terça-feira, 24 de maio de 2011

Limpeza do óleo em córrego no Parque Barigui deve ser concluída na quarta-feira



Prazo deve ser cumprido se não chover. Equipes da prefeitura e da Defesa Civil trabalham nesta terça-feira (24) na retirada do óleo e na limpeza das margens


A limpeza do córrego Quero-Quero , no Parque Barigui, em Curitiba, devem ser concluída na quarta-feira (25), segundo a previsão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Uma mancha de óleo foi encontrada no local, na manhã de segunda-feira (23), por técnicos da secretaria.
Esse prazo deve ser cumprido se não chover. Equipes da prefeitura de Curitiba e da Defesa Civil trabalham nesta terça-feira (24) na retirada do óleo e na limpeza das margens.


Um caminhão hidrojato foi acionado para fazer a sucção do produto e retirou, na segunda-feira, cerca de 200 litros de óleo diesel queimado do córrego, que é afluente do Rio Barigui. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, somente após a conclusão dos trabalhos será possível saber a quantidade exata de óleo que vazou.


Uma pequena parte de vegetação às margens do córrego foi afetada pelo vazamento, segundo informações repassadas pela prefeitura de Curitiba nesta terça-feira (24). Não foram encontrados peixes mortos.



Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente percorreram o córrego durante a tarde de segunda-feira para investigar em que ponto foi feito o descarte do produto e tentar descobrir quem foi o responsável. Nenhuma irregularidade foi encontrada nas empresas que funcionam próximo ao local. A assessoria de imprensa da prefeitura confirmou que a principal suspeita é de que tenha sido realizado descarte pontual de óleo no córrego. Os órgãos responsáveis seguem investigando quem teria despejado o produto no córrego Quero-Quero.


A assessoria de imprensa da Sanepar disse que o Rio Barigui não é manancial em Curitiba e por isso o abastecimento de água não foi afetado.



Nenhum comentário: