domingo, 29 de março de 2009

ESCOTEIROS DO PARQUE BARIGUI

Essa é a Lei Escoteira e é com este conjunto de regras que transformamos crianças em cidadãos

O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
O Escoteiro é leal.
O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
O Escoteiro é cortês.
O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
O Escoteiro é obediente e disciplinado.
O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
O Escoteiro é limpo de corpo e alma.
A maioria das pessoas acredita que um escoteiro apenas anda com um bonito uniforme, cumpre todos os dias uma boa ação e passa os fins-de-semana acampando. Com certeza, o Escoteiro faz muito mais do que isso. O Escotismo é um movimento com o objetivo de complementar a educação do jovem, ou seja, faze-lo aprender alguns conceitos importantes para sua vida em um lugar diferente de sua casa ou escola.
GRUPOS ESCOTEIROS? O QUE SÃO?
Os grupos escoteiros são organizações onde o Método Escoteiro é desenvolvido, sem fins lucrativos, sem envolvimento partidário e desligadas de qualquer organização governamental. As pessoas que trabalham neles não são remuneradas e exercem este trabalho voluntariamente. No Escotismo não existe distinção de cor, credo ou classe social. Os grupos escoteiros geralmente estão situados em organizações militares, escolas e igrejas e estão subordinados a União dos Escoteiros do Brasil, cuja sede fica em Curitiba.
REUNIÕES E ACAMPAMENTOS
O Escotismo normalmente ocupa o tempo livre dos jovens e por isso as atividades quase sempre ocorrem aos sábados e os acampamentos nos finais de semana e feriados. Existem, porém, grupos que se reúnem durante a semana. Os gastos com o escotismo são relativamente baixos, eles consistem basicamente da mensalidade do grupo escoteiro, que cobre as despesas organizacionais do grupo; da matrícula na UEB, que mantém a União dos Escoteiros do Brasil e proporciona que a mesma ofereça cursos e outras atividades relacionadas com o escotismo; do custo do uniforme; das taxas de acampamentos e atividades, que são cobradas para custear a alimentação e o transporte do jovem nestas atividades e de contribuições esporádicas elaboradas pelos próprios escoteiros.
FINALMENTE: SE TORNANDO UM ESCOTEIRO!!!!!
Para se tornar um Escoteiro, inicialmente deve-se procurar um grupo próximo a sua casa e informar-se sobre a existência de vagas. Após isso, o jovem passa a comparecer as reuniões para ir aos poucos conhecendo e se acostumando ao cotidiano de um Escoteiro. Se o jovem se sentir bem e quiser continuar no Movimento, os pais devem preencher um cadastro e o jovem é oficialmente admitido no Grupo fazendo parte, então, da Fraternidade Escoteira.
ENCONTRANDO UM GRUPO
Muitas vezes, jovens que tem interesse em participar do Escotismo, acabam não o fazendo por não conhecerem grupos na sua cidade ou regiões próximas. Se não tiver ninguém que indique algum grupo, você pode entrar em contato com a Direção Nacional da União dos Escoteiros do Brasil (www.escoteiro.com.br/comunidade/grupo/) e solicitar informações sobre grupos na sua cidade.
NO PARQUE BARIGUI EXISTEM DOIS GRUPOS DE ESCOTEIROS:
GRUPO DE ESCOTEIRO SAO JUDAS TADEU - Rua Dr. Aluizio França, 1225 - fone: (41) 3336-3996

GRUPO DE ESCOTEIRO TAPEJARA - Avenida Manoel Ribas, 2727 - fone: (41) 3336-6128

Nenhum comentário: