

Apesar de esta ser a primeira etapa ao lado de Juliana em 2009, Larissa lembra que as duas voltaram a treinar juntas em janeiro. “Sabemos que as dificuldades que teremos pela frente serão grandes. Conheço a Juliana muito bem e cada uma sabe o que pode cobrar da outra. Ela ainda está fora de ritmo de jogo e precisaremos de um tempo para nos readaptarmos. Mesmo assim, nosso objetivo é o mesmo de todas as etapas de sempre: subir no pódio”, diz a paraense.
Para Juliana, o que todos estão chamando de recomeço é um começo. “É como se eu estivesse começando agora. Os lugares são os mesmos e as adversárias também, mas o espírito e a motivação são grandes demais. Considero um começo tudo o que está acontecendo comigo. Esta volta foi maravilhosa”, declara Juliana, que marcou o último ponto da vitória diante de Bárbara Seixas/Neide com uma largadinha no contra-ataque.

Após as duas vitórias, Larissa não escondeu a felicidade de poder voltar a jogar com a antiga parceira. “É maravilhoso. Com a Juliana, posso ser eu mesma. Já nos conhecemos muito bem e sei o que posso cobrar e o que tenho em troca. E isso é recíproco”, desabafa a capixaba, que esbravejou, sorriu, lamentou e comemorou durante os jogos ao lado de Juliana.
Além de Juliana/Larissa, outras três parcerias femininas estão garantidas nas quartas-de-final da etapa paranaense: Talita/Maria Elisa (AL/PE), Maria Clara/Carolina (RJ) e Renata/Val (RJ). Também invictas no primeiro dia de jogos, Cida/Érica Freitas (SE/MG) e Izabel/Chell (PA/DF) iniciarão a fase eliminatória nas oitavas.
Por outro lado, doze duplas terão que disputar pelo menos mais uma partida, a partir da repescagem: Camila/Thati (RJ/PB), Luana/Lili (ES), Ângela/Vivian (DF/PA), Érika/Elaine (RN/PE), Cris/Andrezza (SP/AM), Sandra Mathias/Júlia (RJ), Neide/Bárbara Seixas (AL/RJ), Naiana/Luciana (CE), Shaylyn/Fabí (CE/PB), Lívia/Nina (RJ), Taiana/Elize Maia (CE/ES) e Semírames/Michelle Carvalho (ES/RJ).
Ricardo e Emanuel estão nas quartas
Os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel (BA/PR) também passaram invictos pelo primeiro dia de disputas na arena montada no Parque Barigui. A parceria campeã olímpica em 2004 obteve duas vitórias e garantiu vaga nas quartas-de-final da competição.
Na primeira rodada, a dupla campeã do Circuito Banco do Brasil 2008 derrotou os capixabas Júlio e Juliano por 2 sets a 0, parciais de 18/10 e 18/16. Na segunda partida, bateu os paraibanos e parceiros de treinos Jorge e Renatão por 2 sets a 1 (18/15, 16/18 e 15/13).
“Jogar contra o Jorge e o Renatão é sempre complicado, pois nos conhecemos muito bem. Aqui em Curitiba, onde acabo tendo uma responsabilidade maior de vitória, é um desafio a mais. O Ricardo esteve muito bem e me deixou mais confortável na quadra. Ele mostrou uma vontade de vencer incrível”, comenta Emanuel, que não se incomoda com o fato de a dupla ainda não ter disputado finais no Circuito Banco do Brasil 2009.
“Nosso planejamento é voltado mais para frente. Estamos cumprindo a programação à risca e acredito que evoluímos bastante em relação às duas primeiras etapas. Estamos conseguindo realizar algumas ações que não vínhamos fazendo. Aos poucos chegaremos onde queremos”, finaliza o paranaense, que contou com o apoio de pais, tios, amigos e da esposa, a ex-jogadora Leila, na arena em Curitiba.
Além de Ricardo/Emanuel, outras cinco parcerias masculinas passaram invictas pelo primeiro dia do torneio principal da etapa paranaense: Pedro Cunha/Pedro Solberg (RJ), Alison/Harley (ES/DF), Márcio/Fábio Luiz (CE/ES), Billy/Bruno Schmidt (ES/DF) e Fábio Guerra/Ferramenta (RJ). As três primeiras duplas estão nas quartas-de-final, enquanto as duas restantes estão garantidas nas oitavas.
Doze parcerias fecharam o dia com uma vitória e uma derrota e iniciarão o sábado na repescagem: Pará/Bernardo (RJ), Hevaldo/Benjamin (CE/MS), Moisés/Rodrigo Saunders (BA/CE), Raphael/Arthur (PR), Renatão/Jorge (PB), André/Zé Írio (AM/MS), Bruno/Magalhães (AM/ES), Xuxo/Tiago (SP/BA), Franco/Nalbert (CE/RJ), Nelsinho/Keko (SC), Adriano/Fabiano (PE) e Beto Pitta/Lipe (RJ/CE).
Maria Elisa e Talita em busca do terceiro título consecutivo
Dupla primeira colocada no ranking brasileiro, Maria Elisa/Talita chegou à Curitiba com a possibilidade de garantir o terceiro título na terceira etapa do ano. E a parceria começou o primeiro dia de disputas com duas vitórias. No primeiro desafio, superou Mirlena Santos/Júlia Schmidt (AM/ES) por 2 sets a 0 (18/13 e 18/10). À tarde, novo resultado positivo pelo mesmo placar, só que desta vez diante de Shaylyn/Fabí (CE/PB), parciais de 18/11 e 18/10.
Mais experiente, Talita fez questão de destacar o bom momento que a dupla vive. “Foi uma união que deu certo. Estamos em evolução. Durante estes dois jogos de hoje, vimos o quanto estamos empenhadas. Não tem bola perdida para nosso time. No início do ano faltava técnica e ritmo para a dupla, mas agora estamos crescendo a cada partida. Mas estamos com os pés no chão. Mas vencer e evoluir tecnicamente nos motiva bastante”, destaca Talita, que nos Jogos Olímpicos de Pequim defendeu o Brasil ao lado de Renata (RJ), e terminou na quarta colocação.
No entanto, Talita lembra que a cada etapa o Circuito Banco do Brasil fica mais disputado. “Nossa dupla melhora a cada partida e as outras também estão evoluindo. Além disso, como estamos vencendo neste começo, as outras parcerias marcam mais o nosso jogo. Mesmo assim, estamos mais seguras a cada confronto”, diz Talita, que ficou feliz com o retorno de Juliana/Larissa.
“É muito bom poder ver Juliana/Larissa de volta. Seja no Circuito Banco do Brasil ou no Mundial elas são sempre o time a ser batido. É claro que a Juliana precisa ganhar ritmo de jogo, mas um confronto com elas já é bastante esperado”, completa.
Billy e Bruno Schmidt sonham com outra final
Finalistas da etapa de Santa Maria (RS), a segunda da temporada 2009 do Circuito Banco do Brasil, o capixaba Billy e o brasiliense Bruno Schmidt seguem vivendo bom momento. Nesta sexta, a dupla venceu as duas partidas do dia: 2 sets a 0 (18/15 e 22/20) contra Raphael/Arthur (PR) e 2 sets a 1 (18/15, 24/26 e 15/11) diante de Moisés/Rodrigo Saunders (BA/CE).
Sobrinho do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt e campeão mundial Sub-21 de 2006, Bruno Schmidt acredita que a motivação pode levar a dupla a conquistar bons resultados na temporada.
“Estamos entrando na terceira temporada da dupla, mas parece que formamos a parceria agora. Estamos muito empolgados pelos bons resultados do começo do ano e isso tem jogado a nosso favor”, conta o brasiliense, satisfeito com o desempenho da dupla no primeiro dia de jogos em Curitiba.
”Para quem quer ser campeão, como nós, é fundamental vencer os dois jogos de sexta-feira. Evitar a repescagem evita um desgaste maior, o que no fim do dia pode representar uma grande vantagem”, conclui.
Todos os resultados da etapa paranaense estão disponíveis no site:
http://www.cbv.com.br/cbv2008/cbbvp/etapas.asp?et=3
Fotos disponíveis no site:
http://www.cbv.com.br/cbv2008/imprensa/abrir.asp?id=312
Mais informações,
Assessoria de Imprensa - CBV(21) 2114-7245 - 46 - 47 - imprensacbv@volei.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário