quarta-feira, 10 de março de 2010

AEROMODELISMO NO PARQUE BARIGUI


GRUPO VCC CURITIBA
Aeromodelismo Vcc (voo circular controlado)

Desde a sua inauguração em 1972, o Parque Barigui possui 2 pistas para a pratica do aeromodelismo de vôo circular controlado (onde o aeromodelo voa em círculos e é comandado pelo piloto por interface de 2 cabos de aço trançados bem finos).
Antes do Parque Barigui existir, o esporte era praticado no aeroclube do Paraná, na pista inaugurada pela APA (Associação paranaense de aeromodelismo) em 1957.

Sempre que o tempo colabora, geralmente finais de semana, os integrantes do grupo VCC Curitiba treinam no parque, existem diversas provas no calendário nacional e os Curitibanos estão começando a representar a cidade nas provas. No ultimo campeonato brasileiro, realizado no modelódromo do Ibirapuera em São Paulo, o Curitibano Bruno Hack sagrou-se campeão brasileiro da categoria promocional Acrobacia intermediário.

As vezes algumas pessoas não entendem o motivo de manter a pista fechada durante os vôos. Precisamos fechar os portões sempre, para a segurança dos aeromodelistas, aeromodelos e principalmente, dos espectadores, visto que alguns modelos mais velozes podem facilmente matar alguma pessoa por impacto e também ferir seriamente alguém com os cabos de aço.

O equipamento é caro. Os cabos, por exemplo, ficam esticados atravessando a pista e qualquer coisa que passe por cima, seja o pé de alguém ou rodas de patins, danifica o aço e contribui para acidentes.

Nesse ultimo carnaval, o grupo promoveu o primeiro aerofolia, uma prova com duas categorias do VCC: acrobacia e velocidade. O evento reuniu competidores de varias partes do país. O aerofolia foi idealizado para acontecer em todos os carnavais daqui pra frente e desde já , recebeu apoio das secretarias de esporte e lazer e turismo de Curitiba.

Seguem uma foto do evento e o link do vídeo postado no youtube

http://www.youtube.com/watch?v=oFhuPPS7WfU
http://www.youtube.com/watch?v=gnWNHAg5Xgw

Para informações sobre a pratica do vcc, entre em contato com Bruno Hack no email brunohack@hotmail.com

Um comentário:

Jessica Pertile disse...

Boa Tarde Renato! Como entro em contato contigo?