgânica, já que eles circundam o desenho natural da água do Rio.

É um parque multi-temático, ou seja, possui diversas atividades de esporte e lazer ao ar livre – possui inclusive um parque de diversões. Abriga uma rica fauna e flora em seus bosques e na floresta próxima, que é cortada pela Avenida Cândido Hartmann.

Possui cerca de 1,4 milhões de metros quadrados, e boa parte é água!Há ainda no parque a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Museu do Automóvel, e espaço para exposições.

Árvores caducas anunciando o outono...


Ponte na Avenida Cândido Hartmann

Vista do Rio Barigui e à esquerda um dos Bosques.

Ponte para pedestres do parque.

Com tamanha riqueza de atividades que podem ser realizadas neste espaço o Parque Barigui possui uma intensa vida urbana, o que é uma das melhores características das grandes cidades: conseguir manter um fluxo de usuários destes espaços públicos, em alternados horários e atingindo vários grupos sociais, oferecendo através de uma área verde um refúgio da conturbada vida das metrópoles.

Este texto foi publicado no Blog da Amiga do Parque Barigui Yara Caroline Alflen http://yaracaroline.blogspot.com/ neste último final de semana. A Yara é estudante de arquitetura e urbanismo. Dedica-se aos estudos de design, arquitetura e arte. Em seu blog publica matérias sobre todos estes assuntos e muito mais, vale a pena conferir!

Fontes:Prefeitura de Curitiba
Gazeta do Povo
Imagens: Skyscrapercity

2 comentários:

marli disse...

Parabéns pelo post´s, muito legal a matéria...
www.marlipalugan.blogspot.com

Yara Caroline Alflen disse...

oláa, amei participar!! e gostaria de avisar que mudamos de endereço, agora é http://adoredeco.blogspot.com/

espero vocês lá!!!

e disponho os posts para serem publicados aqui também, esse aqui:
http://adoredeco.blogspot.com/2011/01/projeto-paisagistico-desenho-urbano-ou.html
acho que tem tudo a ver com o "amigos do parque barigui"
abraços, yara!!