sábado, 15 de outubro de 2011

Três ovelhas dão à luz nove filhotes trigêmeos em parque público de Curitiba

Três ovelhas de parque em Curitiba dão à luz trigêmeos - seis carneirinhos e três ovelhinhas

Três mamães ovelhas proporcionaram uma façanha que não é muito comum entre a espécie: elas deram à luz três filhotes trigêmos por casal no Parque Barigui, em Curitiba, o maior espaço público da cidade. Todos fazem parte do rebanho de ovinos Barigui e têm a função de ajudar a aparar a grama por onde circulam os visitantes do parque.

Os nove recém nascidos trigêmeos representam a metade de um total de 18 filhotes que nasceram neste mês. Embora na fase de desenvolvimento, os filhotes da ovelhas e carneiros já puderam ser vistos perambulando pelo parque junto com seus pais para brincar e aprender como que se faz a conservação da grama do Barigui.

"Casais de gêmeos são normais entre as ovelhas, mas aparecer trigêmeos é mais difícil. E acontecer com três casais ao mesmo tempo é algo que nos supreendeu a todos", disse ao UOL Notícias a veterinária Ana Lúcia Passerino.

A veterinária diz que fatores como genética e nutrição influenciaram no registro dos nove trigêmeos. Segundo ela, o caso também é peculiar porque o rebanho do parque é pequeno, o que diminui ainda mais as chances de surgimento de casos triplos de irmãos trigêmeos.

Os machos são maioria entre os trigêmeos: seis carneirinhos e três ovelhinhas. O rebanho do Parque Barigui tem 27 animais. São 21 ovelhas e seis carneiros não reprodutores.

Desde o ano passado, o rebanho está de casa nova. Os animais ganharam um aprisco (abrigo) com cobertura 100% ecológica. As telhas foram produzidas com tubos de pastas de dentes usados. Foram misturados a outros materiais, como papel. Uma das vantagens é que as telhas ecológicas ajudam no controle térmico do interior do abrigo.

Fonte: Uol Notícias

Nenhum comentário: