quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Conferência da Mulher mobiliza Grande Curitiba

Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres, no salão de Atos do parque Barigui.
Curitiba, 03/10/2011 Foto: Valdecir Galor/SMCS

Enfrentamento à violência, autonomia econômica, direito à moradia digna e participação no poder foram os principais assuntos discutidos na Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres, nesta segunda-feira (3), no salão de Atos do Parque Barigui. O encontro reuniu 300 participantes, entre representantes da sociedade civil e das prefeituras de Curitiba e de municípios da Região Metropolitana.

“Foi um grande desafio juntarmos 21 municípios em prol desse debate. Os resultados dos grupos de trabalho são essenciais para aimplementação de políticas voltadas à mulher, sem distinção de raça, etnia, orientação sexual”, disse a presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Elizabeth Maia.

Para o secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Horácio Monteschio, esse momento de união entre os municípios é importante para o coletivo. “A finalidade dessa parceria é promover uma melhor integração em termos de políticas públicas voltadas às mulheres que vivem na capital ou nos municípios vizinhos. Essa integração regional é muito importante para a sociedade”, afirmou.

O objetivo da Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres foi discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero.

Rosângela Rigo, diretora da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, abriu o encontro com uma palestra magna sobre as principais ações do governo federal voltadas às mulheres brasileiras.

A Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres aconteceu por meio de convênio de cooperação técnica entre os 21 municípios participantes: Curitiba, Adrianópolis, Agudos do Sul, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Contenda, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Mandirituba, Piên, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Participaram da sessão solene de abertura os secretários municipais Horácio Monteschio, Assuntos Metropolitanos; Paulo Bracarense, Trabalho e Emprego; Maria do Carmo de Oliveira, Recursos Humanos; a diretora de planejamento da Fundação de Ação Social (FAS),Caroline Arns; Melissa de Athayde,departamento de articulação à regularização da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab);a deputada federal Cida Borghetti; a presidente do Conselho Estadual da Mulher,TerezinhaRamos; as vereadoras de CuritibaNoemia Rocha e Professora Josete; e o prefeito de Mandirituba, Antônio Machado.

Fonte: PMC

Nenhum comentário: