sábado, 27 de março de 2010

Com "esquadrão renovado", paranaenses tentam retomar espaço na Stock Car


Desde 2003 um piloto do Paraná não é campeão da Stock Car. Depois do título de David Muffato, o estado, reconhecidamente um dos principais celeiros de pilotos do país, disputou o playoff com Alceu Feldmann (Fertipar / RCM Motorsport) AMIGO DO PARQUE BARIGUI, sétimo colocado em 2006 e nono em 2008, e Rodrigo Sperafico, vice-campeão em 2007.

No ano passado, nenhum representante do Paraná entrou na Super Final. Na temporada 2010, que começa no próximo domingo (28 de março), em Interlagos (SP), o esquadrão paranaense está renovado e com boas chances de disputar o título.

Feldmann está de casa nova. Depois de cinco temporadas na Boettger Competições, foi para a RCM Motorsport, equipe de Rosinei "Meinha" Campos. Alceu, que tem seis pódios na categoria, terá como parceiro o conterrâneo Lico Kaesemodel, com quem já venceu provas da GT3 Brasil em 2008. Sem os irmãos Rodrigo e Ricardo Sperafico e Tarso Marques, que ficaram sem vaga este ano, o estado conta com outros cinco representantes.

O ex-piloto de Fórmula 1, Ricardo Zonta, defenderá as cores do Corinthians neste ano com boas chances de disputar o título. Muffato trocou de equipe: agora é piloto da Full Time, ao lado do experiente Luciano Burti.

Júlio Campos, que voltou ao Brasil após ganhar títulos no automobilismo americano, é a nova promessa do estado na Stock Car. Depois de ser campeão da Pick-up Racing no ano passado, correrá na categoria principal pela equipe JF. Fechando a lista, seguem na disputa William Starostik e Thiago Marques, que reeditará a parceira com Giuliano Losacco, mas agora correndo pela estreante Mico’s Racing.

Além dos pilotos, as equipes do Paraná continuam fortes neste ano. A que começa o ano com maior favoritismo é a Eurofarma RC, da dupla Ricardo Maurício (campeão de 2008) e Max Wilson. No comando do time também estará o experiente "Meinha", campeão da categoria três vezes - duas com Cacá Bueno (2006 e 2007) e uma com Giuliano Losacco (2004).

Com novo motor, um composto diferente de pneus e a reimplantação do sistema de descartes, a Stock Car começa oficialmente a temporada 2010 nesta sexta-feira (26), com a realização dos treinos livres. Antes disso, na quinta, acontece mais um teste coletivo, para que as equipes possam fazer os últimos ajustes no novo propulsor. No final de semana, a programação segue com o mesmo formato de 2009: treino classificatório no final da manhã de sábado (das 11h20 às 12h50) e corrida às 11h de domingo.

Lista completa de equipes e pilotos confirmados: A.Mattheis Motorsport(Chevrolet), Xandinho Negrão (99) e Popó Bueno (74); Gramacho Costa Competições (Chevrolet), Christian Fittipaldi (55) e William Starostik (31); Eurofarma RC (Chevrolet), Max Wilson (65) e Ricardo Maurício (90); Vogel Motorsport (Chevrolet), Thiago Camilo (21) e Pedro Gomes (8); AMG Motorsport (Chevrolet), Átila Abreu (51) e Gustavo Sondermann (48); Cosan Mobil Super Racing (Chevrolet), Nonô Figueiredo (11) e Valdeno Brito (77); RC3 Bassani (Chevrolet), Diego Nunes (16); Blau Full Time (Peugeot), Allam Khodair (18) e Marcos Gomes (80); RZ Corinthians Motorsport (Chevrolet), Ricardo Zonta (100) e Antônio Jorge Neto (15); Red Bull Racing (Peugeot), Cacá Bueno (0) e Daniel Serra (29); Hot Car Competições (Chevrolet), Antonio Pizzonia (1) e Betinho Gresse (44); RCM Motorsport (Peugeot), Alceu Feldmann (6) e Lico Kaesemodel (63); Itaipava Racing Team (Peugeot), Luciano Burti (14) e David Muffato (35); Officer Pro GP (Chevrolet), Duda Pamplona (23) e Felipe Maluhy (33); JF Racing (Peugeot), Alan Hellmeister (2) e Júlio Campos (25); Crystal Racing Team(Peugeot), Cláudio Ricci (4) e Constantino Jr. (5); Mico’s Racing (Peugeot), Giuliano Losacco (9) e Thiago Marques (7).

Nenhum comentário: