terça-feira, 21 de setembro de 2010

HOJE É O DIA DA ÁRVORE

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro prenuncia a chegada da primavera, no dia 23, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.


7 bilhões de árvores
Desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, a Campanha "Plante 7 Bilhões de Árvores" é um projeto mundial com o objetivo de encorajar o plantio de árvores nativas e de árvores que são apropriadas ao meio ambiente local, com o apoio de cidadãos e governantes.
O Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente existe desde 1972 como agência da ONU que catalisa as ações brasileiras e internacionais que visam a proteção do meio ambiente por meio do desenvolvimento sustentável.

Campanha Bilhão de Árvores - Crescer Verde
A “Plantemos para o Planeta: Campanha Bilhões de Árvores” é uma iniciativa global de plantio de árvores promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Pessoas, comunidades, empresas, indústrias, organizações da sociedade civil e governos são incentivados a fazer um compromisso de participação online. A Campanha encoraja o plantio de árvores nativas e árvores que são apropriadas para o meio ambiente local.
Até o final de 2009, mais de 7.7 bilhões de árvores já tinham sido plantadas no âmbito desta campanha – muito acima da meta de 7 bilhões de árvores – por participantes de 170 países. Com este sucesso, que persiste em 2010, a Campanha Bilhões de Árvores fará uma contribuição substancial ao Ano Internacional da Biodiversidade com ações de conscientização sobre a importância da biodiversidade para o nosso bem-estar. As árvores desempenham um papel crucial como componentes fundamentais da biodiversidade que constitui a base das redes da vida e dos sistemas, permitindo-nos saúde, bens, alimentação, combustível e outros serviços ecossistêmicos dos quais a nossa vida depende. Elas ajudam a fornecer ar puro, água potável, solos férteis e um clima estável. As bilhões de árvores plantadas por meio do esforço coletivo dos participantes da Campanha contribuirão significativamente para a biodiversidade em todo o planeta.





Dicas Para o Plantio das Árvores


O tempo ideal para plantar uma árvore é durante a temporada de chuvas, nos trópicos e sub-trópicos, ou nas temporadas estagnadas , nas zonas temperadas, depois do caimento das folhas ou antes do floscescimento. Árvores que foram bem cuidadas no viveiro pode ser plantada durante a estação de crescimento. Cuidado próprio durante o plantio é essencial garantir um crescimento saudável. Preparação própria do terreno antes e durante o plantio, acompanhado com cuidados frequentes, permite o rápido estabeleciemnto de raízes pelas mudas nas novas localidades e superar o que é sabido como transplante de choque, um fenômeno que pode atrasar o crescimento e reduzir o vigor da árvore.Semementes podemser plantadas em viveiros de plantas ou em um cointainer de mudas (de preferencia biodegradáveis) preparados com uma mistura de areia, adubo composto e solo. As plantas precisarão de água antes e depois de germinar. Águe as plantas com menor frequência conforme a mudas crescem. Deixe as mudas na sombra e reduza a somra conforme elas crescem. Se você decidir plantar sementes, colete-as de uma área que tenha condições climáticas similares a área em que as árvores seram plantadas. Colete as sementes de árvores saudáveis.





Como plantar uma árvore
1.
Cave um buraco com pelo menos o dobro da largura da raiz para que ela possa crescer. Tire a árvore do coitainer em que se encontra, com cuidado corte as raízes quebradas e devagar tire a planta do saco ou vaso em que se encontra.
2.
Coloque a árvore no buraco em que será plantada. Levante sempre a árvore pela raiz e nunca pelo tronco. Espalhe as pontas da raiz para fora. Evite plantar a árvore muito fundo. Tenha certeza de que a linha do solo da árvore nova esteja mais alta que a superfície do buraco que a envolve.
3.
Jogue um pouco de terra no buraco da planta. Cheque a profundidade e ajuste se necessário. Confirme que a planta está reta. Encha o buraco suavemente mas com firmeza. Dê tapinhas no solo envolta da base da raiz.
4.
Não é recomendado usar fertilizante na hora do plantio. Ágüe a nova planta minuciosamente com um regador não muito forte para assentar o solo. Não estaque a árvore. Quanto mais rápido ela puder se manter sozinha, mais rápido se tornará forte.
5.
Forneça cuidados prévios. Proteja a árvore de pestes e doenças removendo plantas próximas que possam afetá-la. Remova ervas daninhas uma vez que estas competirão com com a raiz por ar e nutrientes. Proteja a árvore para que ela não seja destruída por animais.
6.
Se possível, plante as árvores de forma que elas não compitam por ar e nutrientes do solo e que o crescimento dos galhos seja encorajado. Cuidado com situações de seca, forneça água se necessário, especialmente durante os primeiros meses. Cuidado com o amarelamento da folhas. Mantenha sempre boa circulação de ar cortando galhos para que cresçam melhor e para evitar pestes e doenças.
Entre em contato com um arboricultor ou com uma organização não governmental próxima para receber conselhos de como cuidar de sua árvore. Para mais inrformações consulte os websites abaixo:
http://www.greenbeltmovement.org/






Nenhum comentário: