terça-feira, 20 de outubro de 2009

ROBOTEC FAIR 2009 NO PARQUE BARIGUI

O presente e o futuro se unem na maior feira de tecnologia da América do Sul, Robotec Fair 2009 Feira Internacional de Robótica e Tecnologia ( www.robotecfair.com.br ), acontece de 21 a 25 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui, em Curitiba, Paraná.

Realizado pelo Instituto Origem ( origem.org ), o objetivo do evento é apresentar ao público as tecnologias que estão sendo desenvolvidas por centros de pesquisa, instituições de ensino e empresas, procurando aumentar interesse de mais pessoas para o tema.

Durante a Robotec Fair, o público poderá participar de palestras e oficinas e interagir com robôs comerciais e experimentais. Entre as atrações está o NAO , um robô humanóide fabricado pela empresa francesa Aldebaran Robotics, que funciona através da conexão Wi-Fi e tem 55 centímetros de altura. Equipado com sistema de reconhecimento de voz, câmera de vídeo e mãos capazes de manipular objetos, o humanóide passeará pela feira para interagir com o público.

Os visitantes também poderão se sentir em um filme dos Transformers. Isso porque poderão assistir a uma exibição do Robocar ( superrobocar.com ), automóvel que se transforma em um robô com 6 metros de altura. Numa apresentação cheia de efeitos especiais, o sistema eletromecânico, acionado automaticamente, realiza a abertura lateral do veículo. Em seguida, a elevação do equipamento começa a caracterizar um robô gigante com pernas, pés, braços e cabeça.

Profissionais conceituados, integrantes de quadros docentes de importantes instituições de ensino do País, estarão presentes na coordenação do evento, com objetivo de proporcionar oportunidades de interação e de conhecimentos sobre as novas tecnologias e robótica. Entre os convidados estão os professores Alexandre da Silva Simões ( UNESP ), Jackson Paul Matsuura ( ITA ), Marcelo Nicoletti Franchi ( UNESP ), além de Esther Luna Colombini ( ITA ), todos experts na área de robótica e tecnologia.

Haverá ainda um espaço de negócios, destinado a empresas públicas e privadas, para exposição e comercialização de produtos e serviços ligados à tecnologia, com intuito de divulgar as novidades e tendências de mercado.
Fonte: www.robotecfair.com.br

Nenhum comentário: