segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O uso de anabolizantes pode ser prejudicial à saúde

Principalmente com a chegada do verão, muitas pessoas querem correr atrás do prejuízo dentro de academias, corridas externas e suplementos alimentares, que contribuam e definam melhor o corpo. Porém, o exagero é sempre prejudicial à saúde.

Os esteróides anabolizantes são hormônios muito procurados por pessoas que têm como objetivo criar músculos de maneira rápida. Mas, segundo a personal trainer e nutricionista desportiva e AMIGA DO PARQUE BARIGUI, FABÍOLA HERRMANN, se forem utilizados de forma indiscriminada podem trazer vários malefícios à saúde, inclusive prejudicando órgãos e podendo levar um indivíduo à morte. “Os anabolizantes têm venda proibida, o que dificulta ter uma fiscalização e controle da qualidade do produto. Sendo assim, muitas vezes são falsificados, elevando os riscos de vida dos usuários”, completa.

Os efeitos desses anabolizantes em longo prazo são muitos, mas depende de cada indivíduo e organismo. “Alguns efeitos colaterais provocados por essa droga são: calvície, hipertrofia prostática, acne, agressividade, hipertensão, limitação do crescimento, virilização em mulheres, aumento do colesterol, ginecomastia, dores de cabeça, impotência e esterilidade, insônia, hepatoxidade, problemas renais, problemas de tendões e ligamentos, entre vários outros”, ressalta Fabíola.

O uso prolongado desses esteróides além de causar muitos problemas à saúde, quando são interrompidos de uma hora para outra também podem trazer muitas complicações. “Para as pessoas que já tomam altas doses de anabolizantes há muito tempo e tem sintomas de dependência, nem sempre é fácil parar de usar. Quando param podem sentir fadiga, perda de apetite, insônia, irritação, redução do desejo sexual e ainda uma grande vontade de continuar usando anabolizantes. O sintoma mais perigoso que pode surgir é a depressão, que em casos extremos pode levar à tentativa de suicídio. Como o anabolizante faz aumento de massa muscular e lipólise (quebra de gordura) quando um usuário para de utilizar o esteróide aos poucos aumenta a quantidade de gordura corporal”, explica a nutricionista.

A busca pelo corpo perfeito é o objetivo de muitos homens e mulheres, porém, é possível chegar a um bom resultado seguindo uma dieta saudável, sem danificar a saúde. A nutricionista Fabíola explica que, o ideal é sempre fazer uma consulta com um profissional da área para que ele calcule a quantidade de proteína necessária para cada um. Isto varia de acordo com o sexo, o peso, a idade, o nível e tipo de exercício físico. A alimentação também é levada em consideração, pois quem não ingere carne deve repor a proteína através do suplemento. “Os suplementos aprovados pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde podem ser consumidos por pessoas saudáveis e que praticam exercício físico, respeitando as doses indicadas pelos fabricantes ou por um nutricionista. Alguns exemplos são: maltodextrina, whey protein, aminoácidos, termogênicos, óleo de cártamo, BCAA, albumina, glutamina, carboidratos, isotônicos, hipercalóricos, entre outros”, completa.

Mesmo com tantas maneiras de agilizar o processo de emagrecimento ou definição dos músculos, as pessoas devem compreender que comprometer a saúde futuramente visando apenas o corpo ideal é muito arriscado. Segundo Fabíola, treinar com determinação, respeitar os intervalos, dormir bem e fazer uma alimentação rica em proteína com carboidrato balanceado, frutas e saladas são fatores que ajudam muito. “Comer a cada 3 horas, não treinar em jejum, ingerir bastante líquido, priorizar o almoço e o jantar com comidas saudáveis. Não ingerir doces, comidas de fast food, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Utilizar suplementos legalizados e indicados para a sua modalidade esportiva e seu objetivo”, finaliza.

Mais informações pelo telefone: (041) 9933-7670 ou pelo site A Personal Trainer.

http://www.apersonaltrainer.com.br/

Nenhum comentário: