quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Diga não ao cigarro! Abaixo a bituca!

Comprovadamente, o cigarro foi a pior invenção do homem. Considerada a maior arma química de destruição em massa, existe uma estimativa, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de que no ano de 2020, o tabaco irá causar a morte de 10 milhões de pessoas.
Um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo, o cigarro comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão. Satisfeitos, os fabricantes comemoram o resultado de suas vendas, esquecendo de um detalhe: seus consumidores morrem um por um.
O tabagismo constitui-se em sério problema para a vida de seus usuários, afetando em muito a saúde dos fumantes, bem como das pessoas que com eles convivem em ambientes poluídos pela fumaça. Como se não bastasse o mal que causa às pessoas, o cigarro também prejudica o meio ambiente.
Muitos viciados acabam adquirindo o péssimo hábito jogar as pontas do cigarro em vias públicas. Com até setecentos aditivos usados em sua fabricação, esses filtros são extremamente prejudiciais à natureza. Segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, o IBAMA, as pontas de cigarros acessas podem provocar queimadas e matar animais, que, ao confundi-la com alimento, as ingerem e morrem por asfixia e envenenamento.
As pontas de cigarro, são pequenas e não agridem visualmente tanto quanto uma garrafa ou uma latinha jogada no chão, que, geralmente, são recolhidas pelos catadores de lixo e agentes de limpeza. Já as bitucas passam despercebidas. Elas dão trabalho para ser removidas, e há necessidade de uma limpeza mais eficaz.
O cigarro já causa danos ao meio ambiente antes de sua fabricação, já que 50 árvores são derrubadas por minuto (25 milhões por ano), utilizadas como comburente e para abastecer perto de 110 mil fornos no processo de secagem da folha de tabaco. O tempo de degradação dos filtros na natureza varia de acordo com o local onde foi jogado, podendo variar de três meses a cinco anos. Para a produção do filtro, são necessárias misturas feitas com acetato, ao qual se aplica ácido sulfúrico. Esses componentes são liberados na natureza, misturados à água e a terra. Os cigarros são compostos de misturas de nicotina, alcatrão, ácido cianídrico, compostos aromáticos, sais de polônio e chumbo. "O fogo acelera o processo de dissociação dos elementos do cigarro, transformando essas substâncias em outras, o que libera fenóis que absorvidos pela célula, e se agrupam, formando ‘radicais livres’. Com o acúmulo de radicais livres, formam-se as células cancerosas. Observe que existem no mercado os cigarros piratas, feitos no fundo de quintal de algumas cidades fronteiriças, e que ficam fora de inspeção sanitária. Eles contêm sustâncias desconhecidas, mas com grande quantidade de impurezas, entre as quais, os coliformes fecais".
Saber, todo mundo sabe: tabagismo causa danos à saúde humana. Mas, será que as pessoas têm consciência de que o cigarro também faz mal à natureza? Diga não ao cigarro! Abaixo a bituca! Parar de fumar é o melhor presente que você pode se dar! E o nosso belo Parque Barigui agradece!

Um comentário:

Unknown disse...

Muitas novidades na gerra contra a bituca!!!!Projeto da Ver. Noemia Rocha de Curitiba promete multar quem jogar bitucas no chão!!!

http://www.noemiarocha.com.br/site/ver.php?id=100&grupo=3

Ultima Reportagem:

http://www.redemassa.com.br/noticias.php?id_noticia=2603&plantao=1