segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Festa da primavera no Parque Barigui

Ocorre nos dias 10, 11 e 12 de outubro, em Curitiba, a famosa festa da primavera da comunidade japonesa, o 18.º Haru Matsuri. A festa vai acontecer no pavilhão de exposições do Parque Barigui, em Curitiba. O início da primavera no Japão coincide com a brasileira, é a época em que as árvores afloram e formam um belo colorido, como em Curitiba. A flor símbolo do Japão é o crisântemo, embora a mais popular seja a flor de cerejeira sakura.

O evento é promovido pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba e pela Comunidade Nipo-brasileira de Curitiba. Para o presidente da Associação, Jorge Yamawaki, a festa é muito significativa para a divulgação da cultura japonesa no Paraná. E a receptividade do público é tanta que cerca de 80% das pessoas que foram à festa no ano passado não era descendente. "Acredito que os curitibanos gostam mais da gastronomia japonesa. E a festa tem o objetivo de divulgar todos os nossos costumes e tradições", comentou.Um dos grandes destaques do Haru Matsuri deste ano é um festival de arte chamado de Gueinosai, que ocorrerá no dia 11. Serão cerca de 200 artistas do norte do Paraná que virão para Curitiba apresentar um pouco da cultura japonesa por meio da dança, teatro e canto. O evento é itinerante, e este ano ocorrerá na capital. "Estamos na expectativa quanto ao público neste ano, já que segunda-feira é feriado e muita gente pode viajar. Então estamos ansiosos", comentou Yamawaki.
Outra importante atração na festa deste ano será o cantor maringaense Joe Hirata. Ele se tornou conhecido depois que venceu um concurso de karaokê no Japão, em 1994. Hoje ele interpreta canções sertanejas e românticas de famosos cantores brasileiros, como Bruno e Marrone, Zezé de Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, Daniel, Edson e Hudson, Chitãozinho e Chororó, entre outros. Além destas atrações, o Haru Matsuri ainda traz as tradicionais barracas com comidas típicas (que vendem sukiyaki, yakisoba, sushi, sashimi, tempura, entre outros); o artesanato japonês (origamis, kirigamis e bonsais, por exemplo). Cerca de 1.500 voluntários deverão se envolver com a festa.
O Haru Matsuri ocorre há 18 anos. Foi idealizado pelo jornalista Claudio Seto (falecido em 2008), que trabalhou em O Estado por muitos anos. Por isso, esta edição do Haru Matsuri fará uma homenagem a Seto.
Programação

O mês de outubro é todo dedicado à cultura japonesa, em Curitiba. Porém, quem quer visitar uma exposição de ikebana (arranjos florais) deve se apressar, pois hoje é o último dia. A exposição ocorre no salão de exposição do Jardim Botânico, em Curitiba, e a entrada é franca. A exposição é de alunos de três escolas de ikebana de Curitiba: a Academia Sangetsu, a Associação Cultural Ikebana Ohara-ryu de Curitiba e o Instituto Paranaense de Ikebana Ikenobo América do Sul. Nos dias 10 e 11, paralelamente ao Haru Matsuri, vários workshops de origami serão disponibilizados pelo Consulado Japonês no parque Barigui, todos gratuitos. Além disso, também haverá exposição de bonecas, maquetes de castelos e brincadeiras (e também distribuição de brindes). Com exceção do Haru Matsuri, todos os outros eventos têm entrada gratuita. Uma das responsáveis pelo Consulado, Yuka Iwanami, explicou que o objetivo dos eventos é divulgar a cultura japonesa, que é tão forte no Paraná. "Os 100 anos da imigração japonesa, no ano passado, fizeram com que o curitibano tenha cada vez mais curiosidade sobre a nossa cultura. Com os eventos, queremos continuar com esse entusiasmo e fazê-lo despertar em um número cada vez maior de pessoas. Vamos aproveitar esse momento", disse.

Outros eventos também compõem o mês de outubro dos japoneses, em Curitiba, como o encontro com Jun Okamura, um documentarista do Japão radicado no Brasil (no dia 18 de outubro); e a Mostra de Cinema de Comédia Japonesa, que vai ocorrer entre os dias 26 de outubro e 1.º de novembro. Serão oito filmes, todos com legenda em português.

Haru Matsuri (festival da primavera). De 10 a 12 de outubro, no pavilhão de exposições do Parque Barigui. Nos dias 10 e 11, das 10h às 22h; e no dia 12, das 11h às 18h. Entrada custa R$ 5 (R$ 1 de bônus para alimentação).

Fonte: www.parana-online.com

Nenhum comentário: