sábado, 22 de setembro de 2012

Caminhada é o esporte mais indicado para iniciar prática de exercícios físicos

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, homens e mulheres ainda precisam apostar mais na prática de exercícios físicos para garantir um futuro mais saudável. Os números do levantamento do Ministério mostram que em Curitiba, as mulheres são mais ativas que os homens, com 46% das mulheres praticando atividade física regular, contra apenas 29% dos homens. “A realização de exercícios melhora a disposição e a autoestima, além de reduzir o peso e diminuir a incidência da hipertensão arterial. É um ciclo de bem-estar para a saúde, alimentado pela endorfina”, enumera o cardiologista Costantino Costantini, diretor geral do Hospital Costantini. Os exercícios aeróbios, como a caminhada, são aqueles de maior benefício ao coração. Estes exercícios caracterizam-se por repetições cíclicas de movimentos e, além disso, auxiliam no combate aos fatores de risco modificáveis como: obesidade, hipertensão, sedentarismo o exercício físico melhora a capacidade funcional do indivíduo e a qualidade de vida.

Por essa ser uma atividade democrática e de fácil acesso, a caminhada está entre os esportes mais praticados pela população. E para conscientizar a população da importância da prática de exercícios, usando essa preferência nacional, o Hospital Cardiológico Costantini promove no dia 23 de setembro a 8ª edição da Caminhada do Coração em Curitiba. Realizado desde 2005, o evento em alusão ao Dia Mundial do Coração (comemorado no mês de setembro), tem como objetivo incentivar a inclusão da prática de atividades físicas à rotina diária das pessoas, combatendo o sedentarismo, um dos fatores de risco para doenças coronarianas. O percurso é de aproximadamente quatro quilômetros e meio, da Praça do Japão até o Parque Barigui, que pretende reunir cerca de 15 mil pessoas.

A gerente de marketing do Hospital Cardiológico Costantini, Debora Smolen, aponta que a ideia do evento surgiu diante da constatação de que as doenças cardiovasculares continuam sendo uma das patologias que mais fazem vítimas entre a população brasileira. Daí a necessidade de uma ação que auxiliasse na conscientização das pessoas. “Foi assim em 2005, quando realizamos a primeira edição em Curitiba”.

Prática deve ser diária

A indicação é que a prática de exercícios físicos seja um hábito efetivo na rotina de cada um, assim como escovar os dentes e lavar as mãos. “Para melhorar a saúde, o ideal é praticar o exercício diariamente, acompanhado de orientação médica para determinar o tipo de exercício e a frequência”, explica o diretor do Hospital Costantini. Os benefícios do combate ao sedentarismo são muitos: mais disposição para atividades do dia a dia, melhoria das taxas de colesterol, redução da pressão arterial, bem como o combate à depressão e a outros fatores de risco para ocorrências de eventos cardíacos.

SERVIÇO

8ª Caminhada do Coração
Realização: Hospital Cardiológico Costantini
Data: 23 de setembro
Horário: 9h
Local: Praça do Japão
Participação gratuita e não é necessário fazer inscrições
Informações: (41) 3013-9000

Nenhum comentário: