sábado, 6 de março de 2010

A Importância dos Antioxidantes.


Os antioxidantes são um conjunto heterogênio de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres.
O termo antioxidante significa que impede a oxidação prejudicial de outras substâncias químicas, que ocorrem nas reações metabólicas.
Os antioxidantes são substâncias que ajudam a neutralizar os radicais livres, que podem prejudicar as células. Os antioxidantes mais conhecidos são a vitamina C, o beta caroteno (um derivado da vitamina A) e a vitamina E.Estes antioxidantes ocorrem naturalmente em frutas e vegetais, assim como em grãos integrais.
Os antioxidantes são um dos suplementos mais visados por atletas e pessoas que tenham por objetivo a saúde e o controle do envelhecimento.
Os antioxidantes são basicamente compostos químicos que combatem substâncias no organismo conhecidas como radicais livres.
Radicais livres são moléculas naturalmente presentes no nosso organismo, envolvidas em vários processos, tais como, respiração e contração muscular.
Alguns fatores ambientais como a luz solar, o tabaco e a poluição, ou mesmo a pratica de exercício físico EXTENUANTE, podem conduzir ao aumento da formação destas substâncias no nosso organismo.
Estas moléculas, quando em quantidades excessivas, podem ter uma ação negativa: podem provocar alterações no nosso DNA, nas proteínas e nos ácidos gordos polinsaturados, presentes nas nossas células.
Os danos causados pelos radicais livres têm sido relacionados com o desenvolvimento de determinadas doenças, como o cancro, doenças cardiovasculares, cataratas e doença de Alzheimer. PORTANTO: Os Antioxidantes são nutrientes que combatem e neutraliza os radicais livres.As armas primárias desta luta são as vitaminas C e E, carotenoide e o selênio mineral.
Qual a relação da atividade física intensa com a produção de radicais livres ?
São vários fatores que aumentam a produção de radicais livres no organismo como por exemplo infecções, radiações, doenças.
A atividade física intensa também é um dos fatores que aumenta a produção de radicais livres.
Os atletas e praticantes de atividade física, sendo ela intensa e prolongada, estão mais suscetíveis à produção de radicais livres, podendo levar ao envelhecimento precoce.
Principais tipos de antioxidantes:
* Vitamina C
* Vitamina E
* Betacaroteno
* Flavonóides
* Selênio
* Zinco
* Licopeno
* Cobre
* Conservantes (aditivos de alimentos)
Fontes: www.karatebarretos.com.br / Wikipedia
Texto do Blog da Andressa Vieira http://andressavieira-ifbb.blogspot.com
Andressa Vieira - Atleta * 3º lugar- Campeonato Sul americano - 2009 * Campeã brasileira overall de Body Fitness (IFBB)-2009 * Campeã brasileira de Body Fitness(cat.até 163cm) -2008 * Campeã brasileira de Figure (NABBA)2006

Nenhum comentário: