terça-feira, 2 de março de 2010

Camilo Benke encara dois desafios de Ironman em maio

Benke no Ironman do Arizona, em 2009.
Foto: Divulgação/ Lide Multimídia

O médico e triathleta paranaense Camilo Benke se prepara para enfrentar em maio duas provas de Ironman em apenas duas semanas: o Ironman de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, e o Ironman Brasil, em Florianópolis. A iniciativa é histórica, pois nenhum atleta no mundo já enfrentou duas provas deste tipo em tão pouco espaço de tempo. Para se ter uma idéia do tamanho do desafio, uma prova de Ironman é composta, em média, por 4 km de natação, 180 km de ciclismo e 40 km de corrida.
Benke é conhecido por enfrentar desafios que exigem um alto grau de preparo. Além do triathlon, ele também é alpinista. Mas o atleta é lembrado mesmo pela ótima performance no Ironman do Arizona, nos Estados Unidos, no qual terminou na 11ª colocação após 9 horas, 52 minutos e 17 segundos de prova. Dos EUA, ele viajou para a Argentina e escalou os 6,5 mil metros da montanha Cerro Plata. Em seguida, ele encarou a montanha mais alta das Américas, ainda na Argentina: o Aconcágua, com 7 mil metros de altura. Estas três provas aconteceram em 30 dias.
Este seria o tempo médio de recuperação para cada um destes desafios. Então, não é difícil imaginar que o maior desafio para o paranaense é o seu próprio treinamento, que não conta com patrocínio. "Eu pago tudo do meu bolso, com meu salário. Por isso eu tenho que dividir meu tempo de treino com os plantões no hospital", explicou o doutor Camilo Benke, que é médico plantonista e divide o dia - e a noite -, entre plantões de 12 ou 24 horas no pronto-socorro, com os treinos de 5 a 6 seis horas diárias.
E o mais impressionante é que Camilo não era um atleta até pouco tempo atrás. Ele conta que se considerava sedentário e por isso resolveu incluir exercícios físicos em sua rotina. "É um teste para o corpo e para a mente. Foi o que propus para mim há três anos, uma filosofia de superação que batizei de "YOU CAN" [você pode]. Estou muito feliz por fechar o ano superando minhas metas e bastante ansioso para esta próxima jornada", disse o triatleta, lembrando que as duas provas que disputa em maio são classificatórias para o Ultraman do Hawai, o maior desafio de triathlon do mundo.

Nenhum comentário: