sexta-feira, 20 de março de 2009

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: No reencontro, Juliana e Larissa avançam às quartas em Curitiba

A capital paranaense ficará marcada na história da dupla Juliana/Larissa (CE/PA) como o cenário do recomeço. Nesta SEXTA-FEIRA (20.03), na arena montada no Parque Barigui, a parceria voltou a disputar uma competição oficial junta depois de oito meses. E logo no retorno, duas vitórias garantiram a dupla nas quartas-de-final da etapa de Curitiba do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia .
Depois de vencer as gêmeas cariocas Mariana e Fernanda Pladema por 2 sets a 1 (18/9, 16/18 e 15/9), a dupla assegurou a classificação ao superar a jovem dupla Neide/Bárbara Seixas (AL/RJ), por 2 sets a 0 (18/6 e 19/17). Neste SÁBADO (21.03), a programação de jogos na arena montada no Parque Barigui será iniciada às 8h, com os jogos da repescagem. Na sequência, acontecerão as partidas válidas pelas oitavas, quartas e semifinais. No DOMINGO (22.03), último dia de jogos na capital paranaense, serão realizadas as finais e disputas de terceiro lugar.
Apesar de esta ser a primeira etapa ao lado de Juliana em 2009, Larissa lembra que as duas voltaram a treinar juntas em janeiro. “Sabemos que as dificuldades que teremos pela frente serão grandes. Conheço a Juliana muito bem e cada uma sabe o que pode cobrar da outra. Ela ainda está fora de ritmo de jogo e precisaremos de um tempo para nos readaptarmos. Mesmo assim, nosso objetivo é o mesmo de todas as etapas de sempre: subir no pódio”, diz a paraense.
Para Juliana, o que todos estão chamando de recomeço é um começo. “É como se eu estivesse começando agora. Os lugares são os mesmos e as adversárias também, mas o espírito e a motivação são grandes demais. Considero um começo tudo o que está acontecendo comigo. Esta volta foi maravilhosa”, declara Juliana, que marcou o último ponto da vitória diante de Bárbara Seixas/Neide com uma largadinha no contra-ataque.

Sem Juliana, Larissa defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim ao lado de Ana Paula (MG). Em seguida, foi tetracampeã do Circuito Banco do Brasil, ao lado de Vivian (PA). Nesta temporada, Larissa escolheu Sandra Pires (RJ) para jogar as duas primeiras etapas.
Após as duas vitórias, Larissa não escondeu a felicidade de poder voltar a jogar com a antiga parceira. “É maravilhoso. Com a Juliana, posso ser eu mesma. Já nos conhecemos muito bem e sei o que posso cobrar e o que tenho em troca. E isso é recíproco”, desabafa a capixaba, que esbravejou, sorriu, lamentou e comemorou durante os jogos ao lado de Juliana.
Além de Juliana/Larissa, outras três parcerias femininas estão garantidas nas quartas-de-final da etapa paranaense: Talita/Maria Elisa (AL/PE), Maria Clara/Carolina (RJ) e Renata/Val (RJ). Também invictas no primeiro dia de jogos, Cida/Érica Freitas (SE/MG) e Izabel/Chell (PA/DF) iniciarão a fase eliminatória nas oitavas.
Por outro lado, doze duplas terão que disputar pelo menos mais uma partida, a partir da repescagem: Camila/Thati (RJ/PB), Luana/Lili (ES), Ângela/Vivian (DF/PA), Érika/Elaine (RN/PE), Cris/Andrezza (SP/AM), Sandra Mathias/Júlia (RJ), Neide/Bárbara Seixas (AL/RJ), Naiana/Luciana (CE), Shaylyn/Fabí (CE/PB), Lívia/Nina (RJ), Taiana/Elize Maia (CE/ES) e Semírames/Michelle Carvalho (ES/RJ).

Ricardo e Emanuel estão nas quartas

Os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel (BA/PR) também passaram invictos pelo primeiro dia de disputas na arena montada no Parque Barigui. A parceria campeã olímpica em 2004 obteve duas vitórias e garantiu vaga nas quartas-de-final da competição.
Na primeira rodada, a dupla campeã do Circuito Banco do Brasil 2008 derrotou os capixabas Júlio e Juliano por 2 sets a 0, parciais de 18/10 e 18/16. Na segunda partida, bateu os paraibanos e parceiros de treinos Jorge e Renatão por 2 sets a 1 (18/15, 16/18 e 15/13).
“Jogar contra o Jorge e o Renatão é sempre complicado, pois nos conhecemos muito bem. Aqui em Curitiba, onde acabo tendo uma responsabilidade maior de vitória, é um desafio a mais. O Ricardo esteve muito bem e me deixou mais confortável na quadra. Ele mostrou uma vontade de vencer incrível”, comenta Emanuel, que não se incomoda com o fato de a dupla ainda não ter disputado finais no Circuito Banco do Brasil 2009.
“Nosso planejamento é voltado mais para frente. Estamos cumprindo a programação à risca e acredito que evoluímos bastante em relação às duas primeiras etapas. Estamos conseguindo realizar algumas ações que não vínhamos fazendo. Aos poucos chegaremos onde queremos”, finaliza o paranaense, que contou com o apoio de pais, tios, amigos e da esposa, a ex-jogadora Leila, na arena em Curitiba.
Além de Ricardo/Emanuel, outras cinco parcerias masculinas passaram invictas pelo primeiro dia do torneio principal da etapa paranaense: Pedro Cunha/Pedro Solberg (RJ), Alison/Harley (ES/DF), Márcio/Fábio Luiz (CE/ES), Billy/Bruno Schmidt (ES/DF) e Fábio Guerra/Ferramenta (RJ). As três primeiras duplas estão nas quartas-de-final, enquanto as duas restantes estão garantidas nas oitavas.
Doze parcerias fecharam o dia com uma vitória e uma derrota e iniciarão o sábado na repescagem: Pará/Bernardo (RJ), Hevaldo/Benjamin (CE/MS), Moisés/Rodrigo Saunders (BA/CE), Raphael/Arthur (PR), Renatão/Jorge (PB), André/Zé Írio (AM/MS), Bruno/Magalhães (AM/ES), Xuxo/Tiago (SP/BA), Franco/Nalbert (CE/RJ), Nelsinho/Keko (SC), Adriano/Fabiano (PE) e Beto Pitta/Lipe (RJ/CE).

Maria Elisa e Talita em busca do terceiro título consecutivo

Dupla primeira colocada no ranking brasileiro, Maria Elisa/Talita chegou à Curitiba com a possibilidade de garantir o terceiro título na terceira etapa do ano. E a parceria começou o primeiro dia de disputas com duas vitórias. No primeiro desafio, superou Mirlena Santos/Júlia Schmidt (AM/ES) por 2 sets a 0 (18/13 e 18/10). À tarde, novo resultado positivo pelo mesmo placar, só que desta vez diante de Shaylyn/Fabí (CE/PB), parciais de 18/11 e 18/10.
Mais experiente, Talita fez questão de destacar o bom momento que a dupla vive. “Foi uma união que deu certo. Estamos em evolução. Durante estes dois jogos de hoje, vimos o quanto estamos empenhadas. Não tem bola perdida para nosso time. No início do ano faltava técnica e ritmo para a dupla, mas agora estamos crescendo a cada partida. Mas estamos com os pés no chão. Mas vencer e evoluir tecnicamente nos motiva bastante”, destaca Talita, que nos Jogos Olímpicos de Pequim defendeu o Brasil ao lado de Renata (RJ), e terminou na quarta colocação.
No entanto, Talita lembra que a cada etapa o Circuito Banco do Brasil fica mais disputado. “Nossa dupla melhora a cada partida e as outras também estão evoluindo. Além disso, como estamos vencendo neste começo, as outras parcerias marcam mais o nosso jogo. Mesmo assim, estamos mais seguras a cada confronto”, diz Talita, que ficou feliz com o retorno de Juliana/Larissa.
“É muito bom poder ver Juliana/Larissa de volta. Seja no Circuito Banco do Brasil ou no Mundial elas são sempre o time a ser batido. É claro que a Juliana precisa ganhar ritmo de jogo, mas um confronto com elas já é bastante esperado”, completa.
Billy e Bruno Schmidt sonham com outra final
Finalistas da etapa de Santa Maria (RS), a segunda da temporada 2009 do Circuito Banco do Brasil, o capixaba Billy e o brasiliense Bruno Schmidt seguem vivendo bom momento. Nesta sexta, a dupla venceu as duas partidas do dia: 2 sets a 0 (18/15 e 22/20) contra Raphael/Arthur (PR) e 2 sets a 1 (18/15, 24/26 e 15/11) diante de Moisés/Rodrigo Saunders (BA/CE).
Sobrinho do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt e campeão mundial Sub-21 de 2006, Bruno Schmidt acredita que a motivação pode levar a dupla a conquistar bons resultados na temporada.
“Estamos entrando na terceira temporada da dupla, mas parece que formamos a parceria agora. Estamos muito empolgados pelos bons resultados do começo do ano e isso tem jogado a nosso favor”, conta o brasiliense, satisfeito com o desempenho da dupla no primeiro dia de jogos em Curitiba.
”Para quem quer ser campeão, como nós, é fundamental vencer os dois jogos de sexta-feira. Evitar a repescagem evita um desgaste maior, o que no fim do dia pode representar uma grande vantagem”, conclui.
Todos os resultados da etapa paranaense estão disponíveis no site:
http://www.cbv.com.br/cbv2008/cbbvp/etapas.asp?et=3
Fotos disponíveis no site:
http://www.cbv.com.br/cbv2008/imprensa/abrir.asp?id=312
Mais informações,
Assessoria de Imprensa - CBV(21) 2114-7245 - 46 - 47 - imprensacbv@volei.org.br

Nenhum comentário: