quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dicas de alimentação para os últimos dias antes do Ironman Brasil 2011

Últimos dias antes do tão esperado dia. O frio na barriga parece não passar, a ansiedade parece estar cada segundo maior. Alguns ficam nervosos e comem demais, outros nem sentem fome. Qual a melhor coisa para evitar esses sentimentos e ficar preparado para a prova?

Você anda na rua e cada lugar que você olha encontra um triatleta. Observa o material que ele usa, a marca do tênis, a meia de compressão e se esta em um restaurante repara até no que ele esta comendo e bebendo. Pode até não ter treino de bike naquele dia, mas acaba vendo tantas pessoas treinando que vai treinar. É verdade, não é?

O ideal, por mais que seja difícil, é tentar não olhar para o lado. Confie em tudo o que já treinou, e no que está planejado. Não se deixe influenciar pelos outros. Agora não é hora de saber qual suplemento seu vizinho vai usar, ou o que ele vai treinar no sábado de manhã.

Tente deixar tudo pronto o quanto antes, já separe suas comidas e suplementos, seu material e seu uniforme. O quanto antes você preparar, antes você vai ficar relaxado e sem stress.

Quanto à alimentação, vou reforçar o que já escrevi no artigo da Revista de Abril. Para evitar o enjôo por causa do nervosismo, o ideal é mesmo que você não sinta vontade de comer, se

alimente de 3 em horas. Quanto mais tempo você ficar sem comer, mas enjôo você vai sentir.

Não consuma nada diferente do que você esta acostumado!

Até quinta feira capriche nas saladas, verduras e frutas . A partir de sexta feira, diminua o consumo de fibras (presente nesses alimentos). Prefira frutas sem casca e sem bagaço.

Um exemplo de lanches são as frutas secas, castanhas e amendoins, barras energéticas, bolachas e biscoitos salgados.

Evite gorduras (preparações com creme de leite, queijos, manteiga, empanados, embutidos, folhados, carnes gordurosas e frituras).

Se for comer em restaurante, certifique-se que o lugar é adequado e encontra-se dentro das normas de higiene (pegar uma intoxicação alimentar não vai ser nada legal). Peça pratos com preparações simples. Se puder, é melhor e mais seguro cozinhar em casa.

O CARBOIDRATO DEVE SER PRIORIZADO! Além de não se esquecer de sempre estar com uma garrafinha com líquidos do seu lado. Pode ser água, chás, isotônicos ou água de coco. O importante é se hidratar!!

O consumo de sal também deve aumentar 48 horas antes da prova.

Espero que todos façam uma excelente prova!!! E não se esqueçam da alimentação!

Boa prova para todos!

Por Yana Glaser – nutricionista e triatleta há mais de 10 anos, colunista da Revista MundoTRI Magazine do Portal MundoTRI. Dúvidas sobre Nutrição? Entre em contato com yana: yanaglaser@hotmail.com

http://www.twitter.com/yanaglaser

Fonte: www.mundotri.com.br

Yana Glaser mora em Curitiba e é AMIGA DO PARQUE BARIGUI

Nenhum comentário: