quinta-feira, 30 de setembro de 2010

EDUARDO SOVIERZOSKI DISPUTARÁ O IRONMAN NO HAVAÍ

O curitibano e Amigo do Parque Barigui, Eduardo Sovierzoski, da Academia Gustavo Borges de Curitiba, é um dos paranaenses a disputar no dia 09 de outubro o Ironman World Championship, em Kona, no Havaí. O atleta conquistou uma das 50 vagas classificatórias para a prova depois de chegar em 9º lugar, na categoria 35/39 anos, com 9 horas e 41 minutos, na etapa Ironman Brasil, disputada maio, em Florianópolis, Santa Catarina.
Nas últimas semanas, Sovierzoski está treinando intensamente. “Semanalmente estou fazendo 350 km de ciclismo, 15 km de natação e 80 km de corrida”, conta ele, que é empresário, está com 36 anos e participa das competições de Ironman desde 2006. “Meu objetivo é completar a prova com um bom tempo, mas a minha expectativa é grande, pois estarei entre os melhores do mundo”, completa.
Fonte: Fabiana Pires fabiana@lfcom.com.br

terça-feira, 28 de setembro de 2010

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ALIMENTAÇÃO PARA CORREDORES


A nutricionista clínica e esportiva Mariana Braga Neves da NUTRÍCIO, nesta entrevista concedida para uma revista, tira as dúvidas com relação à alimentação para quem pratica a atividade de corrida de rua ou mesmo na academia em esteira. Confira baixo!!!

1- Por que o praticante de exercício precisa ter uma alimentação balanceada?

Porque a alimentação adequada não só oferece os nutrientes básicos e na quantidade certa ao corredor como também equilibra as necessidades energéticas, permite uma melhor recuperação no pós-treino e reduz a ação dos radicais livres. Além disto, a própria alimentação atua como recurso ergogênico, o que melhora o rendimento da atividade física.

2- Basicamente, quais são as orientações alimentares para antes das provas ou treinos de corrida?

As pessoas têm necessidades calóricas e nutricionais diferentes. Um plano alimentar individualizado é fundamental. De forma geral, pode-se dizer que as principais orientações nutricionais no pré-treino são:
• nunca praticar a atividade física em jejum;
• para iniciar uma atividade física a pessoa precisa estar muito bem hidratada. Uma maior atenção à hidratação deve começar no dia anterior ao exercício, principalmente em períodos quentes. Cerca de 2 horas antes do exercício, procure ingerir 500 ml de água e 15 minutos antes utilize 150 ml;
• deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em cafeína na refeição pré-treino (café, chá mate, chá preto, coca-cola);
• alimentos açucarados e com excessos de fibras e sorbitol também não devem ser usados nesta refeição pois podem causar desconfortos intestinais;
• cerca de 40 a 60 minutos antes, deve-se dar preferência aos carboidratos de baixo a médio índice glicêmico (maçã, pêra, pêssego, morango, sucos de frutas, biscoito integral, geléia sem açúcar);
• o consumo de alimentos ricos em proteína deve ser evitado no pré-treino. Assim, evite a ingestão de leite e derivados,vitaminas, carnes, presuntos e molhos;
• não ingerir alimentos gordurosos ou fritos antes da atividade física. Evite excessos de manteiga, cremes, salgadinhos;
• em dias de prova o cuidado com a alimentação deve começar mais cedo, com orientações específicas para o café da manhã. Nestes dias, o uso de carboidrato em gel cerca de 5 minutos antes da atividade, ingerido pausadamente, pode trazer benefícios.

3- É preciso fazer algum tipo de alimentação durante a corrida?

Depende do tempo da corrida. Em exercícios com até 60 minutos, pode-se usar somente a água, salvo em atividades intensas do tipo intermitente que requerem a hidratação com bebidas que forneçam carboidratos e sódio. Geralmente, promotores e organizadores de corrida de rua, disponibilizam água a cada 3 Km e é importante que o atleta faça uso deste recurso, ingerindo o líquido em pequenos goles. Se o tempo da corrida for superior a 60 minutos pode-se usar, além da água, os repositores hidroeletrolíticos que contêm eletrólitos e carboidratos. A ingestão deve ser pausada. Deve-se ainda usar, a cada meia hora, um envelope de carboidrato em gel em atividades com mais de 60 minutos de duração.

4- O que comer após a corrida?

Após a atividade, a alimentação tem um papel fundamental e deve ser feita o mais próximo possível do final do exercício, até mesmo para evitar perdas de massa magra. Deve-se dar preferência aos carboidratos com alto índice glicêmico (pão branco, mel, batata, arroz) associados às fontes de proteína (carnes magras, queijos). A quantidade indicada e se há ou não a necessidade de adicionar suplementos protéicos também varia de pessoa para pessoa. A hidratação também é importante no pós-treino. Uma dica é verificar o peso antes e após o treino e consumir pelo menos 1 litro de água para cada quilo perdido durante a atividade.

5- Quanto tempo antes da corrida e quanto depois deve ser feita a alimentação?

A alimentação pré-exercício deve ser feita de 40 a 60 minutos antes da corrida. Já a pós-treino deve ser realizada nas primeiras duas horas após a atividade. Quanto mais próximo do término do exercício for a refeição pós-treino, melhor e mais rápida será a recuperação.

6- O praticante de maratona precisa de cuidados especiais com a alimentação?

Embora cada atleta precise ter um plano nutricional personalizado, esta necessidade se torna ainda de mais relevância no praticante de maratona. A maratona é uma atividade capaz de modificar a homeostase fisiológica do atleta. Assim, para que o praticante tenha uma ingestão alimentar adequada e suficiente de carboidratos, líquidos e demais nutrientes, é preciso um planejamento criterioso. Quem pratica atividade física moderada 3 vezes por semana por exemplo, tem a possibilidade de descanso entre um e outro treino, o que facilita a recuperação do estoque de glicogênio. Já quem treina para uma prova de longa duração, precisa de uma perfeita organização das refeições pré e pós treino para que seus estoques deste combustível sejam devidamente reposto, o que repercutirá em maior rendimento e menor chance de entrar em fadiga rapidamente. Se a alimentação não fornecer a quantidade calórica adequada o atleta poderá ainda perder massa magra, o que é extremamente indesejável. Além disto, vitaminas e minerais antioxidantes devem ser usados com mais freqüência por quem quer se preparar para a maratona.

7- Quem faz a corrida para emagrecer deve ter plano alimentar diferente do que tem o praticante eutrófico (com peso saudável)?

Sim. Dependendo do tipo de treino de corrida traçado, o gasto energético pode ser alto. Este gasto com a atividade precisa ser levado em consideração na hora de estimar o que o atleta gasta de energia em um dia. O praticante de corrida que deseja emagrecer precisa ter um cardápio elaborado especificamente para esta finalidade e ser constantemente reavaliado. Isto porque, quando traçamos um plano de emagrecimento, precisamos fornecer ao praticante uma dieta que contenha menos calorias do que ele precisa. Esta é a base do emagrecimento. Toda vez que uma pessoa ingere menos calorias do que ela precisa, há o risco de perda de massa magra também. Perder 3 kg na balança não significa perder 3 kg de gordura por exemplo. Quando as reavaliações são constantes, é possível perceber com rapidez se está ou não havendo esta indesejável perda de massa magra. Para corredores que têm o emagrecimento como meta, a refeição pós- treino é de extrema importância pois visa não somente à recuperação como também evita que haja consumo da massa magra. Assim, ao escolher o valor calórico do atleta que tenha o objetivo de emagrecer, é preciso cautela para que a restrição calórica não seja severa demais, o que pode ocasionar perda de massa magra e deixar o corredor sem ânimo, resultando em falta de motivação e perda de rendimento durante o treino. Um contato entre o treinador e o nutricionista faz-se necessário para este grupo. Outros recursos como a escolha dos alimentos ricos em fibras, pobres em gorduras, de baixo índice glicêmico, os com efeito termogênico e pobres em carboidratos simples também podem ser usados para este grupo de corredores.

8- Homens e mulheres praticantes de corrida têm necessidades diferentes?

Homens e mulheres têm composições corporais, necessidades calóricas e de nutrientes diferenciadas. Em praticantes de atividade física estas diferenças precisam ser levadas em consideração. Percentuais de gordura muito baixo em mulheres podem levar a transtornos hormonais, daí a necessidade de ajustar o valor calórico de atletas que queiram iniciar a prática da corrida. Vários estudos mostram que mulheres oxidam, proporcionalmente, maior quantidade de lipídios e menor de carboidratos e proteínas quando comparadas a atletas do sexo masculino. Quando planejamos a alimentação da atleta precisamos pensar também na quantidade de carboidratos. Mulheres precisam deste nutriente por causa da liberação da serotonina que, quando baixa, pode levar a quadros de tristeza e depressão. Além disto, a anemia é uma preocupação maior quando planejamos dietas para as atletas. Assim, fontes de ferro (carnes, fígado, folhas de cor verde-escuro, leguminosas) associadas a frutas como laranja e acerola devem fazer parte do cardápio das corredoras. Mulheres, de forma geral, também têm necessidades maiores de cálcio (presente no leite e nos derivados) e também são mais propensas à retenção de líquido por causa das oscilações hormonais. Assim, alimentos salgados demais devem ser evitados e a água deve ser aumentada.

9- Que cuidados gerais precisa ter um corredor?

Corredores amadores ou profissionais precisam ter hábitos saudáveis. Assim, é importante evitar cigarros, excessos de bebidas alcoólicas e situações de estresse. O descanso constitui um dos pontos mais importantes dos programas de treinamento de um atleta. Dormir bem é fundamental para o rendimento do exercício. Como já foi dito, as necessidades nutricionais de cada um são diferenciadas e um programa alimentar adequado melhora o resultado do exercício. Atletas precisam ingerir mais alimentos com propriedades antioxidantes. Azeite de oliva, peixes, suco de uva roxa, linhaça, castanha-do-Pará, fontes de ácido ascórbido (acerola, mamão, laranja), de potássio (banana e a água de coco), devem fazer parte da rotina alimentar diária de um atleta.

Mariana Braga Neves: CRN 2000100325Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atua, desde o ano 2000, na área de reeducação alimentar, emagrecimento, nutrição esportiva e clínica. É professora universitária e especialista em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Lavras e em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida. Escreve para o Blog do Saúde Plena e para os sites Mídia Sport, Ativo.com e O² por minuto. (foto: www.nutricio.com.br)



domingo, 26 de setembro de 2010

ATENÇÃO ATLETAS DO PARQUE BARIGUI

No fim de semana das eleições dia 2 de outubro, acontece na Represa do Capivari, região metropolitana de Curitiba a 50 km da capital, a 5@ etapa do circuito Correr e Nadar de Maratona Aquática, com atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A prova de natação consiste em contornar uma Ilha em um percurso de 3000m, sinalizado com bóias, havendo também uma prova de 2000m e 600m para estreantes.
O circuito existe há 1 ano, em 2010 conta com 9 etapas e esta é a 5@ etapa, já realizamos provas em Praia de Leste, Barra do Sai, Itapoá-Sc, na Represa de Vossoroca, em Curitiba, após a prova no capivari o circuito segue para a Ilha do Mel com a Maratona dos Grandes, entre o Forte e o Farol dia 23-24 de outubro (mais detalhes no site http://www.correrenadar.com.br/).
As inscrições para essa prova podem ser feitas on line no site www.correrenadar.com.br , e com ela o atleta recebe uma camisa dry-fit do evento, os 5 primeiros a chegar no masculino e feminino recebem troféus no geral, e os três primeiros em cada categoria recebem troféus em sua faixa etaria, sendo que todos os atletas que completarem a prova recebem uma lembrança do evento. Frutas, água e biscoitos são servidos aos atletas após a linha de chegada.
FONTE: www.correrenadar.com.br

sábado, 25 de setembro de 2010

Grupo Molungo abre temporada do Música nos Parques no Barigui


A quinta edição do programa “Música nos Parques”, com espetáculos selecionados por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura, estreia neste domingo (26), no Parque Barigüi

O Parque Barigüi abriga, às 15h30 deste domingo (26), a estreia da quinta edição do programa Música nos Parques, com espetáculo do Grupo Molungo. O programa desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, que desde 2006 transforma em palco os parques da cidade, tem as atrações selecionadas por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura. A entrada é franca.
A temporada do Música nos Parques, prossegue até o dia 1º de maio de 2011, proporcionando lazer e diversão para milhares de curitibanos. Os 13 shows selecionados terão 26 apresentações em 21 parques e praças, contemplando os diversos estilos e tendências musicais. A programação gratuita, sempre aos domingos, valoriza os artistas locais e é um dos destaques da agenda cultural dos finais de semana.
Na abertura do Música nos Parques 2010 / 2011, o Grupo Molungo mostra a diversidade cultural do Brasil com um repertório que reúne samba, coco, maracatu, samba funk, xote e afoxé. A pesquisa musical do grupo mescla ritmos brasileiros de raiz à música instrumental, com elementos da música erudita. Formado por Gui Handa, Iria Braga, Caio Guimarães, Luis Piazzetta, Cauê Menandro e Carlito Birolli, o Molungo conta com violões, contrabaixo elétrico, vocais e uma gama variada de percussões, sendo que os músicos se revezam nos instrumentos e nas vozes.
O grupo, que surgiu há três anos, é apontado como revelação no cenário musical da cidade, dedicando-se à produção de suas próprias composições. As letras destacam as belezas do Brasil, mas também falam de sentimentos como amor, saudade e tristeza, além de abordar assuntos atuais para estruturar uma crítica social. Na trajetória do grupo constam participações frequentes em mostras e festivais, conquistando um público numeroso.
O Molungo lançou de maneira independente, em 2009, seu primeiro CD, com o mesmo nome do grupo. O trabalho, que explora os ritmos da música afro-brasileira, tem participações especiais de André Abujamra (Karnac / Os Mulheres Negras), Sérgio Coelho (trombone), Leandro Teixeira (percussão), Odacir Mazzarolo (guitarra e craviola), Marcelo Oliveira (clarinete) e Cláudio Menandro (rabeca, cavaquinho, viola caipira e violões).
Serviço: Música nos Parques 2010/2011
Show do Grupo Molungo
Local: Parque Barigüi
Data e horário: 26 de setembro de 2010 (domingo), às 15h30
Entrada franca

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Setembro é o mês da Revolução Pacífica da Mobilidade

Clique na figura e aplique zoom (ctrl +) quantas vezes achar necessário para ver melhor.
Retorna na tecla voltar do navegador.
Fonte: Bicicletada de Curitiba: - contato em bicicletadacuritiba.org
gravura em metal de zé roberto da silva

22 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL SEM CARRO


Todo dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro. A mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. Afinal de contas, tem gente que não vai até a padaria da esquina sem usar o carro.

A idéia principal do dia é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro (em face do trânsito pesado enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possível, em substituir o possante por outro meio de transporte. A Bicicletada, por exemplo, é um movimento internacional que prega o uso da bicicleta como o principal meio de transporte das pessoas.

Histórico da comemoração

O Dia Mundial Sem Carro (no inglês, CarFree Day) foi comemorado pela primeira vez em 1998, em 35 cidades francesas. Com o tempo, a mobilização se estendeu por países europeus, chegando inclusive a outros continentes.

No Brasil, o evento ocorreu pela primeira vez em 2001 e, desde então, vem crescendo o número de adesões de municípios. A expectativa para 2008 é que a data seja comemorado em mais de 100 cidades brasileiras, dentre elas Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Natal, Salvador e Belém. Mais de 280 organizações estão envolvidas na iniciativa todos os anos. As prefeituras das cidades normalmente apóiam, fechando algumas ruas para o trânsito de automóveis, principalmente no centro das cidades.Já é tradicional um dia mundial sem carro repleto de atividades nas cidades que o adotam, como passeios ciclísticos, caminhadas, gincanas para crianças e distribuição de panfletos.


Colapso urbano

A maioria das metrópoles padece de excesso de automóveis circulando em suas ruas e avenidas. Congestionamentos infindáveis, fumaça saindo pelos escapamentos, buzinadas e xingamentos: cenas que lamentavelmente fazem parte do dia-a-dia de seus habitantes.Em agosto de 2007, a frota brasileira de automóveis ultrapassou 29 milhões de unidades, segundo relatório do Denatran. Uma média de 6,52 habitantes por carro, ou seja, 0,15 carro por habitante. A cidade de São Paulo, líder do ranking nacional, é detentora da perigosa estatística de um carro para cada dois habitantes. A tendência? Crescer cada vez mais....


Mudança de hábitos

Por mais que, num primeiro momento, o problema possa parecer complexo demais para fazermos parte de sua solução, simples mudanças de hábitos ajudam (e muito) a combatê-lo ou minimizá-lo. Veja abaixo algumas delas:

  • Planeje seus deslocamentos

  • Percorra distâncias curtas a pé ou de bicicleta

  • Utilize transportes coletivos pelo menos um dia por semana para ir ao trabalho

  • Prefira meios de transportes limpos aos poluentes

  • Quando utilizar o carro, dirija com economia

  • Prefira automóveis com motores movidos a álcool (combustível menos poluente do que a gasolina)

Podemos ainda (para não dizer que devemos) cobrar, das autoridades públicas de nossas cidades, medidas que facilitem este movimento. Listamos abaixo algumas delas:

  • Renovação/expansão da frota e capilaridade dos sistemas de transportes coletivos (como ônibus, metrô e trem)

  • Criação/expansão de ciclovias nas cidades

  • Aluguel de bicicletas públicas

  • Criação de bicicletários (estacionamentos públicos de bicicletas) em pontos estratégicos

  • Rodízio de veículos

Note que são atitudes relativamente simples de serem tomadas e que, sem dúvida, somadas, têm um efeito mitigatório significativo sobre os problemas ambientais enfrentados atualmente pela nossa sociedade. E o que não faltam são alternativas, não é mesmo?

E você, vai tirar o carro da garagem no dia 22 de setembro?


Por Celso Monteiro

Celso Monteiro é formado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência em políticas públicas de desenvolvimento econômico e compras governamentais, tendo atuado em projetos junto a organismos internacionais, órgãos públicos e organizações não-governamentais. Escreve para o HowStuffWorks nos canais ambiente e empresas e finanças pessoais.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

HOJE É O DIA DA ÁRVORE

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro prenuncia a chegada da primavera, no dia 23, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.


7 bilhões de árvores
Desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, a Campanha "Plante 7 Bilhões de Árvores" é um projeto mundial com o objetivo de encorajar o plantio de árvores nativas e de árvores que são apropriadas ao meio ambiente local, com o apoio de cidadãos e governantes.
O Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente existe desde 1972 como agência da ONU que catalisa as ações brasileiras e internacionais que visam a proteção do meio ambiente por meio do desenvolvimento sustentável.

Campanha Bilhão de Árvores - Crescer Verde
A “Plantemos para o Planeta: Campanha Bilhões de Árvores” é uma iniciativa global de plantio de árvores promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Pessoas, comunidades, empresas, indústrias, organizações da sociedade civil e governos são incentivados a fazer um compromisso de participação online. A Campanha encoraja o plantio de árvores nativas e árvores que são apropriadas para o meio ambiente local.
Até o final de 2009, mais de 7.7 bilhões de árvores já tinham sido plantadas no âmbito desta campanha – muito acima da meta de 7 bilhões de árvores – por participantes de 170 países. Com este sucesso, que persiste em 2010, a Campanha Bilhões de Árvores fará uma contribuição substancial ao Ano Internacional da Biodiversidade com ações de conscientização sobre a importância da biodiversidade para o nosso bem-estar. As árvores desempenham um papel crucial como componentes fundamentais da biodiversidade que constitui a base das redes da vida e dos sistemas, permitindo-nos saúde, bens, alimentação, combustível e outros serviços ecossistêmicos dos quais a nossa vida depende. Elas ajudam a fornecer ar puro, água potável, solos férteis e um clima estável. As bilhões de árvores plantadas por meio do esforço coletivo dos participantes da Campanha contribuirão significativamente para a biodiversidade em todo o planeta.





Dicas Para o Plantio das Árvores


O tempo ideal para plantar uma árvore é durante a temporada de chuvas, nos trópicos e sub-trópicos, ou nas temporadas estagnadas , nas zonas temperadas, depois do caimento das folhas ou antes do floscescimento. Árvores que foram bem cuidadas no viveiro pode ser plantada durante a estação de crescimento. Cuidado próprio durante o plantio é essencial garantir um crescimento saudável. Preparação própria do terreno antes e durante o plantio, acompanhado com cuidados frequentes, permite o rápido estabeleciemnto de raízes pelas mudas nas novas localidades e superar o que é sabido como transplante de choque, um fenômeno que pode atrasar o crescimento e reduzir o vigor da árvore.Semementes podemser plantadas em viveiros de plantas ou em um cointainer de mudas (de preferencia biodegradáveis) preparados com uma mistura de areia, adubo composto e solo. As plantas precisarão de água antes e depois de germinar. Águe as plantas com menor frequência conforme a mudas crescem. Deixe as mudas na sombra e reduza a somra conforme elas crescem. Se você decidir plantar sementes, colete-as de uma área que tenha condições climáticas similares a área em que as árvores seram plantadas. Colete as sementes de árvores saudáveis.





Como plantar uma árvore
1.
Cave um buraco com pelo menos o dobro da largura da raiz para que ela possa crescer. Tire a árvore do coitainer em que se encontra, com cuidado corte as raízes quebradas e devagar tire a planta do saco ou vaso em que se encontra.
2.
Coloque a árvore no buraco em que será plantada. Levante sempre a árvore pela raiz e nunca pelo tronco. Espalhe as pontas da raiz para fora. Evite plantar a árvore muito fundo. Tenha certeza de que a linha do solo da árvore nova esteja mais alta que a superfície do buraco que a envolve.
3.
Jogue um pouco de terra no buraco da planta. Cheque a profundidade e ajuste se necessário. Confirme que a planta está reta. Encha o buraco suavemente mas com firmeza. Dê tapinhas no solo envolta da base da raiz.
4.
Não é recomendado usar fertilizante na hora do plantio. Ágüe a nova planta minuciosamente com um regador não muito forte para assentar o solo. Não estaque a árvore. Quanto mais rápido ela puder se manter sozinha, mais rápido se tornará forte.
5.
Forneça cuidados prévios. Proteja a árvore de pestes e doenças removendo plantas próximas que possam afetá-la. Remova ervas daninhas uma vez que estas competirão com com a raiz por ar e nutrientes. Proteja a árvore para que ela não seja destruída por animais.
6.
Se possível, plante as árvores de forma que elas não compitam por ar e nutrientes do solo e que o crescimento dos galhos seja encorajado. Cuidado com situações de seca, forneça água se necessário, especialmente durante os primeiros meses. Cuidado com o amarelamento da folhas. Mantenha sempre boa circulação de ar cortando galhos para que cresçam melhor e para evitar pestes e doenças.
Entre em contato com um arboricultor ou com uma organização não governmental próxima para receber conselhos de como cuidar de sua árvore. Para mais inrformações consulte os websites abaixo:
http://www.greenbeltmovement.org/






domingo, 19 de setembro de 2010

Inauguradas três quadras públicas de footsack no Parque Barigui

Aconteceu no Parque Barigui no último dia 11 a inauguração das primeiras quadras públicas de Footsack em Curitiba. Após a cerimônia, durante todo o dia, as quadras sediaram o campeonato comemorativo de Footsack, onde estavam inscritos 20 atletas, entre eles o campeão brasileiro do esporte – Wilian Alves.

Para divulgar ainda mais o esporte e conquistar adeptos, nos finais de semana de setembro até o final de dezembro, os atletas de Footsack e professores estarão aos sábados e domingos, das 14h30 às 19h, dando aula desse esporte para a população interessada. As informações sobre as aulas podem ser obtidas pelo site http://www.footsack.com.br/.
Sobre o Footsack
O Footsack foi desenvolvido a partir da fusão de regras e conceitos de modalidades já difundidas como o futevôlei e o tênis, e outras menos conhecidas, como o sepak-takraw, o chinlone e o footbag. O objetivo do jogo é manter no ar o Footsack, uma bolinha de crochê de pequenas dimensões, tocando-a apenas com os pés.
Atualmente a prática do esporte pode ser realizada na Federação Paranaense de Footsack ou na Cia Athletica de Curitiba - única academia do Brasil a oferecer a modalidade aos alunos. “Uma característica interessante do esporte é o gasto calórico”, enfatiza Juliana Staub, gerente de ginástica da Cia Athletica de Curitiba. “Uma hora de jogo corresponde ao gasto de aproximadamente 800 calorias, equivalente a queima de uma aula de spinning”, explica. Segundo Juliana, o Footsack também pode ser utilizado como atividade de condicionamento físico para atletas.
Responsabilidade Social
O Footsack também faz sua parte na responsabilidade social: as bolinhas utilizam 80% de material reciclado como matéria prima e são produzidos artesanalmente por crocheteiras, em geral chefes de família das classes sociais C e D, que com apoio do esporte, uniram-se e criaram a Associação Curitibana de Crochê.

Regras do jogo
• Quadra: é necessária apenas no Footsack competitivo, já que para jogar o recreativo basta uma bolinha e três pessoas. O campo de cada jogador mede 4m de comprimento por 5m de largura, no individual, e 5m x 5m, em duplas. A quadra é dividida em quatro quadrantes.
• Rede: ocupa toda a largura da quadra e sua parte superior fica a 1,5m do chão.
• Modalidades: No footsack de competição, há duas modalidades: individual e em duplas.
• Pontuação: em ambos os casos, são disputados três sets de 21 pontos – em caso do set chegar ao placar de 20 x 20, é preciso abrir dois pontos de vantagem – e vence aquele que primeiro conquistar dois sets. Cada ponto é obtido quando o atleta passa o footsack por cima da rede e o faz cair no campo do adversário.
• Saque: No saque, o atleta deve chutar o footsack no quadrante diagonal oposto.
• Objetivo: o atleta deve passar o footsack para o outro lado da quadra em no máximo de dois toques (em duplas, o limite é de cinco toques entre a dupla, mas é obrigatório que ambos toquem na bola), com qualquer parte do corpo, exceto braço, antebraço e mão.

Fonte: Viaje Curitiba
Fotos: Sumi Costa

sábado, 18 de setembro de 2010

Semana Nacional de Trânsito no Parque Barigui

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) participa, sábado (18) e domingo (19), da exposição referente à Semana Nacional de Trânsito, realizada no Parque Barigui. Os participantes poderão fazer uma inspeção veicular gratuita, devido a uma parceria entre Prefeitura Municipal e BPTran, além de testes em um caminhão simulador de acidentes da Volvo. Haverá também distribuição de materiais educativos para a população e exposição de materiais utilizados pelo BPTran nas atividades cotidianas como bafômetros, radares, entre outros. A correta utilização do cinto de segurança e da cadeirinha será explicada aos participantes.
A Campanha deste ano da Semana de Trânsito tem como tema “Cinto de segurança e cadeirinha”.

Serviço: Exposição do BPTran no Parque Barigui
Data: 18 e 19/09/10
Hora: Das 8h às 17h
Atendimento à imprensa no local: Das 9h às 11h deste sábado – Tenente Silvio.
Assessoria de Imprensa: 41 3304 4721

Foto-Manoel Gomes-PMPR

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

EDUARDO SOVIERZOSKI É AMIGO DO PARQUE BARIGUI

O Amigo do Parque Barigui e tri-atleta Eduardo Sovierzoski treina corrida diariamente no Parque Barigui.
Sovierzoski obteve um ótimo desempenho na última maratona do Rio de Janeiro/RJ concluindo a prova com tempo de 2:45:21. Ele comenta “depois de treinar forte para o Ironman Brasil a convite da minha namorada que iria participar da maratona do Rio, resolvi participar também mesmo sabendo que precisava de um descanso lá fui eu, logo na largada no Recreiodos Bandeirantes soprava um forte vento noroeste - vento contra - larguei forte passei no 1 km com 3:36, nos 10km 37:36, nos 21km 1:19, nos 30km 1:55 ai não olhei mais no relógio e deixei rolar na sensação do corpo quando nos 34km quando um único atleta que me passou na prova inteira ai me falou agora só faltam 8 km pensei vou atrás desse cara, ai passamosmais 4 atletas até a chegada ficando em 4° lugar na categoria e 31° no geral” completou o atleta! Agora ele vai intensificar seus treinos para o Ironman do Hawaii, focando mais o ciclismo e, é claro, seus treinos de corrida nas pistas do Parque Barigui.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Jóias do Parque Barigui - Silvia Döring

A designer de jóias Silvia Döring é Amiga do Parque Barigui!

Silvia Döring em 1993, formou-se em Desenho Industrial pela PUC-PR e começou sua carreira ainda na faculdade com a criação de bijuterias. Em seguida morou em São Paulo para se especializar em Ourivesaria e Design de Jóias na “Escola Manufatura e Alquimia”. Também especializou-se em Escultura em Cera no “Atelier Rodolfo Penteado”.
Inaugurou seu primeiro atelier em 1995, com trabalhos exclusivos em prata, responsável pela criação e execução de suas peças.Em 1996, estreou como joalheira, assinando sua primeira coleção de jóias em ouro. O fascinante trabalho, artesanal e exclusivo foi notado, apreciado e premiado. Já no ano seguinte fundou em Curitiba a escola Arte e Ofício de Ourivesaria e Design de Jóias. A convite da Bergerson Joalheiros, tornou-se designer exclusiva desta renomada empresa, sendo responsável pela criação das coleções durante oito anos – autora de expressivas peças e coleções.


Em 2007, com ousadia e experiência, decidiu retornar à sua carreira solo. Abriu sua primeira loja de Acessórios de Luxo em Curitiba, e para essa re-estréia assinou a coleção “Divas”, sublimada pela notável beleza e um enorme sucesso. Seu trabalho é fundamentado em estudos bem elaborados e pesquisas que incluem diversos tipos de laboratórios. A leveza, a elegância e principalmente a qualidade acompanham todos os traços de todas as suas criações. A inspiração de Silvia Döring nasce do cotidiano, do contemporâneo e das atualidades. A designer de acessórios Silvia Döring amplia sua atuação investindo em aromas. Ela investe agora, no projeto de aroma personalizado, voltado para o marketing olfativo. A fragrância do aroma Silvia Döring é marcante e apresenta em sua composição vetiver, combinados as notas cítricas de bergamota e a delicadeza das notas de cereais e frutas secas. Esta rica combinação é finalizada com um toque de conforto e suavidade das notas de avelã. Desenvolvida pela Biomist, a essência foi produzida fora do país por serem essências pouco usadas na perfumaria nacional. “O aroma desenvolvido foi pensado para transmitir o conceito da marca e proporcionar uma experiência rica em sensações” explica Silvia.
Loja: Av. Augusto Stellfed, 1513 Bigorrilho. Curitiba-PR CEP: 80730-150.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Thiago "Turco" Assad é o melhor brasileiro no mundial

O Campeonato Mundial de Duathlon foi realizado nos dias 4 e 5 de Setembro em Edimburgo na Escócia. A competição recebeu mais de 1200 atletas de 35 nações divididos em categorias para a disputa composta por 10 km de corrida mais 41,6 km de ciclismo e mais 5 km de corrida. O brasil foi representado por 10 atletas.

O Amigo do Parque Barigui Thiago "Turco" Assad, atleta Manocchio Team, competiu age group 25 29 anos, o melhor brasilero na competicao, fechando a prova em 2 horas e 11 min.

Ficamos muito honrados de nosso atleta que foi o maior destaque de nossa delegação. Prova de sua notável evolução nos treinos e sua dedicação com o esporte. Já sabíamos do seu dom para o esporte, agora confirmamos que com uma mentalidade mais forte, Turco pode compeitr com qualquer atleta do mundo. Parabéns!

DEPOIMENTO DO ATLETA

Quando alinhamos para a largada foi que realmente que veio aquele frio na barriga, a hora estava chegando e todo o planejamento tinha que dar certo`.

largou,...... era um percurso de 4 voltas de 2,5 km.....
Eu nao sai tao forte, mais ja no segundo quilometro eu estava liderando, mais mto conciente e quando passei pela torcida e ouvi aqueles sinos, gritos e o locutor falando dos atletas brasileiro foi algo inesplicavel....
Eu sabia que tinha treinado bem para o mundial, mais liderar e brigar entre os primeiros, talvez nao
terminou os 10 km estavamos em uns 5 atletas no bloco, correndo os 10 km pa 33min e 05 seg....
entrei para o ciclismo ritmado,... mais nao consegui segurar o ritmo dos ingleses.... havia um alemao mto forte... mais estava ali sempre entre os top 8.....
ja nos ultimos 5 km de corrida eu sai ja pra 3min 25 o primeiro quilometro, buscando melhor posicao.
E quando ja estava em sexto colocado a entrada da chegada estava mal sinalizada, e eu passei reto no sentido da transicao.... algo inacreditavel que me tirou a sexta colocacao e me colocou para 14......!! certamente fiquei muito triste... mais hoje ja acordei melhor e me sinto feliz nao apenas de vim ao mundial, e sim de ter disputado ele!!!
RESULTADOS DA PROVA:
ELITE MASCULINA
1° Lug.– Bart Aernouts (BEL) 01h50min22s
2° Lug.– Rob Woestenborghs (BEL) 01h50min24s
3° Lug.– Joerie Vansteelant (BEL) 01h50min30s
4° Lug.– Victor manuel Del Corral Morales (ESP) 01h51min06s
5° Lug.– Sergio Silva (POR) 01h51min46s
ELITE FEMININA
1° Lug.– Catriona Morrison (GBR) 02:02:48
2° Lug.– Sandra Levenez (FRA) 02:03:05
3° Lug.– Felicity Sheedy-ryan (AUS) 02:06:14
4° Lug.– Jenny Schulz (GER) 02:06:20
5° Lug.– Ana Burgos (ESP) 02:06:43
BRASILEIROS - POR FAIXAS ETÁRIAS
Thiago Mattar Assad - PR - 25/29 anos
02h11min06s - Geral - 42° lug. / categoria - 13° lug.
(33min05s/1h16min20s/19min38s)
Jonas Araújo Rocha - RS - 20-24 anos
02h11min51s - Geral - 50° lug. / categoria - 9° lug.
Talles Henrique de Medeiros - MG - 30/34 anos
02h14min53s - Geral - 76° lug. / categoria - 9° lug.
André Oliveira dos Santos - SC - 25/29 anos
02h21min34s - Geral - 154° lug. / categoria - 83° lug.
Sergio Lins de Albuquerque - PE - 40/44 anos
02h40min24s - Geral - 486° lug. / categoria - 54 lug.
Aldo Ferreira Neto - DF - 50/54 anos
02h41min49s - Geral - 492° lug. / categoria - 44 lug.
Wanstampton Lourenço da Silva - PE - 35/39 anos
02h47min24s - Geral - 554° lug. / categoria - 52 lug.
Eduardo Riscado Pombo - RJ - 30/34 anos
02h53min21s - Geral - 598° lug. / categoria - 41° lug.
Fonte: http://www.manocchio.com.br e CBTri - Foto: Luiz Goebel

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O PARQUE BARIGUI - por Yara Caroline Alflen

"We are grounded, hardwired to enjoy being outside. Even an hour or so outside makes all the difference. Gardens heal; just looking at them helps."
"Nós somos compelidos a curtir a vida ao ar livre. Mesmo que por apenas uma hora ou mais, junto ao verde já nos faz toda a diferença. Os jardins curam; apenas olhar para eles já nos ajudam." - Ilse Crawford, Home Is Where the Heart Is

A área verde por habitante nas cidades, recomendada pela ONU (Organização das Nações Unidas), é de 12 a 16m²/pessoa. Em Curitiba, atingiu-se mais de três vezes isso, cerca de 52m²/pessoa, são espaços como o Parque Barigui que contribuem para que este número seja positivo na Capital Paranaense.

A partir de um projeto do arquiteto Lubomir Ficinski, em 1972 criou-se o parque para represar o Rio Barigui e evitar enchentes na região, e acabou se tornando um dos maiores espaços de lazer públicos de Curitiba e o preferido pelo curitibano para caminhadas diárias. ão dois percursos, que juntos somam uns 5km de pista para caminhadas/corridas/passeios. A morfologia dos caminhos é orgânica, já que eles circundam o desenho natural da água do Rio.

É um parque multi-temático, ou seja, possui diversas atividades de esporte e lazer ao ar livre – possui inclusive um parque de diversões. Abriga uma rica fauna e flora em seus bosques e na floresta próxima, que é cortada pela Avenida Cândido Hartmann.

Possui cerca de 1,4 milhões de metros quadrados, e boa parte é água!Há ainda no parque a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Museu do Automóvel, e espaço para exposições.

Árvores caducas anunciando o outono...


Ponte na Avenida Cândido Hartmann

Vista do Rio Barigui e à esquerda um dos Bosques.

Ponte para pedestres do parque.

Com tamanha riqueza de atividades que podem ser realizadas neste espaço o Parque Barigui possui uma intensa vida urbana, o que é uma das melhores características das grandes cidades: conseguir manter um fluxo de usuários destes espaços públicos, em alternados horários e atingindo vários grupos sociais, oferecendo através de uma área verde um refúgio da conturbada vida das metrópoles.

Este texto foi publicado no Blog da Amiga do Parque Barigui Yara Caroline Alflen http://yaracaroline.blogspot.com/ neste último final de semana. A Yara é estudante de arquitetura e urbanismo. Dedica-se aos estudos de design, arquitetura e arte. Em seu blog publica matérias sobre todos estes assuntos e muito mais, vale a pena conferir!

Fontes:Prefeitura de Curitiba
Gazeta do Povo
Imagens: Skyscrapercity

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ATENÇÃO ATLETAS DO PARQUE BARIGUI

No dia 12 de setembro, Praia de Leste em Pontal do Parana / Pr, recebe mais de 380 atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para a 1@ etapa do circuito Correr e Nadar Inter Praias de Corrida.

A prova será disputada em 2 percursos: de 10km e 21km e uma caminhada de 2km, todo p trecho será pela areia da praia, com pontos de distribuicao de agua ao longo de 6 postos durante o percurso. A largada sera as 9horas da manha na areia do centro de Praia de Leste e a chegada sera entre as ruas Afonso Camargo e a Av Beira Mar, em conjunto com a corrida se realiza no mesmo local a CAMACHO, festa do Camarao e do Chop, esse evento tem apoio total da Secretaria de Esportes e Prefeitura de Pontal do Parana.

O circuito existe há 1 ano, conta com provas de natacao, aquathlon e agora corridas, a 2@ etapa da corrida sera dia 05 de dezembro em Itapoa/SC (mais detalhes no site www.correrenadar.com.br).

As inscrições para essa prova podem ser feitas on line no site www.correrenadar.com.br , até o dia 10 set, nao havera inscricao no dia da prova, com ela o atleta recebe uma camisa dry-fit do evento, os 5 primeiros a chegar no masculino e feminino recebem troféus no geral, e os três primeiros em cada categoria recebem troféus em sua faixa etaria, sendo que todos os atletas que completarem a prova recebem uma lembrança do evento. Frutas, água e biscoitos são servidos aos atletas após a linha de chegada.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Debates da ONU em Curitiba discutem o valor econômico da Biodiversidade


Nesta quinta-feira (9) começou em Curitiba o simpósio sobre Economia de Ecossistemas e Biodiversidade (TEEB, na sigla em inglês) para Formuladores de Políticas Locais e Regionais. A capital paranaense; Nova Delhi, na Índia; Cidade do Cabo, na África do Sul; e Ghent, na Bélgica são as quatro cidades do mundo a sediar o evento. O relatório TEEB serve de pano de fundo para discussões sobre incorporação de capital natural para promover crescimento e prosperidade de longo prazo na América Latina.
"Curitiba é uma cidade reconhecida nacionalmente e internacionalmente pela capacidade de gerenciar as questões ambientais. Nós temos orgulho de sediar empresas engajadas na conservação da biodiversidade e de realizar ações como o programa Biocidade que busca equilibrar o desenvolvimento urbano, a conservação da natureza e a qualidade de vida", destacou o secretário de Relações Internacionais de Curitiba, Eduardo Guimarães, que representou o prefeito Luciano Ducci na cerimônia de abertura.
"Curitiba tem um diferencial ambiental. As temáticas de serviços ambientais estão ganhando uma dimensão maior. E eventos como esse dão ainda mais visibilidade para questão da biodiversidade", afirma Bráulio Dias, representante da Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira.
Os debates acontecem no Salão de Atos do Parque Barigui ao longo desta quinta-feira e na sexta-feira (10). Cerca de 100 participantes entre representantes locais e regionais de governos, profissionais de agências Sul-Americanas, pesquisadores, organizações e envolvidos com administração pública local/regional estão participando das discussões.
O secretário do Meio Ambiente José Adreguetto fará uma apresentação sobre a administração de Curitiba em serviços ecossistêmicos e qualidade ambiental às 14 horas.

Programação

Dia 9
14h - 15h30 Sessão 3: Estudo de Casos Fernando Leon, diretor geral de Avaliação, Valorização e Financiamento do Patrimônio Natural, MINAM, Peru. "Promovendo o uso ótimo do capital natural nas políticas locais - evidência do Peru".
José Andreguetto, Secretário de Meio Ambiente, Cidade de Curitiba. "Lições sobre o foco da administração de Curitiba em serviços ecossistêmicos e qualidade ambiental".
Leonardo C. Fleck, analista senior no CSF. "Serviços ecossistêmicos nas avaliações dos investimentos em infraestrutura".
Caso de estudo (PNUD): manejo de pesca local, Argentina
16h - 17h30 Sessão 4: Estudo de Casos
Virgilio Vianna: Bolsa Floresta, Transferência Fiscal e outras políticas de incentivos
Maria Teresa Vargas, Bolívia Natura. "Viabilizando a implementação local bem sucedida de programas de pagamento por serviços ambientais"Augusto Barbosa Mariano, Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito. "Opções de política local para o desenvolvimento do turismo sustentável".
17:30 - 18h Peter May: "Porque faz sentido um foco sobre serviços ecossistêmicos nas políticas locais".

Dia 10
9h - 10h - Sessão 1: Por que considerar serviços ecossistêmicos ao formular políticas locais?
Peter May: Revisão dos principais pontos tratados no primeiro dia.Wilson Loureiro, IAP: Como incluir os serviços ecossistêmicos no orçamento das economias locais?

10h15 - 12h Sessão 2: Elaborando soluções para desafios em casa.
13h - 15h Sessão 3: As melhores soluções e alternativas para aplicação de economia de serviços ambientais e biodiversidade em políticas locais na América do Sul.

15h15- 16h Fechamento

Fonte: PMC

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

VIII Congresso Brasileiro de Meditação – Educação da Mente


O VIII Congresso Brasileiro de Meditação, com o tema Educação da Mente, decorrerá Sexta e Sábado próximos, no Salão de Atos do Parque Barigui em Curitiba, Brasil.
Este congresso, na sua oitava edição, conta com a participação de especialistas no estudo do cérebro, psicólogos, representantes de tradições religiosas e educadores.


Participantes:
Prof. Hermógenes
- membro da Academia Rio Grandense do Norte de Letras, autor de best-sellers, precursor do Yoga no Brasil, e como diz Gilberto Gil: “O Mestre”.
Thiago Leão - neto, companheiro e continuador do trabalho do Prof. Hérmógenes.
Liliane Sabbag - Coordenadora do Programa Comunidade Escola da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Sonia Lyra - psicóloga, analista Junguiana, doutoranda em Ciências da Religião, presidente do Ichthys Instituto de Psicologia e Religião.
Marcos Elias (Mahamuni Das) - psicólogo, especialista em Psicologia Corporal pelo Centro Reichiano de Psicologia Corporal, professor de Yoga e director do centro Gandiva Yoga Ashram, dedica-se à integração do conhecimento do Yoga com a Psicologia em sua prática terapêutica.
Doutora Elisa Kozasa - bióloga, pós-graduada em psicobiologia com mestrado e doutoramento, pesquisadora da Unidade de Medicina Comportamental na Unifesp, instrutora 4º Dan de Aikidô.
Monge Kendo - abade do templo Zen Busshin-ji e actual superintendente da Soto ZenShu na América do Sul.
Roldano Giuntoli - pós-graduado em Yoga pela FMU-SP.
Irmão Vítor (Vitor Caruso) - NeuroEconomista, ordenado na Tradição Zen Budista do Mestre Thich Nhat Hanh, autor de livros e artigos, professor de Meditação e Yoga, terapeuta, e coordenador do Espaço Hermógenes de Curitiba.


Programação:
A Psicologia Oriental e Ocidental
Educação e Transcendência em São Francisco de Assis
As mais novas pequisas sobre o potencial do Cérebro

10 Set, Sex, 19 h - abertura com o Prof. Hermógenes e Thiago Leão a falar sobre “Educação de Valores”.
11 Set, Sáb, 9 h – 17 h - seguem os renomados praticantes com seus temas de especialidade.

Apoio: Prefeitura Municipal de Curitiba, Programa Comunidade Escola, Associação Hermógenes de Yogaterapia e Saúde Plena, Espaço Hermógenes de Curitiba, Instituto Ichtys, Comunidade Zen Budista de Curitiba, Grupo Paz a Cada Passo de Thich Nhat Hanh, Instituto Ciência e Fé e Comunidade Mundial de Meditação Cristã.
Data: 10 e 11 de Setembro de 2010
Horas: Início Sexta 19 horas
Local: Parque Barigui – Salão de Atos, entre a Av. Manoel Ribas e a BR-277, acessos: BR-277 e Av. Cândido Hartmann, Curitiba – Paraná, Brasil
Valor: R$125
Mais informações:Email: contato@cienciameditativa.com – T: 41-3242-6699 41-3242-6699

domingo, 5 de setembro de 2010

FLÁVIO BATAVO É AMIGO DO PARQUE BARIGUI

Conhecido preparador físico de vários grandes nomes do MMA, o mestre de Muay Thai Flávio “Batavo” Sielski, é Amigo do Parque Barigui. Ele passa agora a fazer parte do exército de guerreiros da equipe Thainaja. Com 40 anos, mais de 20 no mundo das lutas, atuando na supervisão técnica de grandes eventos e de outras equipes, “Batavo”, já vem supervisionando toda a parte de condicionamento físico dos atletas profissionais e amadores da equipe comandada pelo mestre Rafael “Thainaja” Pereira.

”Cheguei a uma equipe na qual me tem sido dados valor e autonomia, o que considero fundamental no meu trabalho”, afirma Batavo, dizendo-se surpreso com a qualidade do trabalho desenvolvido por Rafael “Thainaja”: “o estilo da Thainaja é muito rico, com muitas possibilidades, e sempre em evolução, o que é imprescindível num contexto como o do Muay Thai e do MMA atual”, comenta. Destaca que além da amizade e da mútua admiração que há entre ele, o mestre Rafael e outros integrantes da equipe, vê com bons olhos o profissionalismo na gestão dos trabalhos: “há grandes equipes, a admiração pelo MMA está em pleno crescimento, e a proposta da Thainaja, de valorizar o peso de sua tradição e mirar na qualidade total no atendimento a alunos, atletas e outros parceiros foi um fator decisivo para que eu tomasse minha decisão e ficar com eles”, afirma Batavo.

“O que dizer de Flávio Batavo? É um grande privilégio poder contar com pessoas sérias na equipe, e ele tem mostrado que tem muito a ensinar”, afirma Rafael Thainaja, emendando: “Batavo não só tem se adaptado bem ao nosso sistema, como já trouxe novos elementos para o treino. Está sempre pesquisando e a satisfação com o seu trabalho é unânime”. Marcell Mello, gestor administrativo da Thainaja, observa que num mercado de alta competitivade, no qual todos querem mostrar resultados e excelência, a chegada de Batavo é um reforço considerável: “a presença de profissionais altamente qualificados trabalhando em conjunto proporciona um diferencial significativo e uma vantagem competitiva concreta, além de agregar ainda mais valor ao nome da equipe.

“Já tenho a graduação máxima do Muay Thai, mas faço questão de receber a faixa preta de Rafael Thainaja”, afirma Flávio Batavo, reafirmando o alto nível técnico da equipe. “Aqui, Batavo tem liberdade e temos compartilhado muitas informações e experiências. Humildade, respeito e trabalho árdua tem pautado nossa parceria, e logo veremos os frutos”, conclui o mestre Rafael “Thainaja” Pereira.

Assista a entrevista do Flávio Batavo para o 1° Round: http://www.youtube.com/watch?v=L33DrtJiSCs

Fonte da matéria: Edson Camargo (assessoria de comunicação Thai Naja)

sábado, 4 de setembro de 2010

Feira Gestante e Bebê acontece no Parque Barigui

Num único espaço a gestante encontra tudo, desde a chupeta até o quarto completo para o bebê

De 07 a 12 de setembro acontece no Parque Barigui a Feira Gestante e Bebê, principal feira do país voltada para o público gestante e infantil. Conhecida como uma feira de varejo com preço de atacado, a Gestante e Bebê atrai pela variedade e qualidade dos produtos, e também pelos serviços oferecidos a toda família. Num único espaço a gestante encontra tudo, desde a chupeta até o quarto completo para o bebê.

Durante o evento os visitantes podem se inscrever gratuitamente e concorrer a um quarto completo “o quarto dos sonhos” o sorteio será no último dia do evento.

Para fazer as compras com tranqüilidade os visitantes contam com um parque infantil, um espaço com brinquedos infláveis e recreadoras. A entrada é gratuita, bem como o fraldário, a feira conta ainda com sala de amamentação, praça de alimentação, guarda volumes, e serviço de carregadores

“A cada nova edição da Gestante e Bebê procuramos incluir novidades. Queremos que as mães possam ter a maior tranqüilidade para fazer seu enxoval, buscar informações sobre a gravidez e sobre como cuidar de seu bebê, Por isso, buscamos, além dos produtos, serviços interessantes para receber toda a família“, diz Osmar Gil, diretor comercial da Reluk Eventos, empresa organizadora da feira.

Marcam presença nesta edição empresas conceituadas e também fabricantes de acessórios, moda gestante, moda infantil, carrinhos, decoração e brinquedos. Seus organizadores garantem descontos de até 70% em vários produtos já que a maioria de seus expositores são também os fabricantes.

A Gestante e Bebê chega a Curitiba como a maior e mais antiga feira do segmento da América Latina. Na última edição no Rio de Janeiro contou com público aproximado de 80 mil pessoas. Nesta edição a feira contará com 100 expositores. “Ao longo destes 20 anos, a Gestante e Bebê cresceu e se consolidou como o principal evento do seguimento com entrada franca e vários serviços gratuitos, além de produtos com preço baixo e muita qualidade”, conclui Osmar Paim, Diretor Geral da Reluk Eventos, que espera receber 35 mil pessoas nesta nova edição em Curitiba.

Serviço:Feira Gestante e Bebê

Data: 07 a 12 de setembro
Horário: Das 14h às 22h
Local: Parque Barigui
Entrada: gratuita

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PEDALE POR UM MUNDO LIVRE


Pedalar é preciso!
Se fosse para escolher um símbolo para identificar LIBERDADE, certamente a bicicleta estaria bem no alto da lista. Lembre de quando você era criança e o mundo era algo um pouco além do seu jardim, no máximo a uma quadra de sua casa. Para qualquer lugar que quiséssemos ir, era necessário um guia, o pai, a mãe, um irmão mais velho, alguém para nos levar pelas mãos. Tempos em que tudo era muito longe.

Mas um dia nos apresentaram à bicicleta. Nos primeiros encontros éramos ainda guiados pelas mesmas mãos de antes. Mas nossa imaginação nos permitia vislumbrar um universo de possibilidades, com o mundo ficando menor, menor e menor, até que todos os lugares estivessem ao nosso alcance.

Ainda no início, éramos sustentados por um par de rodas laterais que nos mantinham equilibrados, mas ao mesmo tempo nos limitavam. Por estranho que possa parecer, eram estas rodinhas nossas amigas, mas também um ícone de nossos limites da infância. A cada curva, lá estavam elas raspando no chão e nos lembrando que tínhamos muito a aprender. Seria necessário ter coragem para deixar de lado a segurança das “rodinhas”, coragem para cair, coragem para levantar.
E vem que num dia, quase sem querer, elas não estavam mais por lá. Era apenas você e um par de rodas, desafiando a física e o mundo. Então era hora de aceitar o desafio, subir, pedalar e se manter em movimento, mesmo com curvas pela frente. Lembre bem agora, de como você se sentiu quando percebeu que estava pedalando pela primeira vez sem as “rodinhas”. Para muitos, acredito, foi uma das primeiras sensações de liberdade!

E foi em nome desta liberdade que resolvemos, nós do Pedale Por Um Mundo Livre, colocar no ar este espaço (http://www.pedaleporummundolivre.com.br), totalmente dedicado ao Pedal e suas conseqüências, ramificações, adjacências, meandros e preâmbulos. Um espaço para variarmos sobre um tema que, com visão apaixonada, pode ser um centro para muitos assuntos diferentes. Queremos falar sobre o meio ambiente, qualidade de vida, segurança, lazer, prazer, educação, saúde e muito mais. Tudo aquilo que for possível colocar em duas rodas, vai estar por aqui.
Esperamos pretensiosamente com este espaço, trazer de volta um pouco da liberdade da primeira volta sem “rodinhas”, dedicando cada palavra, imagem, vídeo, etc e tal, aqueles que um dia sentiram em suas carinhas de criança a liberdade de ver o mundo ficar menor, menor e menor!

Amigos do Parque Barigui, sejam bem vindos ao Pedale Por Um Mundo Livre e vamos girar juntos!