quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Neste sábado (22), a partir das 11h, o Parque Barigui receberá o 5º Campeonato Brasileiro de Footsack, promovido pela Associação Brasileira da categoria em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Criado em Curitiba, o esporte será oficializado como genuinamente brasileiro durante a competição.

“É um grande orgulho para nós apoiar e contribuir para o crescimento deste esporte, que foi criado em Curitiba, já se tornou mania em todo o Brasil e está começando a ser praticado em outros países”, disse o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa. O secretário destacou que já acontecem competições na Venezuela, que também está formalizando a criação da Associação Venezuelana de Footsack.

O Campeonato Brasileiro de Footsack será realizado pelo segundo ano consecutivo em Curitiba e contará com atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Desde sua criação, já foram realizados cinco campeonatos brasileiros de Footsack (nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro), quatro campeonatos sul-brasileiros, 15 campeonatos estaduais e sete torneios abertos.

Footsack - Criado pelo empresário e economista curitibano Marcos Juliano Ofenbock, o Footsack é derivado de três esportes internacionais: o footbag, tênis e futebol. A partida é disputada em uma quadra de 10mx5m, com uma rede de 1,5m de altura. Um ou dois jogadores de cada lado lançam, com os pés, uma bolinha de crochê recheada com polipropileno reciclado, com o único objetivo de derrubar a bola no campo adversário.

“Com o apoio da Prefeitura, que reconheceu Footsack em 2008 e tem sido grande parceira na divulgação e prática deste esporte, hoje contamos com quadras públicas de Footsack no Parque Barigui, praças e em escolas municipais e privadas”, disse Marcos Juliano Ofenbock, que também é o presidente da Federação Paranaense de Footsack.

Junto com Marcos Juliano, o vereador Felipe Braga Côrtes é outro grande incentivador do Footsack. O vereador apresentou o esporte para as autoridades do Município e contribuiu com emendas para inserir a modalidade em 12 escolas municipais de Curitiba. A primeira quadra pública de Footsack no Brasil, no parque Barigui - onde acontecerão os jogos no sábado -, foi instalada no local após solicitação do vereador à Prefeitura.

Atualmente o Footsack conta com aproximadamente mil atletas inscritos na Associação Brasileira de Footsack, com destaque para os estados do Paraná e Santa Catarina, que em 2011 fundou a Federação Catarinense de Footsack.

Responsabilidade Social – Além do cuidado socioambiental com material utilizado no equipamento do jogo, como o recheio da bola, feia de polipropileno reciclado – pequenos grãos plásticos provenientes, em sua grande maioria, de garrafas plásticas PET, o Footsack também agrega projeto de responsabilidade social em Curitiba.

Em 2006 foi criada a Associação Curitibana de Crocheteiras, que reúne cerca de 50 mulheres em situação de vulnerabilidade social, que produzem e comercializam as bolas de crochê utilizadas no Footsack.

Conheça as regras do Footsack:

- Quadra: é necessária apenas no Footsack competitivo, já que para jogar o recreativo basta uma bolinha e três pessoas ou mais. O campo de cada jogador mede 4m de comprimento por 5m de largura, no individual, e 5m x 5m, em duplas. A quadra é dividida em quatro quadrantes.

- Rede Divisória Central: ocupa toda a largura da quadra e sua parte superior fica a 1,5m do chão.

- Modalidades: No Esporte Oficial, há duas modalidades: individual e em duplas.

- Pontuação: em ambos os casos, são disputados três sets de 21 pontos corridos, sem vantagem – em caso do set chegar ao placar de 20 x 20, é preciso abrir dois pontos de vantagem – e vence aquele que conquistar primeiro dois sets. Cada ponto é obtido quando o atleta passa o footsack por cima da rede e o faz cair no campo do adversário.

- Saque: No saque, o atleta deve chutar o footsack no quadrante diagonal oposto.

- Número de Toques: o atleta deve passar o footsack para o outro lado da quadra em, no máximo, dois toques com qualquer parte do corpo, exceto braço, antebraço e mão. Em duplas, o limite é de cinco toques entre a dupla, mas é obrigatório que ambos toquem na bola na recepção do saque.

Fonte: PMC - Foto: Divulgação

Nenhum comentário: