quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CRIADO NO PARANÁ, O FOOTSACK É OFICIALMENTE RECONHECIDO PELO MINISTÉRIO DO ESPORTE

No último sábado, 22 de outubro, o Footsack, criado pelo paranaense Marcos Juliano Ofenbock foi oficializado como primeiro esporte Paranaense e sexto esporte brasileiro. Concomitante a oficialização, aconteceu no Parque Barigui o 5o. Campeonato Brasileiro de Footsack. Além dos atletas, muitos expectadores aproveitaram para conhecer o esporte e praticar um pouco do domínio da bola. Os jogos foram de alto nível, realizando em cada partida um verdadeiro show. Na categoria individual, o título ficou para Willian Alves, que conquistou o penta campeonato brasileiro; seguido de Djonei Schaffer e Fabio Costacurta. Já a categoria dupla do campeonato ficou para Willian Alves e Johnathan Alves.

“O Footsack tem se expandido por ser simples e barato”, afirma Marcos Juliano Ofenbock, criador do esporte e presidente da Federação Paranaense de Footsack. Segundo ele, o esporte não exige um espaço físico amplo, é simples e de baixo custo. Segundo ele é muito fácil começar a praticar o Footsack porque ele não exige um espaço físico amplo e nenhum recurso oneroso. Com dez reais você compra a bolinha e pode jogar de maneira recreativa, com quantas pessoas quiser. “A montagem da quadra, os postes e a rede ficam em torno de 500 reais, se a ideia for jogar o Footsack competitivo”, ressalta.

Para difundir a modalidade, Ofenbock fundou em 2002 a empresa Footsack, que hoje controla a fabricação de artigos para a prática do esporte e trabalha sua divulgação através de parcerias com escolas de Curitiba e região. “No dia 8 de outubro, por exemplo, vamos inaugurar doze quadras em CAICs – Centro de Apoio Integral à Criança – na capital paranaense”, conta Marcos.

Já existem quadras de Footsack em vários colégios de Curitiba. Num deles, o Marista Paranaense, o esporte virou uma febre entre os meninos. Eles vivem com as bolinhas a tiracolo e disputam a quadra nos intervalos das aulas.

Já nos colégios Municipais de Curitiba, com o apoio do Vereador Felipe Braga Côrtes, foram instalados somente nesse ano 12 quadras, representando um investimento de R$ 12mil.

Nenhum comentário: