quarta-feira, 4 de maio de 2011

Por que a fibra é importante para a saúde?

Com essa grande variedade de alimentos industrializados, grande parte da população passou a consumir cada vez mais produtos processados, ricos em lipídeos, carboidratos simples e pobres em fibras alimentares.

Esse padrão alimentar tem forte associação a doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Cada vez mais há associação entre o baixo consumo de fibras e constipação intestinal, hemorróida, neoplasia maligna de cólon, obesidade, intolerância à glicose, dislipidemias e doenças cardiovasculares.

As fibras alimentares são substâncias filamentosas curtas ou longas, derivadas de polissacarídeos formadores das moléculas de celulose. Elas ajudam a baixar os níveis decolesterol e a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, além de prevenirem o câncer do cólon, constipação, hemorróidas e obesidade.

Uma alimentação rica em fibras ajuda a remover os metais tóxicos do organismo, além de auxiliar na regulação e manutenção do sistema digestivo. A presença da fibra na dieta é muito importante para o bom funcionamento peristáltico do intestino (movimentos involuntários), evitando prisão de ventre.

As fibras ligam-se no organismo a constituintes biliares, reduzindo a quantidade de colesterol e de outras gorduras.

Tipos de Fibras

Algumas são solúveis e outras insolúveis como: os farelos, celulose, lignina, gomas, mucilagens e a pectina.

Farelos

Os farelos de trigo ou arroz são aqueles cereais moídos e separados da farinha. Eles ajudam a baixar o colesterol.

Gomas e Mucilagens

As gomas e mucilagens são fibras extraídas das sementes e têm a função de limpar o intestino.

Lignina

A lignina é excelente para reduzir os níveis de colesterol. Ela ajuda na prevenção da formação de pedras na vesícula, ligando-se aos ácidos biliares e removendo o colesterol antes que as pedras se formem. Seu uso é benéfico para pessoas com diabetes ou câncer do cólon. A lignina é principalmente encontrada em pêssegos, peras, batatas, tomate e em grãos.

Pectina

A pectina é útil para pessoas com diabetes, pois estas têm dificuldade na absorção dos alimentos. Ela remove os metais e toxinas indesejáveis, reduz os efeitos colaterais das radioterapias, além de reduzir o risco de doenças do coração e pedras na vesícula.

Qual a recomendação diária?

A recomendação é de 20 a 40g por dia de fibras para adultos saudáveis.

Consumir em excesso é prejudicial?

Atingir a recomendação é algo difícil, por isso o excesso dificilmente irá acontecer… mas pode ser prejudicial, sim. Procure aumentar o consumo de fibras em sua alimentação de forma gradativa. Se o aumento for brusco, pode causar cólicas, gases e diarréias.

Quais os benefícios das fibras?

Por que a fibra é importante para a saúde?

  • Saciedade - As fibras solúveis absorvem água e formam géis, permanecendo mais tempo no estômago e proporcionando maior saciedade.
  • Controle de glicose – As fibras promovem a liberação mais lenta e constante da glicose e ajudam a regularizar os níveis no sangue.
  • Diminui o colesterol – O consumo de fibras aliado a uma dieta pobre em gordura saturada e à prática de exercícios físicos diminui as taxas de colesterol sanguíneo.
  • Contribui com o bom funcionamento intestinal – As fibras aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino e, dessa forma, contribuem com o bom funcionamento do intestino.

Então, se você não tem o hábito de consumir fibras no seu dia-a-dia, faça uma forcinha e inclua pelo menos uma porção ao dia de um legume, ou fruta, pão/macarrão integral, uma castanha, aveia, ou linhaça… Com isso você vai perceber que sua saúde vai melhorar muito!

Fonte: http://belezaesaude.dae.com.br

Nenhum comentário: