terça-feira, 13 de outubro de 2009

Encontro de fisioterapia discute ações para saúde infantil

Os bebês de risco estão entre as prioridades de atendimento dos fisioterapeutas da Secretaria Municipal da Saúde, reunidos desde o início desta terça-feira (13), no salão de atos do parque Barigui, para o V Encontro de Fisioterapia em Saúde Coletiva. O eventofoi aberto pelo vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci. Ele está atraindo cerca de trezentos participantes interessados em se atualizar sobre a importância da área para o desenvolvimento infantil e segue até o final da tarde.
"O trabalho dos fisioterapeutas é um aliado de peso na promoção da qualidade de vida e redução da mortalidade entre menores de 1 ano de vida porque tanto nos esforçamos", disse. Luciano Ducci foi o responsável pela instituição, em 2001, do trabalho dos fisioterapeutas como estratégia de promoção da saúde coletiva.
Na abertura do evento, Luciano Ducci entregou ao representante do Hospital Erasto Gaertner, César Costa, caixas de leite longa vida e copos descartáveis doadas pelos participantes no ato da inscrição. Também recebeu do representante da Casa do Oxigênio, Fernando Zannata, um oxímetro - aparelho que mede a concentração de oxigênio na corrente sanguínea.
Exemplo - A dona-de-casa Ana Paula da Silva Rosalém, usuária da Unidade de Saúde Umbará II, na Regional Bairro Novo, conhece a importância do trabalho dos fisioterapetas. Foi também graças a ele que Mariana, sua única filha, pôde superar o atraso de desenvolvimento decorrente de um parto complicado.
Durante até três vezes por semana, ao longo de sete meses, mãe e bebê receberam a visita da fisioterapeuta Sandra Regina Lesinhowski Lara. O objetivo era estimular a criança a fazer movimentos como rolar e sentar mas mas também ensinar a mãe a fazer os mesmos exercícios no bebê nos demais dias da semana. O trabalho só terminou quando Mariana começou a andar, com 1,3 ano. A menina tem hoje 1,9 ano e superou, com a ajuda da fisioterapia, com sucesso seu primeiro desafio.
"É o detalhe importante que pode evitar a extinção de uma vida muito antes da capacidade original do organismo ou garantir que esse organismo tenha condições de potencializar suas possibilidades", disse o presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria, Aristides Schier da Cruz, resumindo o papel da atividade.
Além de Cruz, também compuseram a mesa de abertura da solenidade a representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Vera Lúcia Israel; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luís Tadeu Seidl Bernardina; representante do Instituto Curitiba de Saúde, Emilia Belinati; coordenadora da área de Fisioterapia na Secretaria Municipal da Saúde, Cláudia Schneck de Jesus; e presidente da comissão organizadora do evento, Cléverson Fragoso.
Atribuições - O fisioterapeuta é o profissional que, atuando ao lado dos médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e professores de Educação Física integrantes dos núcleos de apoio em atenção primária à saúde (Naaps), oferece atendimento clínico e atividades de promoção em saúde aos usuários das unidades da rede municipal do setor. A atividade está comemorando quarenta anos este ano.
A rede municipal de saúde conta com 42 fisioterapeutas, além dos que atuam em quatro serviços específicos para bebês de risco (prematuros), três escolas municipais para alunos portadores de necessidades especiais e dez clínicas de fisioterapia. Além da atenção aos bebês de risco, a partir das unidades de saúde eles também promovem oficinas, visitas domiciliares e atividades coletivas para pacientes idosos. Em 2008 os fisioterapeutas da Prefeitura realizaram 12.955 atividades coletivas, 47.737 consultas e 1864 visitas domiciliares.
Os pequenos pacientes chegam a eles por meio dos pediatras, para consultas individuais e orientação dos pais e demais responsáveis. Nesses casos, os fisioterapeutas também atuam lado a lado com os farmacêuticos, a quem cabe orientar o uso correto da medicação. Outros públicos - como idosos, gestantes e hipertensos - têm acesso aos seus serviços por meio das reuniões periódicas dos grupos específicos, para atividades de promoção em saúde.

Nenhum comentário: