terça-feira, 4 de outubro de 2011

Troféu Moura Brito

O dia 04 de outubro vai ficar marcado no calendário do automobilismo curitibano e paranaense. É que será realizada a sexta edição do Troféu Moura Brito, evento que vai reunir no Graciosa Country Club pilotos veteranos e da atualidade, preparadores, dirigentes e apaixonados pelo automobilismo de competição. Juntos em um coquetel, eles vão relembrar bons momentos do passado e ajudar a projetar o futuro do esporte no estado.

O Troféu – que já se tornou tradicional na capital, tem o objetivo de premiar a cada ano um colaborador do esporte, um grande piloto e um preparador. Importantes nomes do automobilismo paranaense foram premiados em outras edições do Troféu. Na última, em 2009, os contemplados foram Raul Boesel (piloto), Paulo de Tarso (piloto veterano) e José Mello (preparador) – todos entregues pelo ex piloto de fórmula 1, Maurício Gugelmin. Para a edição 2011 o Governador Beto Richa será um dos homenageados e já confirmou presença ao evento. O piloto e preparador agraciados com o prêmio serão conhecidos no dia do evento. O Troféu em bronze e mármore travertino tem gravação em alto relevo e é assinado pelo artista plástico Alfonso Vivern (ALFI).


Quem foi Moura Brito
Admirado e respeitado, Luis Moura Brito foi o grande nome do esporte no estado da ótima safra de pilotos das décadas de 60 e 70. Entre os apaixonados pela velocidade é difícil quem não se lembre do seu famoso Manta-VW, que na estréia do autódromo de Aratiri, em Assunção, no Paraguai, levou Moura Brito ao lugar mais alto do pódio e ainda cravou o recorde da pista. O carro está exposto até hoje no Parque Barigui.

Protótipo de nome Manta #23 dos anos 70 pilotado por Moura Brito
trata-se de um modelo monoposto com motorização VW 2000 e potência de 180 cv.

Moura Brito era técnico no desenvolvimento de seus carros e sempre foi muito querido por todos os profissionais do meio automobilístico. O piloto iniciou sua carreira no kart e era considerado um mestre nas corridas de rua. Depois foram os fuscas, as corridas de endurance com Opalas e Mavericks para então aceitar o desafio na construção do protótipo Manta, projetado por Márcio Leitão com apoio de Enzo Scaletti e executado em uma revolucionária carroceria de alumínio que marcou época na categoria dos protótipos de dois litros. Em 1974 ele ingressou na recém-criada Formula Super V, que viria a se tornar a principal categoria do automobilismo no Brasil. Moura Brito encerrou sua carreira à bordo de um chevette de endurance com motor VW, desenvolvido e preparado pelo renomado Mauri Fabri para disputar as mil milhas de Interlagos.

Ação Social
Os participantes do evento farão a doação de 2 kg de alimento não perecível e todo o arrecadado será doado para o Instituto Social Vó Durvina.

Patrocínio
O evento tem o apoio e patrocínio de: Divesa, Helisul Táxi Aéreo, Le Lac Le Parc, Autódromo Internacional de Curitiba, Link Monitoramento, Kx Tron Tecnologia Automotiva e Star News.

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: