terça-feira, 31 de maio de 2011

ADOTE UM KM NA EXPEDIÇÃO BRASIL AO POLO SUL



A Antártica é o continente mais frio e com as mais duras condições climáticas. Com sua pouca precipitação, cerca de 2 centímetros por ano, é o local mais seco da Terra. Possui cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados, mais do que uma vez e meia a área do Brasil, uma altitude média de mais de 2.000m e 98% do território é coberto por um manto de gelo estimado em 29 milhões de quilômetros cúbicos. É cercado pelo Oceano Antártico, que é considerado a extensão sul dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico.


Os primeiros a atingirem o Pólo Sul geográfico foram os noruegueses liderados por Roald Amundsen em 14 de dezembro de 1911, após 55 dias de travessia. O inglês Robert Falcon Scott e sua equipe alcançaram o Pólo um mês depois.


Amundsen partiu em 20 de outubro de 1911, duas semanas depois que o grupo de Scott havia partido. O primeiro grupo levava trenós puxados por cães esquimós da Groelândia e tinham a meta de desbravar um caminho desconhecido até o Pólo Sul. Scott, com planos pouco definidos e outro nível de organização, pretendia com um misto de pôneis da Manchúria e uma menor quantidade de cães, seguir por uma rota 800 km maior, na qual o inglês Shakleton havia tentado em 1909 e que desistiu a 150 km do pólo.

Noruegueses no pólo sul - 14/12/1911



A NOSSA EQUIPE:


Manoel Morgado

Brasileiro, 54 anos, médico formado pela Escola Paulista de Medicina em 1980, empresário e guia de montanha desde 1993. Realizou dois importantes projetos patrocinados, O Desafio de Atitude, quando levou um grupo de nove brasileiros portadores de deficiência física ao Nepal para participar de esportes de aventura. O objetivo do projeto foi mostrar que, com apoio, eles podem ser membros participativos da sociedade. Este projeto foi patrocinado pela PepsiCo. Realizou também a Primeira Travessia Fleury Atlântico ao Pacífico onde pedalou 3.200 km, correu 8 maratonas consecutivas, remou 400 km atravessando em um kayak oceânico a Lagoa dos Patos e escalou o Aconcágua, a montanha mais alta da América do Sul. Saiu de São Paulo e chegou a Viña Del Mar no Chile em 90 dias. Ambos os projetos tiveram ampla cobertura de imprensa.
Manoel Morgado escalou as principais montanhas do planeta, inclusive seis dos Sete Cumes. Em setembro de 2009 escalou o Cho Oyu, a sexta mais alta e em maio de 2010 o Everest, tornando-se o oitavo brasileiro e o mais velho a escalar a mais alta montanha da Terra.

Irivan Burda

Brasileiro, 39 anos, engenheiro mecânico formado pela UTFPR em 1998. Fundou em 1991 em conjunto com Marcelo Santos a Bonier Equipamentos de Segurança que atua na área de produtos para segurança e resgate. Há 25 anos dedica-se a escalada em rocha e montanhismo. Desde 1996 é instrutor do COSMO, Corpo de Socorro em Montanha, grupo voluntário de resgate do Parque Estadual Marumbi na Serra do Mar Paranaense. Dentre as principais escaladas destacam-se: Everest (8848m) sendo o terceiro brasileiro a alcançar o cume da montanha mais alta da Terra, Lhotse (8.501m, 4a montanha mais alta) e Makalu (8.463 m, a 5a maior montanha), sendo assim o segundo brasileiro que já escalou mais cumes acima de 8.000m de altitude.
Escalou também o El Capitan (3.003 m) e a Trango Tower (6.251 m) que são algumas das maiores paredes de rocha do planeta, bem como inúmeras outras escaladas pela Patagônia, Peru, Bolívia, Espanha, Itália, Estados Unidos, Paquistão e Quirguistão.

Marcelo Santos

Brasileiro, 39 anos, Técnico em Mecânica pela UTFPR em 1995, sócio fundador da Bonier Equipamentos Ltda. Escala montanhas há 23 anos e é instrutor do COSMO, Corpo de Socorro em Montanha, desde 1996.
Desde 2001 participou de grandes projetos patrocinados, dentre eles a escalada da Trango Tower (6.251m), a maior torre de granito do mundo, situada no Paquistão, considerada um dos maiores desafios do alpinismo mundial.
Em 2002 participou de uma expedição ao Everest, chegando aos 7.300m, mais tarde em 2004 escalou com Irivan Burda o Cerro Fiero na Patagônia Chilena, na plataforma de gelo continental norte, onde tiveram uma boa experiência com as planícies congeladas.
Realizou diversas escaladas na Califórnia, Bolívia, Chile, Espanha e Patagônia Argentina, nesta última escalou com Ronaldo Franzen em 2008 o Pilar Goreta no Cerro Fitz Roy.
Em 2010, juntamente com Maurício Clauzet e Alir Wellner, participou de outra expedição patrocinada ao Ama Dablam (6.856m) no Nepal.






ADOTE UM KM NA EXPEDIÇÃO BRASIL AO POLO SUL



A Expedição Brasil ao Pólo Sul fará a travessia da costa da Antártica ao Pólo Sul, uma distância de aproximadamente 1.000 quilômetros usando esquis de travessia sem reabastecimento de alimentos e sem uso de nenhum meio mecanizado, velas ou kite surfs.


Este feito foi logrado por menos de 100 pessoas no mundo e por nenhum brasileiro. Os membros da expedição percorrerão em média 20 quilômetros por dia completando o trajeto em aproximadamente 50 dias.


Junte-se à Expedição Brasil ao Pólo Sul adotando um ou mais Quilômetros e apoiando o Brasil na conquista de mais este feito esportivo.

O custo da adoção de um Quilômetro é de R$ 300,00.
Ao adotar um Quilômetro você receberá após a travessia um convite especial para uma palestra sobre a Expedição. Serão 3 eventos, em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre durante o mês de Fevereiro 2012.

Seu nome constará no site oficial da Expedição no link: Eu Apoiei a Expedição Brasil ao Pólo Sul.
Ao adotar Três quilômetros você receberá 3 convites especiais para a palestra e um DVD editado com imagens da expedição.
Ao adotar Seis quilômetros você receberá 6 convites especiais para a palestra, o DVD e um livro de fotos da expedição. Ao adotar Vinte quilômetros (um dia de travessia) você receberá o DVD, o livro e uma palestra exclusiva para você, seus amigos ou sua empresa.

Obs. – Esta palestra será dada sem outros custos em São Paulo ou Curitiba. Caso seja em outra cidade serão cobradas as despesas de hospedagem e transporte aéreo a partir de São Paulo.


Como adotar seu Quilômetro:


1 - Faça um depósito ou DOC para:


Manoel Morgado M Viagens Ltda.

Banco: HSBC
Número do banco: 399
Agência: 0223

Conta corrente: 018152-6
CNPJ: 09.262.807/0001-77


2 – Envie por email, adocao@adoteumkm.com.br o comprovante do depósito juntamente com o endereço para o envio de seu kit exclusivo na concretização da expedição. Informar o nome (seu, da sua empresa ou terceiro) que deseja que conste em nossa página da internet nos seus quilômetros.


3 – Seu nome (ou o nome indicado por você) aparecerá na frente do(s) quilômetro(s). Os quilômetros serão preenchidos em sentido crescente em ordem de recebimento do apoio.


4 - Você receberá em seu e-mail todas as notícias da expedição em primeira mão.



Visite o site da Expedição: http://www.brasilpolosul.com.br

Nenhum comentário: