domingo, 16 de setembro de 2012

FUTSAC: um esporte genuinamente curitibano

Foi em Curitiba, no Paraná , nos fundos de um escritório, que o Futsac nasceu. Quatorze atletas participaram de um torneio, que foi apitado por um juiz de futebol de salão. O primeiro vencedor do esporte foi seu próprio criador, Juliano Ofenbock.

Após um bom resultado no primeiro campeonato, Ofenbock resolveu expandir o esporte para o Rio de Janeiro. A apresentação aos cariocas deixou o criador do esporte receoso, pois eles gostaram tanto, que queriam lançar o esporte antes dele. "Eu fiquei com medo, já que me dediquei durante muito tempo e outros poderiam lançar o esporte antes de mim", comenta.

Hoje, os eventos estão crescendo e atraindo cada vez mais pessoas para a prática do esporte. Neste ano já foram disputados um Campeonato Paranaense e dois Abertos do Parque Barigüi, o único parque que tem quadras de futsac.

A expansão do esporte já alcançou nível internacional . "No final de 2010 o pessoal da Venezuela viu o futsac pela internet e entrou em contato comigo. Fiz parceria com eles, mandei umas bolinhas para lá e depois me mandaram umas fotos. Agora eles até estão tentando montar a federação venezuelana", afirma Ofenbock.

O sonho de Ofenbock é tornar o futsac um esporte olímpico. Ele explica que para o sonho se concretizar é necessário que seja praticado em 72 países nos quatro continentes. Ou seja, é necessário que existam 72 federações.

Ofenbock quer aproveitar a vinda da Copa do Mundo (2014) e das Olimpíadas (2016) divulgar o esporte. Enquanto isso não acontece, ele cresce nacionalmente. O Futsac estará presente no"Brazil Sports Show", em São Paulo e no ano que vem também participará do Soccerex, a maior feira de futebol do mundo.

Projeto social

As bolas de Futsac são confeccionadas pelas mulheres da Associação Curitibana de Crocheteiras (ACDC). Atualmente Ofenbock conta com 167 mulheres na ACDC que produzem de 15 a 20 mil bolas de Futsac por mês. "Muitas mulheres eram carentes, e uma delas chegou a subir um sobrado com o dinheiro das bolas de futsac. Estamos conseguindo fazer com que essas mulheres sejam independentes", afirma. Ele também conta que comprando a bola na China pagaria R$ 0,17 por bola, mas que faz questão de continuar com o trabalho da ACDC.

Regras

O jogo é disputado em uma quadra, e tem como objetivo fazer com que a bola cai no chão do lado de seu adversário. As partidas são realizadas em três sets de 21 pontos corridos. Em caso de empate, o jogo continua até que um dos competidores abra dois pontos de vantagem. Ganha aquele que vencer dois sets primeiro.

Na disputa individual são permitidos apenas dois toques (dominar e passar). Na disputa por duplas a regra é a mesma, mas pode haver um total de cinco toques entre os dois.

Fonte: ESPBR - Reportagem produzida por Angelo Sfair, Daiane Nogoceke, Danilo Georgete, Gustavo Vaz e Rodolpho Roncaglio
Fotos: Leila Nunes e divulgação Futsac

Nenhum comentário: