sexta-feira, 30 de outubro de 2009

BPVMA participará do Encontro de Viaturas Militares Antigas no Barigui

Fundada em 27 de setembro de 2005, a BPVMA - Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas, é uma entidade civil que congrega colecionadores de viaturas militares antigas, tendo sua sede na cidade de Curitiba e contando com associados em diversas cidades do Estado do Paraná e Santa Catarina.
Filiada a ABPVM que é a Associação Brasileira dos Preservadores de Viaturas Militares a qual congrega os clubes a nível nacional, tem a BPVMA um total aproximado de 45 viaturas, das quais quase 30 dentre autopropulsadas e autorebocadas permanecem sitiadas na cidade de Curitiba, sob guarda de seus proprietários.

A Brigada Paranaense promove um evento anual denominado EXPO BPVMA DIA DA VITÓRIA, que é realizado no mês de maio na Praça do Expedicionário em homenagem ao termino da II Guerra Mundial e Vitória das Forças Aliadas. O evento dura o final de semana inteiro, com exposição de viaturas, comboio com os veteranos pela cidade, solenidade e acampamento militar.

Neste mês de novembro, como parte do calendário oficial de eventos da cidade de Curitiba, a BPVMA participa no Parque Barigui das edições anuais do EBVMA - Encontro Brasileiro de Viaturas Militares Antigas, organizado pela Associação Brasileira e que recebe os clubes de vários estados, totalizando mais de 80 viaturas em exposição.
Das demais atividades que participamos, incluem-se representações em solenidades cívico militares a convite das Forças Armadas, em especial o Exército Brasileiro, sendo a comemoração principal o desfile militar de 7 de setembro, assim como participa também de eventos gerais de automobilismo antigo, acampamentos, expedições e ações de fins filantrópicos.
A BPVMA originalmente era composta em sua maioria por ex-oficiais e praças reservistas das Forças Armadas e atualmente bastante diversificada, precisando apenas que o candidato a sócio possua uma viatura militar antiga restaurada ou em fase de restauração. A Brigada é administrada por um quadro de quatro diretores sendo o atual presidente o Sr. Luiz Roberto Lucio Soares.
A missão principal da congregação é a preservação da história da motomecanização militar brasileira, mantendo assim o Museu Vivo de Viaturas Militares que é um trabalho originário de um dos clubes do Estado do Rio de Janeiro (CVMARJ) e assinadas entre a ABPVM e a DAC - Diretoria de Assuntos Culturais do Exército.

Constitui-se também como missão estatutária da Brigada homenagear os ex-combatentes da FEB - Força Expedicionária Brasileira e veteranos de demais Missões de Paz Brasileiras no exterior, assim como a difusão e manutenção dos valores cívicos brasileiros.
Conhecida no âmbito dos clubes de preservadores como a "TREME TERRA", tem seu lema e palavra de ordem o provérbio latin "AD SUMMUS" que significa "Aos mais altos pontos".
O BPVMA ESTARÁ PRESENTE NO 5º ENCONTRO BRASILEIRO DE VIATURAS MILITARES ANTIGAS, NO PARQUE BARIGUI, QUE VAI ATÉ SEGUNDA FEIRA, DIA 02 DE NOVEMBRO!

Nenhum comentário: