sexta-feira, 23 de outubro de 2009

STOCK CAR EM CURITIBA NESTE FINAL DE SEMANA!

A partir desta sexta-feira, o Autódromo Internacional de Curitiba ficará ainda mais verde. O motivo é o início da programação oficial da Corrida Verde, válida pela 9ª etapa da Copa Nextel Stock Car e abertura da Mobil Super Final, que definirá o campeão de 2009 da principal categoria do automobilismo.

Os pilotos Lucas Finger e Lico Kaesemodel plantam muda de árvore no parque Barigui, em Curitiba

A prova em Curitiba marca ainda a largada da categoria rumo à sustentabilidade, com a neutralização de carbono de todo o CO2 emitido pelo resultante da etapa e a reciclagem de resíduos, além de outras ações. A programação desta sexta-feira começa às 7h30min, com dois treinos para cada uma das divisões envolvidas, Copa Nextel, Copa Vicar, Stock Jr. e Pick Up Racing.Thiago Camilo, Thiago Marques, Popó Bueno e Ricardo Maurício recebem certificado por plantio de árvores

A Rede Globo de Televisão mostrará a Corrida Verde ao vivo para todo o país, a partir das 11h, dentro do Esporte Espetacular. A programação ainda prevê as outras três divisões da Stock Car, com a sétima etapa da Copa Vicar, a oitava da Stock Jr. e a sexta prova do ano da Pick Up Racing. Depois de oito provas, a Copa Nextel Stock Car dá início a sua fase decisiva com a Corrida Verde. A Mobil Super Final corresponde às quatro últimas provas, Curitiba, dia 25/10; Brasília, 8/11; Tarumã, 22/11; e São Paulo, 6/12, que definirão o campeão de 2009.

Os dez pilotos que seguem na briga e suas respectivas pontuações são estes: 1) Cacá Bueno (RJ), 235 pontos; 2) Valdeno Brito (PB), 223; 3) Thiago Camilo (SP), 221; 4) Átila Abreu (SP), 219; 5) Ricardo Mauricio (SP), 218; 6) Marcos Gomes (SP), 215; 7) Daniel Serra (SP), 212; 8) Allam Khodair (SP), 211; 9) Max Wilson (SP), 210; 10) Luciano Burti (SP), 207.
Na primeira prova desta temporada realizada em Curitiba, a vitória foi do paraibano Valdeno Brito, a RCM Motorsport (Peugeot), seguido pelo carioca Cacá Bueno, da Red Bull Racing (Peugeot), e o paulista Thiago Camilo, da Ipiranga Racing (Chevrolet).
Mesmo com o segundo maior contingente de pilotos da Stock Car, superado apenas por São Paulo, o Estado do Paraná não conseguiu colocar nenhum representante entre os 10 finalistas que começam a decidir o título na abertura dos playoffs neste domingo no Autódromo Internacional de Pinhais – Curitiba. Dos sete paranaenses consultados antes da abertura dos treinos da 9ª etapa, a maioria aposta que o atual líder Cacá Bueno (Red Bull) conquistará o tricampeonato.
Desde que o atual sistema de definição do campeão foi instituído em 2006, é a primeira vez que o Paraná está alijado da fase mais nobre da temporada. William Starostik, que defende a mesma organização de Cacá Bueno dirigida pelo diretor-técnico Andréas Mattheis, acredita os adversários terão um trabalho inglório pela frente. "O Cacá é... jogo duro”, diz Starostik. "Vou torcer pelo Ricardo Maurício, de quem fiquei muito amigo quando corremos juntos no ano passado, mas o favorito é o Cacá.”

Único piloto do estado a conquistar um título na Stock Car, David Muffato é outro que joga suas fichas no bi de 2006 e 2007. "Por tudo o que aconteceu até agora, acho que ele é o nome mais forte. Se der a lógica, o troféu será dele novamente. Mas minha torcida vai para o Thiago Camilo”, completa o campeão de 2003.

De volta ao campeonato depois de uma ausência de quatro provas, Tarso Marques também enxerga na constância o caminho que deverá levar Cacá a mais uma conquista. No entanto, aponta um obstáculo perigoso. "Thiago Camilo tem o melhor carro, e não é de agora. É também um grande piloto. De repente, pode atropelar nesta reta final”, observa Tarso, que não tem qualquer preferência entre os colegas.

Também originário da Fórmula 1, Ricardo Zonta faz análise similar à de Tarso e igualmente não manifesta torcida por ninguém. "Cacá é o mais regular e, portanto, é o piloto com maiores chances”. Lico Kaesemodel faz fé no companheiro de equipe. "Tenho de torcer pelo Átila Abreu, mas não dá para apontar um favorito. Basta lembrar que o campeonato está bastante equilibrado, com oito vencedores diferentes até agora.”

Atual campeão, Ricardo Maurício leva o voto de Alceu Feldmann. "Acho que o Ricardinho é o melhor piloto da Stock Car. Thiago Camilo também seria um campeão legítimo, porque vem num momento bom. Como sou amigo de todos, ficarei contente independentemente de quem seja o campeão.”
Com a segunda colocação no início da decisão, o paraibano Valdeno Brito foi mencionado por Ricardo Sperafico. "A constância será fundamental, e por isso acho que o Valdeno tem grandes possibilidades”, destacou.

Os ingressos da 9ª Etapa já estão à venda. A arquibancada custa R$ 26,00 e o passe de visitação, R$ 55,00. Os ingressos podem ser adquiridos na hora ou nos pontos de venda relacionados no site da Stock Car: http://stockcar.globo.com/index.php/ingressos-e-pontos-de-venda-9%C2%AA-etapa-curitibapr/
A categoria vem para Curitiba completa, com a Copa Nextel, Pick-up Racing, Copa Vicar e Stock Jr.

Fotos no Parque Barigui: Fernanda Freixosa

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala meu grande e estimado amigo Renato. Amanhã estarás na corrida da SMEL?
Tudo bem por aí?
Esperamos que sim...
Muito boa a postagem, como sempre.!! Um abração!!

Tuco –Treinando para superar a barreira dos 42K!!
Curitiba- PR
http://tcprojetotriathlon.blogspot.com/