quinta-feira, 19 de março de 2009

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Austríacas passam pelo qualifying em Curitiba

Depois de 51 partidas no qualifying mais longo da temporada até o momento, foram conhecidas as últimas 16 parcerias classificadas para o torneio principal da etapa de Curitiba (PR) do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2009. Trinta e oito parcerias masculinas e vinte e nove times femininos mediram forças nesta QUINTA-FEIRA (19.03) na arena montada no Parque Barigui em busca das oito vagas em cada naipe. As equipes classificadas participarão do torneio principal, que será iniciado nesta SEXTA-FEIRA (20.03), às 8h.
No primeiro dia de jogos do torneio principal, as 24 parcerias masculinas e femininas serão divididas em seis chaves com quatro integrantes cada. Ao fim do dia, 18 duplas avançarão para a fase eliminatória, no SÁBADO (21.03). As finais e disputas de terceiro lugar acontecerão na manhã de DOMINGO (22.03). A entrada será gratuita nos quatro dias de competição e os torcedores poderão contribuir com um quilo de alimento não-perecível, que será doado a instituições da cidade.
No qualifying feminino, os destaques das disputas em Curitiba foram as austríacas Sara Montagnolli e Barbara Hansel, que venceram as duas partidas do dia e avançaram ao torneio principal. Na primeira partida, a dupla européia superou Mônica/Patrícia Moura (RS/MT) por 2 sets a 1 (14/18, 18/11 e 16/14.)
Na partida decisiva, derrotaram as cariocas Pauline e Lú: 2 sets a 0 (19/17 e 18/12). Curiosamente, as parcerias haviam treinado juntas no último sábado, no Rio de Janeiro. “Elas jogaram melhor hoje que no sábado, inclusive trocando de posição na quadra. A Lú sacou muito bem e a Pauline quase não cometeu erros. Temos pouco tempo de parceria, mas jogamos bem, apesar da falta de entrosamento. Nossa experiência internacional pode ter ajudado um pouco. Agora sabemos que no torneio principal será bem mais difícil. Precisaremos jogar muito bem para tentar pelo menos uma vitória”, comenta Sara.
Além da dupla austríaca, outras sete parcerias femininas avançaram para o torneio principal: Érika/Elaine (RN/PE), Naiara/Isabel Grael (DF/RJ), Sandra Mathias/Júlia (RJ), Mirlena Santos/Júlia Schmidt (AM/ES), Mariana/Fernanda Pladema (RJ) e Bruna Dealtry/Fernanda Nunes (RJ).
No torneio masculino, as oito parcerias classificadas são Moisés/Rodrigo Saunders (BA/CE), Toninho/Marcinho (MS), Juca/Lula (BA/PE), Adriano/Fabiano (PE), Nelsinho/Keko (SC), Júlio/Juliano (ES), Léo Santos/Miguel (DF/MS) e Xuxo/Tiago (SP/BA).
Toninho estréia novo parceiro
Depois de seis anos ao lado de Mauro Nogueira, o sul-mato-grossense Toninho está de volta ao Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Depois de ficar ausente das duas primeiras etapas, em Balneário Camboriú (SC) e Santa Maria (RS), Toninho estreou em Curitiba ao lado do companheiro Marcinho (MS). E, logo na estréia, a dupla passou do qualifying.
Na primeira partida, Toninho/Marcinho superou Lucas Palermo/Fábio Toro (MG/SP), por 2 sets a 0 – duplo 18/13. No jogo que garantiu a vaga no torneio principal, a dupla da Região Centro-Oeste ganhou de Isac Dias/Valredes (GO/CE), por 2 sets a 0 (18/12 e 15/18).
Natural de Campo Grande, Toninho começou a jogar vôlei, na rua, aos 14 anos. Seu primeiro parceiro foi Benjamin (MS). Depois jogou ao lado de Alex (MS) durante quase três anos e, em 2002, formou parceria com Mauro Nogueira. A dupla durou seis anos. Agora, Toninho está novamente com um novo companheiro.
“Parece uma reestréia. A emoção é diferente. Precisava desta renovação. Já havia jogado ao lado do Marcinho na etapa Challenger de Palmas, no ano passado, quando o Mauro se contundiu. Ficamos em quarto lugar”, conta Toninho, que treina com o novo parceiro há três semanas. ”Tive uma inflamação no punho direito e fiquei sem poder treinar. Quando os médicos me liberaram chamei imediatamente o Marcinho”, diz o atleta, de 33 anos, que completará 34 no próximo dia 24.
Tranquilo, Toninho mescla sua experiência com a juventude e a garra de Marcinho, de 26 anos. Durante a partida, enquanto Marcinho explodia em gritos, Toninho mostrava serenidade para indicar as melhores jogadas. “Já trouxe um louco para o vôlei de praia que foi o Benjamin, agora trouxe mais este”, brinca Toninho, com o jeito do novo parceiro.
“Ele até se parece fisicamente com o Benjamin. Mas a maior semelhança é na parte psicológica. Ele é meio rústico, mas um bom parceiro. Tem energia, e energia até demais”, elogiou Toninho sorrindo.
Pernambucana Elaine inicia novo desafio
Assim como Toninho, a pernambucana Elaine também inicia o ano com uma nova parceira. Depois de oito anos jogando com a carioca Sandra Mathias, ela agora tem a potiguar Érika a seu lado. A dupla venceu as cariocas Carol Aragão e Priscilla Lima por 2 sets a 0 (18/14 e 18/11) e avançaram ao torneio principal.
Mesmo após o fim da parceria, a pernambucana é só elogios para sua antiga parceira.
“Tudo que sei no voleibol devo à Sandra. Praticava atletismo quando resolvi mudar de esporte e ela teve muita paciência para me ensinar. Somos muito amigas até hoje e ainda aprendo com ela a cada dia. Além de treinarmos juntas, mantemos uma escolinha e um instituto social no Rio de Janeiro. Tenho certeza que ela ajudará muito a Júlia, sua nova parceria, a melhorar. Estou torcendo pelo sucesso dela sempre”, afirma a pernambucana.
”Armação Ilimitada” nas areias de Curitiba
Jogando juntos pela primeira vez, o baiano Juca e o pernambucano Lula, campeão da etapa paranaense em 2003, avançaram para o torneio principal em Curitiba. A dupla venceu duas partidas: 2 sets a 0 (18/9 e 18/13) contra Grellet/Wellington (SP) e 2 sets a 1 (18/5, 15/18 e 15/13) diante de Carlão/Vinícius Negão (SP/ES).
“Jogar ao lado do Lula é sempre muito bom. Ele é um cara que joga o parceiro para cima o tempo todo. Num determinado momento da segunda partida, senti algumas dificuldades e ele me ajudou a sair delas”, diz Juca, brincando sobre o fato de a dupla ser quase homônima dos personagens Juba e Lula, que formavam uma dupla na antiga novela “Armação Ilimitada”.
“O pessoal tem brincado com isso. Alguns estão me chamando de Juba por causa da novela. Mas já avisei ao Lula que vai ter volta. Em Salvador, sou conhecido como Lampião e espero que ele não se incomode quando for chamado de Maria Bonita”, conta o baiano.
Todos os resultados da etapa paranaense estão disponíveis no site:
http://www.cbv.com.br/cbv2008/cbbvp/etapas.asp?et=3
Mais informações, Assessoria de Imprensa - CBV(21) 2114-7245 - 46 - 47imprensacbv@volei.org.br

Nenhum comentário: